CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

31 de agosto de 2015

Oferta de todos dias




Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,

Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.

Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,

Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.

Fazei que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,

eu me transforme em Ti.

Oração de todos dias

Oração da manhã para todos os dias


Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1889    -   31/08/2015

7854. Evangelho de 2ª feira (31-08-2015) - Ts 4, 13-18; Sl 95; Lc 4, 16-30 - Jesus veio à cidade de Nazaré, onde se tinha criado. Conforme seu costume, entrou na sinagoga no sábado, e levantou-se para fazer a leitura. Deram-lhe o livro do profeta Isaías. Abrindo o livro, Jesus achou a passagem em que está escrito: “O Espírito do Senhor está sobre mim, porque ele me consagrou com a unção para anunciar a Boa Nova aos pobres; enviou-me para proclamar a libertação aos cativos e aos cegos a recuperação da vista; para libertar os oprimidos e para proclamar um ano da graça do Senhor”. Depois fechou o livro, entregou-o ao ajudante e sentou-se. Todos os que estavam na sinagoga tinham os olhos fixos nele. Então começou a dizer-lhes: “Hoje se cumpriu esta passagem da Escritura que acabastes de ouvir”. Todos davam testemunho a seu respeito, admirados com as palavras cheias de encanto que saíam da sua boca. E diziam: “Não é este o filho de José?” Jesus, porém, disse: “Sem dúvida, vós me repetireis o provérbio: Médico, cura-te a ti mesmo. Faze também aqui, em tua terra, tudo o que ouvimos dizer que fizeste em Cafarnaum”. E acrescentou: “Em verdade eu vos digo que nenhum profeta é bem recebido em sua pátria. De fato, eu vos digo: no tempo do profeta Elias, quando não choveu durante três anos e seis meses e houve grande fome em toda a região, havia muitas viúvas em Israel. No entanto, a nenhuma delas foi enviado Elias, senão a uma viúva que vivia em Sarepta, na Sidônia. E no tempo do profeta Eliseu, havia muitos leprosos em Israel. Contudo, nenhum deles foi curado, mas sim Naamã, o sírio”. Quando ouviram estas palavras de Jesus, todos na sinagoga ficaram furiosos. Levantaram-se e o expulsaram da cidade. Levaram-no até o alto do monte sobre o qual a cidade estava construída, com a intenção de lançá-lo no precipício. Jesus, porém, passando pelo meio deles, continuou o seu caminho.
 
Recadinho: - Em que sentido o Espírito Santo está sobre você? - Como você consegue anunciar a Boa Nova aos pobres? - Pense naquilo que mais oprime seu coração. Sabe buscar conforto na oração? - Você procura ter palavras de encanto para com seus irmãos? - Quando uma pessoa fica furiosa? Em geral não é quando não tem razão?
 
7855. Bispos do Vietnã preocupados com nova lei sobre a religião - Crescem no Vietnã as preocupações da Igreja e de outras comunidades cristãs sobre a Lei apresentada pelo governo sobre a fé e a religião que pode mudar as instâncias da liberdade religiosa no País asiático. O texto do projeto foi discutido recentemente pela Comissão permanente da Assembleia nacional sem, no entanto, sofrer alterações substanciais em relação aos rascunhos precedentes, apesar das fortes reservas expressadas pelos bispos do Vietnã. A norma que mais preocupa é a que estabelece a obrigatoriedade para todas as organizações religiosas de reportar às autoridades quaisquer atividades internas, sejam cerimônias, atividades de formação, aspectos organizativos. Caso contrário, passariam a estar “sob observação”. Consultados pelo Comitê para as religiões, no mês de maio/2015, os bispos observaram que a normativa proposta viola “o direito à liberdade de religião e de fé”.  Além disso, vai contra a Declaração universal dos direitos humanos e a Constituição da República socialista do Vietnã, modificada em 2013. De acordo com os bispos, é um retrocesso com respeito ao Decreto sobre crenças e religiões de 2004 e aos dois decretos sucessivos de 2005 e 2013, que regulam a atividade de grupos religiosos no Vietnã. A Igreja católica está entre as 6 religiões oficialmente reconhecidas pelo governo vietnamita. Após as perseguições no Norte durante a guerra e daquelas a seguir da reunificação do País em 1975, a partir dos anos de 1980, com a conhecida política da renovação e da “socialização”, as autoridades vietnamitas começaram a suavizar em parte a política antirreligiosa. Entre os sinais deste novo caminho está a aproximação entre o Vietnã e a Santa Sé, confirmado pelo quinto encontro do Grupo de trabalho conjunto que aconteceu em setembro de 2014, em Hanói. Além disso, aos bispos é concedida maior liberdade de movimento, os ingressos nos seminários são menos limitados e a Igreja pode desenvolver atividades sociais e de caridade. Apesar de ter melhorado em relação ao passado e mesmo que o Governo afirme que a liberdade religiosa é sancionada pela Constituição e respeitada, continua a ação repressiva em relação a algumas minorias, como os montagnards, etnia que vive nas altas planícies centrais e que se professa cristã.
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia

 
 
GENILDO BATISTA DE OLIVEIRA
 
JOÃO BATISTA DE ANDRADE
 
LUIZ TIRAPELLI
 
PADRE LUÍS RODRIGUES BATISTA
Comunidade de Santa Bárbara
Festejando 52 anos de idade
 
PADRE JORGE PAULO DA SILVA SAMPAIO
Comunidade do Santuário Nacional de Aparecida
Festejando 44 anos de idade
 
PADRE DORIVALDO PIRES DE CAMARGO
Comunidade Pesquisas Religiosas
Comemorando 35anos de Sacerdócio
 
PADRE FERNANDO VELOSO DA SILVA
Comunidade do Santuário Nacional de Aparecida
Comemorando 13 anos de Sacerdócio


30 de agosto de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1888   -  30/08/2015

7850. Evangelho de domingo 22º -tc- (30-08-2015) - Dt 4, 1-2.6-8; Sl 14; Tg 1, 17-18.21b-22.27; Mc 7, 1-8.14-15.21-23 - Observância e mandamentos - Certo dia, os fariseus e alguns escribas, que tinham vindo de Jerusalém, se reuniram em volta de Jesus e perceberam que alguns dos seus discípulos tomavam as refeições com mãos impuras, isto é, sem lavá-las. Isto porque os fariseus e todos os judeus, conforme as tradições dos antepassados, não comem sem antes lavar as mãos; e quando voltam da praça, não comem sem se purificarem. Há ainda muitos outros costumes tradicionais que eles guardam, como lavar os copos, o jarros e os pratos de bronze. Eis porque os fariseus e os escribas interrogaram a Jesus: “Por que teus discípulos não observam as tradições dos antepassados, mas tomam as refeições sem lavar as mãos?” Jesus lhes respondeu: “Com muito acerto Isaías profetizou de vocês, hipócritas, como está escrito”. “Este povo me honra com os lábios, mas seu coração esta longe de mim. Vão é o culto que me rendem, pois o que ensinam não são mais que preceitos humanos. Vocês deixam de lado o mandamento de Deus e guardam as tradições dos homens.” Chamou novamente o povo para junto de si e disse-lhe: “Ouçam-me, vocês todos, e entendam! Não há nada fora do homem, que, entrando nele, o possa manchar; mas mancham o homem aquelas coisas que saem de dentro dele. Porque é de dentro do coração do homem que saem os maus pensamentos, as prostituições, os furtos, os homicídios, os adultérios, as avarezas, as malícias, as fraudes, a luxúria, a inveja, a calúnia, o orgulho, a insensatez. Todos esses males vêm do interior do homem e o contaminam”.
 
Recadinho: - Você consegue rezar às refeições? (Ajuda a “lavar o coração”). - É claro que é muito fácil ser exigente com os outros. E para consigo mesmo? - Você repara nos defeitos dos outros. E como se comporta com os próprios? - Qual é seu modo de agir diante da avareza… malícia… inveja? - Como se comporta diante da calúnia… orgulho…? - A calúnia dói demais. Vamos trabalhar contra ela? A recompensa será grande demais já aqui neste mundo!
 
7851. Deus nos convida a Evangelizar! - “Afonso de Ligório, fundador da Congregação do Santíssimo Redentor e Doutor da Igreja, foi discípulo atento de Jesus, ouviu o clamor dos pobres do seu tempo, saiu a evangelizá-los e se tornou santo. Não diferente é a proposta do Papa Francisco ao dizer que evangelizar é a vocação de todos nós. Afonso ontem, Papa Francisco hoje e Deus que nos convida agora a evangelizar!” P. Rogério Gomes, Superior Provincial dos Missionários Redentoristas da Província de São Paulo (SP)
 
7852. Maria e a Solidariedade! - “Há muito tempo a jovem Maria de Nazaré saiu às pressas de sua casa para estar próxima de sua prima Isabel. Partiu com o desejo de ajudar. O que uma menina de provavelmente 16 anos, no início de sua gravidez, pode ensinar para uma mulher idosa a respeito do assunto? Talvez ajudar a fazer a comida, limpar a casa, conversar na beira do fogão sobre as esperanças comuns. Rir juntas, ver as estrelas. Maria foi lá para ajudar e aprendeu muito com Isabel. O evangelista Lucas narra que o encontro destas duas mulheres foi uma explosão de alegria, animado pelo Espírito Santo. Maria voltou para casa, três meses depois, mais fortalecida na sua fé. Assim, preparou-se melhor para o nascimento de Jesus”. Irmão Afonso Murad (Marista, teólogo e professor. agosto/2015)
 
7853. Jesus estendeu a mão a todos - “Quantas pessoas seguiram Jesus e seguem Jesus na história porque ficam impressionadas pelo modo como fala! Quantas pessoas olham de longe e não entendem, não lhes interessa… Quantas pessoas olham de longe, mas com o coração mau, para testar Jesus, para criticá-lo, para condená-lo… E quantas pessoas olham de longe porque não têm a coragem que ele teve de se aproximar, mas têm tanta vontade de fazê-lo! E, naquele caso (Mt 8, 1-4), Jesus estendeu a mão, antes. No seu ser estendeu a mão a todos, fazendo-se um de nós, como nós: pecador como nós, mas sem pecado, mas sujo dos nossos pecados. E esta é a proximidade cristã. É uma bela palavra, a proximidade. Eu sei aproximar-me? Tenho ânimo, força, coragem de tocar os marginalizados? É uma pergunta que diz respeito também à Igreja, às paróquias, às comunidades, aos consagrados, aos bispos, aos padres, a todos!” (Papa Francisco, 26/junho/2015)

Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia

 
 
ALEXANDRE ANTÔNIO CATO FILHO
 
ANTÔNIO EDUARDO CASTRO NOGUEIRA
 
PADRE MACIEL PINHEIRO
(ausente da Província)
Festejando 12 anos de sacerdócio
 


29 de agosto de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1887  -  29/08/2015
7846. Evangelho de sábado (29-08-2015) - Martírio de S. João Batista - Jr 1, 17-19; Sl 70; Mc 6, 17-29 - Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava. Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia. A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”. Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João. O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram.
 
Recadinho: - João Batista é a “voz no deserto!” Você tem muitas oportunidades de ser a voz de Deus no contexto em que vive? - Você cumpre com amor as tarefas que Deus lhe dá? - Tem consciência de que Deus está presente nas tribulações de sua vida? - Você procura levar sempre a Boa Nova do Evangelho? - Em que ambientes atua?
 
7847. Imagem Peregrina com Missionário Redentorista na Diocese de Parnaíba (PI) - De 31 de agosto a 30 de setembro de 2015, a Imagem de N. Sra. Aparecida estará peregrinando por todas as principais comunidades da Diocese de Parnaíba, no Piauí. O envio oficial da Imagem será realizado no dia 30 de agosto/2015, na missa das 8hs, no Santuário Nacional de Aparecida (SP). Na celebração haverá também o envio da Imagem Peregrina para a Arquidiocese de Porto Alegre (RS). Participarão da Eucaristia o Arcebispo de Porto Alegre (RS), Dom Jaime Spengler, OFM (que presidirá a concelebração) e o Bispo da Diocese de Parnaíba (PI), Dom Alfredo Schaffler (que fará a homilia).
 
7848. Parnaíba (PI) recebe Imagem Jubilar e celebra 70 anos de Diocese! - Além de se preparar para a comemoração, em 2017, dos 300 anos do encontro da Imagem de nossa Padroeira, nas águas do Rio Paraíba do Sul, a Diocese de Parnaíba (PI) está comemorando os 70 anos da criação da Diocese! O envio oficial da Imagem se dará agora no dia 30 de agosto/2015, com a presença do Bispo Diocesano Dom Alfredo Schaffler, representantes do clero e a presença de peregrinos que, das cidades de Parnaíba (PI) e Piripiri (PI) fizeram questão de viajar de ônibus até o Santuário Nacional de Aparecida. Os passageiros de um dos ônibus, apesar da longa viagem para o Santuário e retorno ao Piauí, decidiram passar a noite dentro do ônibus em vez de se hospedarem em hotéis.
 
7849. Maria, nossas mãos se erguem em prece agradecida! - Com um material preparado pela Diocese de Parnaíba (PI) para a acolhida, em todas as paróquias da Diocese, da Imagem Peregrina, em todo o mês de setembro/2015, o povo estará sendo convidado a rezar: “Mãe Aparecida, estendei sobre nós vossas mãos benditas e guardai vosso povo peregrino que busca vossa proteção. Não deixeis que a amargura e a dura luta, que se faz necessária em nossa condição, venham sufocar a esperança de um dia alcançarmos a libertação, a vida, a ressurreição! Maria, nossas mãos se erguem em prece agradecida, nascida no mais profundo de nossa vida. Com muita confiança, ó Maria, nós nos consagramos a vós! Seja nossa vida, sinal transparente da beleza e da alegria divina! Vivamos nosso batismo e sejamos guiados pelo Evangelho de Jesus! Não nos esqueçamos dos tristes, dos pobres, dos abandonados! Na força da união, seremos, para os oprimidos, libertação!”
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia

 
 
PADRE NAZARETH MAGALHÃES
Comunidade Seminário Santo Afonso
Festejando 90 anos de idade
 
PADRE GERALDO DE PAULA SOUZA
Equipe Missionária de Tietê
Comemorando 23 anos de Sacerdócio
 
 
PADRE WILLIAM DOS SANTOS BETÔNIO
Comunidade de Comunicações
Festejando 6 anos de Sacerdócio

28 de agosto de 2015

Martírio de São João Batista

 


Chamados a ser leigos

 
 


Vivências - De perto @ De longe

Nº 1886   -   28/08/2015
 7843. Evangelho de 6ª feira (28-08-2015) - Sto. Agostinho - 1Ts 4, 1-8; Sl 96; Mt 25, 1-13 - Jesus disse aos seus discípulos esta parábola: “O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: “O noivo está chegando. Ide a seu encontro!” Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: “Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando”. As previdentes responderam: “De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores”. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: “Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!” Ele, porém, respondeu: “Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!” Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.
 
Recadinho: - Jesus é muito insistente: que estejamos preparados! Já me convenci desta necessidade? - Se Jesus deixa tudo claro, expresso com muitos exemplos, parábolas, o que custa a muitos acreditar nele? - E pensemos bem! Não é tão bom ser bom? - Não é tão bom ser honesto, coerente, correto em tudo? - Quem poderia elogiar alguém que não cumpre seus deveres, que não dá bom exemplo?
 
7844. Tailândia: lugar de atentado vira encontro de oração inter-religiosa - No dia 19 de agosto de 2015, o templo, um ponto importante da capital da Tailândia, popular entre turistas e fiéis budistas, foi reaberto. No dia 21 de agosto de 2015 os líderes religiosos da Tailândia se reuniram no templo hindu de Erawan Shrine, no centro de Bangcoc, Tailândia, para uma oração inter-religiosa de paz. No dia 17 de agosto de 2015 o local foi alvo de atentado terrorista que matou 22 pessoas e deixou mais de 125 feridos: a maioria era tailandesa, mas entre elas também estavam cidadãos da China, Hong Kong, Malásia e Cingapura. O primeiro-ministro tailandês, Prayuth Chan-ocha, disse que o atentado foi o “pior de todos” na história do país. Participaram do encontro líderes budistas, muçulmanos, hindus e cristãos (as cinco religiões reconhecidas no país). A Conferência dos Bispos, pela Igreja católica, participou, através de um delegado, expressando “solidariedade e proximidade à população tailandesa, e invocando a unidade e a paz neste momento difícil”. Participaram do encontro, também, autoridades civis, como os representantes da cidade de Bangcoc e do governo. Os bispos católicos divulgaram uma breve mensagem à nação, expressando compaixão às vítimas e condenando toda forma de violência. Exortaram a população a não se dividir e a encontrar a unidade para enfrentar o futuro num clima de paz e reconciliação, neste contexto de dor e abatimento em que o povo corre o risco de perder a esperança.
 
7845. Maria, modelo de todo o vocacionado! - “Todos temos uma vocação, uma missão que recebemos de Deus ao nos chamar à vida. Ele nos criou por amor e para o amor. Esta é a vocação fundamental de todos nós, vocação que pode ser realizada por caminhos diferentes. Refletir sobre nossa vocação e missão na sociedade e na Igreja e pedir as luzes do Espírito Santo ajuda-nos a descobrir o que Deus espera de nós. Da opção vocacional que fazemos depende nossa realização e o bem que faremos aos outros. Hoje, na prática, fala-se de vocação para designar um estado de vida, como a vocação para o matrimônio que é a mais comum; a vocação para o ministério presbiteral; a vocação religiosa e de especial consagração, e a vocação do leigo e da leiga na Igreja e na sociedade. Em geral, pode-se dizer que a profissão é também uma vocação, isto é, um chamado para colocar nossos talentos e dons a serviço dos irmãos e irmãs no estado de vida que abraçamos”.  Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida (SP), 16/gosto/2015.
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia

 
 
 
DONIZETI HUGO RODRIGUES DOS SANTOS
 
JOAQUIM CUSTÓDIO PEREIRA
 
OSAIDIR VIDOTO VICENTIM
 
PADRE FAGNER DALBEN MAPA
Paróquia São José de Belo Horizonte - Província do Rio
Festejando 35 anos de idade

27 de agosto de 2015

Aniversariantes do dia


 
 
JOEL DE LIMA CÉSAR
 
JOSÉ FELIPE NAZÁRIO JÚNIOR
 
LUIZ ROGÉRIO LEITE NOGUEIRA
 
PADRE ANTÔNIO QUEIRÓZ DOS SANTOS
Festejando 43 anos de sacerdócio
 
PADRE CASILDO RIBEIRO DA MOTA
Comemorando 38 anos de Sacerdócio
 
PADRE VÁLBER DIAS BARBOSA
Província do Rio
Festejando 37 anos de Sacerdócio
 
 


26 de agosto de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1884  -  26/08/2015
 7835. Evangelho de 4ª feira (26-08-2015) - 1Ts 2, 9-13; Sl 138; Mt 23, 27-32 - Disse Jesus: “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: “Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas”. Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Completai, pois, a medida de vossos pais!
 
Recadinho: - O que adianta mostrar uma imagem espiritual elevada, sendo que nosso interior é bem outra coisa?! - Falar a verdade e não a viver para que serve? - Procuro ser justo diante de meu próximo? - Será que muitas vezes não maquiamos nossa vida aparentando aquilo que na verdade não somos? - Procuro ter aparência nobre e bonita por fora e por dentro de meu ser?
 
7836. Movimento no Santuário Nacional de 17 a 23 de agosto/2015 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 17 a 23 de agosto 2015 circularam pelo Santuário 246.002 visitantes. No sábado, 22 de agosto, o Santuário recebeu 84.600 pessoas e, no domingo, dia 23 de agosto, o número foi de 124.842 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 36.560. A previsão para o próximo fim de semana é a cidade receber 103.259 visitantes no sábado, dia 29 de agosto/2015, e 98.436 no domingo, dia 30 de agosto.
 
7837. Cuba demonstra avanços na relação entre Governo e Igreja - Dom Juan de Dios Hernández, bispo auxiliar de Havana, membro da comissão que prepara a visita do Papa à ilha, em setembro deste 2015 declarou que acredita que a aproximação entre Washington e Havana também terá reflexos na vida da Igreja, na medida em que os dois povos terão "maiores possibilidades de intercâmbio e nossas famílias avancem mais nisto que tanto dói a todos, na nossa própria pele, que é a divisão, e o fato mesmo de que deixemos de nos insultar e possamos conversar. Considera que, se o povo se beneficia desta nova etapa das relações, também a Igreja se beneficiará”. Continuam as observações de Dom Hernández: “A visita do Papa Francisco ao país se realiza em um momento em que "cada vez mais o governo cubano entende o papel da Igreja" e o diálogo entre os dois são construtivos”. Para ilustrar esses avanços ocorridos, menciona o fato de que o governo cubano permitiu a construção de novas igrejas e vem devolvendo à Igreja Católica, de forma "gradual", algumas igrejas e imóveis que foram desapropriados nos primeiros anos após a revolução de 1959. Outro fato destacado pelo bispo é a autorização para que religiosas prestem assistência aos enfermos nos hospitais e que a Igreja possa abrir espaços para atender pessoas da terceira idade, visto o progressivo envelhecimento da população. Não obstante os avanços ocorridos, Dom Fernández considera que esta relação pode avançar ainda mais. Como exemplo, fala das restrições ainda existentes para a atuação da Igreja na área da educação e dos meios de comunicação.
 
7838. Os Redentoristas e o Beato Domingos Metódio Trcka - O Beato Domingos Trck, missionário redentorista que deu a vida no serviço do Evangelho, foi celebrado no dia 25 de agosto de 2015. As denominadas Constituições, normas que regem a vida de um Missionário desta Congregação religiosa, dizem (n. 20): "Fortes na fé, alegres na esperança, ardentes na caridade, inflamados pelo zelo, humildes e sempre dados à oração, os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguem o Cristo Redentor com o coração cheio de alegria. Abnegados de si mesmos e sempre prontos a enfrentar o que é exigente e desafiador, participam do mistério de Cristo e o proclamam com simplicidade no viver e no falar, a fim de levar a Copiosa Redenção". Assim, como religiosos, de modo especial no terceiro domingo do mês de julho, em que a Igreja Católica comemora Jesus Cristo Redentor, os Missionários lançam um olhar de fé para o Redentor, dando continuidade, na Igreja e na sociedade, ao carisma do fundador da mesma, Santo Afonso Maria de Ligório.
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

25 de agosto de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1883  -  25/08/2015 

7830. Evangelho de 3ª feira (25-08-2015) - S. Luís Rei da França, S. José de Calasanz e beato Domingos Metódio Trcka - 1Ts 2,1-8; Sl 138; Mt 23, 23-26 - Jesus disse: Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós pagais o dízimo da hortelã, da erva-doce e do cominho, e deixais de lado os ensinamentos mais importantes da Lei, como a justiça, a misericórdia e a fidelidade. Vós deveríeis praticar isto, sem contudo deixar aquilo. Guias cegos! Vós filtrais o mosquito, mas engolis o camelo. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós limpais o copo e o prato por fora, mas, por dentro, estais cheios de roubo e cobiça. Fariseu cego! Limpa primeiro o copo por dentro, para que também por fora fique limpo. 

Recadinho: - Ai de quem se preocupa com coisas insignificantes, se esquecendo dos grandes problemas que nos envolve, alerta Jesus. Cite algum exemplo concreto. - Ai de quem cuida de coisas exteriores secundárias e se esquece do que vai no íntimo de seu coração, alerta novamente Jesus. Cite algum exemplo. - Sinto-me feliz? Por quê? - Seria porque sou coerente em meu modo de viver? - Jesus quer nos levar a pensar na grande distância que existe entre a realidade interior e a aparência. É o tal do “parece mas não é!” 

7831. 25 de agosto - Beato Domingos Metódio Trcka - Beato Domingos, nasceste no dia 06 de julho de 1886, na Morávia, que hoje faz parte da República Tcheca. O dia de tua festa é hoje. Em 1903 iniciaste o ano de noviciado para a vida religiosa, fazendo os votos religiosos no dia 25 de agosto de 1904. Completados os estudos, foste ordenado sacerdote em Praga, no dia 17 de julho de 1910. Como padre, tiveste uma atividade missionária muito intensa. Foste superior dos redentoristas de tua região e, neste cargo, fundaste novos conventos e trabalhaste na formação de novos jovens missionários redentoristas. 

7832. Beato Metódio 2 - Homem de bom coração - Embora relativamente jovem, tua densa barba e teus cabelos tornaram-se brancos antes do tempo! Assumindo o cargo de superior, disseste: “O que é esta nova unidade missionária? Somos nós aqui presentes? Depende de nós e de como a construiremos: Ou sobre bases fortes ou sobre bases frágeis. Neste caso, teremos péssimo fundamento...”. Como Superior, sabias expor tuas ideias, mas tinhas um grande coração e compreensão para com todos. Mostravas entusiasmo nas iniciativas e levavas em conta as boas propostas que os outros apresentavam. 

7833. Beato Metódio 3 - Morreu por cantar cântico de Natal! - Beato Metódio, sabemos que, na noite do dia 13 de abril de 1950, o governo comunista suprimiu todas as comunidades religiosas. Por causa de tua fé, após um julgamento sumário, foste condenado a 12 anos de prisão, durante os quais foste submetido a longos interrogatórios e tortura. Na prisão injusta que te deram, não sabias que o Natal de 1958 seria teu último Natal neste mundo! Tua cela tinha janelas que davam para o corredor. Contaram-nos que, nas vésperas do Natal, cantavas uma canção religiosa, de autoria do fundador da Congregação dos Missionários Redentoristas, Santo Afonso Maria de Ligório. No corredor passava um guarda. Ouvindo-te, o guarda abriu um pouco a janela e se pôs a escutar melhor tua canção. Embora cantasses muito baixo, o guarda entendeu do que se tratava... e chamou o capitão. Conduziram-te, então, à cela de isolamento! Tua cela, de máximo rigor, tinha pavimento de cimento e tua cama também era de cimento. A alimentação te era servida a cada dois dias! Tua situação foi piorando mais e mais, até que contraíste uma pneumonia. Faleceste no dia 23 de março de 1959. Morreste somente porque cantavas baixinho uma cantiga natalina! Foste enterrado no cemitério da prisão! Só no dia 17 de outubro de 1969, teus restos mortais foram trasladados para o túmulo dos missionários redentoristas, no cemitério da cidade de Michalovce (que hoje faz parte da Eslováquia). 

7834. Eis que lá das estrelas... - Assim cantava, na prisão, o Beato Domingos Metódio: “Eis que lá das estrelas, Rei Celeste, / Tu vens nascer na gruta, ao frio agreste. / Ó Menino meu Divino, / eu Te vejo aqui tremer, / Assim… deitado. / Ó Deus amado, / Ó quanto Te custou ter me salvado! / Eis faltam ao Senhor, Deus das alturas, / Os panos e o calor das criaturas! / Meu divino Pequenino, / Tal pobreza grande assim, mais me enternece, / Se penso que é o amor que Te empobrece…”

Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia




PADRE JOSÉ ANCHIETA TAVARES
Comunidade de Araraquara
Festejando 25 anos de Sacerdócio

PADRE FÁBIO EVARISTO RESENDE SILVA
Comunidade de Comunicações Afonso de Ligório
Festejando 8 anos de Sacerdócio

PADRE JOSÉ LUIS QUEIMADO
Comunidade de Comunicações Afonso de Ligório
Comemorando 3 anos de Sacerdócio

24 de agosto de 2015

Pe. José de Anchieta

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1882  -   24/08/2015

7826. Evangelho de 2ª feira (24-08-2015) - S. Bartolomeu - Ap 21, 9b-14; Sl 144; Jo 1, 45-51 - Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse: “Encontramos aquele de quem Moisés escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Aí vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estavas debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu és o Filho de Deus, tu és o Rei de Israel”. Jesus disse: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” E Jesus continuou: “Em verdade, em verdade eu vos digo: Vereis o céu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do Homem”. 
 
Recadinho: - Jesus explica a Natanael que ele verá coisas maiores ainda. Em minha vida vi coisas maiores através da fé? - A vivência da fé dá outro sentido à minha vida? - É possível viver sem ela? - Presenciando milagres, os discípulos reconheceram a união íntima de Jesus com Deus Pai. Já pude presenciar a realização de milagres em minha vida? De que tipo? - Natanael procurou conhecer e crescer na fé. Tenho este tipo de preocupação em minha vida?
 
7827. Bispos cubanos promovem Coleta Nacional da Misericórdia - A Conferência dos Bispos de Cuba realizará a “Coleta Nacional da Misericórdia”, como parte da preparação da visita do Papa Francisco ao país. A coleta será realizada em todas as paróquias, comunidades e casas de missão no domingo, 30 de agosto de 2015, coincidindo com o início da Novena da Virgem da Caridade, Padroeira de Cuba. Na mensagem dirigida aos membros das comunidades católicas do país caribenho, o Arcebispo de Santiago de Cuba e Presidente da Conferência dos Bispos, Dom Dionisio García Ibáñez, explica que os bens a serem coletados incluem alimentos, roupas, remédios, brinquedos, dinheiro, etc. “O resultado da coleta permanecerá na mesma comunidade em benefício das pessoas mais necessitadas”, esclarece o arcebispo. Dom Dionisio Ibáñez recorda que o Papa Francisco vai ao país como “Missionário da Misericórdia”, e sugere que seria oportuno propor a todos, “nós incluídos, repetir os gestos de misericórdia em nosso agir cotidiano, como visitar doentes, compartilhar o que temos, perdoar e pedir perdão, consolar os tristes, amar mais e melhor aos outros”.
 
7828. Igreja em Cuba quer contribuir no diálogo Cuba-EUA - A Igreja Católica em Cuba se sente "feliz" com a aproximação com os Estados Unidos e quer colaborar para que ambos os povos possam se relacionar da maneira mais "plena possível", foi o que declarou em uma entrevista o Bispo Auxiliar de Havana, Juan de Dios Hernández, membro da comissão que prepara a visita do Papa à ilha em Setembro deste 2015. "A Igreja se sente realmente muito contente sempre que acontece uma realidade assim, sempre que dois povos divididos se unem”, afirmou o bispo. Para ele, "sempre que houver pontes e não muros, sempre que houver a possibilidade para sentarmos e conversar, a Igreja cresce", sublinhou, recordando que a missão da Igreja consiste, entre outras coisas, em assegurar que "cada povo alcance a maior unidade possível com o resto das nações".
 
7829. Aproximação Cuba-EUA - “A viagem do Papa Francisco à ilha se realizará em um momento histórico, em pleno processo de restabelecimento das relações com os Estados Unidos, depois de mais de 50 anos de inimizade, uma reviravolta diplomática que contou com o apoio e a mediação do Vaticano e do Papa. Não é estranho para nós que o Papa tenha interferido, como realmente o fez, para que estes dois povos tão próximos se unissem novamente e acredito que continuará fazendo isto”, avaliou o Bispo Auxiliar de Havana, Juan de Dios Hernández, em 15 de agosto de 2015. Nesse sentido, Dom Hernández reconhece que na visita pastoral do Papa a Cuba, que depois irá aos EUA, é "indiscutível" que entra a missão da Igreja, chamada a "agir nas diferenças, a tentar lançar pontes entre as realidades que tenham sido divididas e apostar no diálogo". “Acredito que é algo intrínseco à missão da Igreja colaborar para que a proximidade entre os povos seja cada vez maior”.
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia

 
 
MÁRIO BIASON GOMES
 
VALDECIR BENEDITO DE OLIVEIRA
 
PADRE JOSÉ ROBERTO PEREIRA DOS SANTOS
Pe. Coutinho
Festejando 63 anos de idade
 
PADRE JOSÉ MARQUES DIAS
Comemorando 52 anos de Profissão Religiosa


23 de agosto de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1881   -   22/08/2015
7823. Evangelho de domingo 21º -tc- (23-08-2015) - Js 24, 1-2a.15-18b; Sl 33; Ef 5, 21-32; Jo 6, 60-69 - Senhor, a quem iremos nós? - Naquele dia em que Jesus afirmara que sua carne era verdadeira comida e, seu sangue, verdadeira bebida, muitos dos seus discípulos disseram: “Esse modo de falar é duro demais! Quem tem disposição para ouvir isso?” Jesus, percebendo a murmuração de seus discípulos contra suas palavras, disse-lhes: “Isto os escandaliza? O que será então quando vocês virem o Filho do homem subindo ao lugar onde antes estava?... O espírito é que dá vida; a carne por si só para nada serve. As palavras que eu lhes disse são espírito e vida. Alguns de vocês, porém, não acreditam”. Jesus sabia muito bem, já desde o começo, quais eram os que não acreditavam e quem iria entregá-lo, e acrescentou: “Por isso lhes disse que ninguém pode vir a mim, se não lhe for dado pelo meu Pai”. De então em diante, muitos de seus discípulos se afastaram dele e não o seguiam mais. Foi então que Jesus perguntou aos Doze: “Vocês também querem separar-se de mim?” Simão Pedro respondeu-lhe: “Senhor, a quem iremos? Vós tendes palavras de vida eterna, e nós acreditamos e sabemos que sois o Santo de Deus”.
 
Recadinho: - São muitos os que se afastam de Jesus? - Você procura conforto na palavra de Deus? - Qual sua atitude diante dos mistérios da vida? - Qual é a maior demonstração de fé na Eucaristia? - Como aumentar sua fé na Eucaristia?
 
7824. Preso suspeito de matar P. Almeida em Salvador (BA) - No dia 19 de agosto de 2015 foi preso um dos suspeitos do assassinato do Padre Antônio Alves de Almeida, ocorrido em 10 de junho/2015, em Salvador (BA) Capelão do Cemitério Bosque da Paz, o sacerdote brasileiro de 67 anos, com 40 de sacerdócio, pode ter sido agredido em decorrência de um furto, pois foi encontrado com as mãos amarradas e feridas de faca. O suspeito do homicídio, Ítalo Fernando Moreira Santana, de 22 anos, foi preso em Boca do Rio, mesma localidade da capital baiana onde o padre foi encontrado morto dentro da sua residência. A polícia confirmou estar à procura de outras duas pessoas, talvez cúmplices do suspeito. A polícia chegou a eles através de uma denúncia anônima. Em 12 de junho/2015, na despedida do sacerdote, muitos fiéis participaram da missa na Paróquia de São Francisco de Assis, no próprio bairro de Boca do Rio. O Primaz do Brasil e arcebispo de Salvador, Dom Murilo Krieger, em declaração assinada, une-se à dor dos irmãos e parentes de P. Almeida que vivem em Pernambuco. “Apreçamos as manifestações de afeto de todos aqueles que choram a sua partida. Pedimos a todos para se unirem às nossas orações pelo repouso eterno desse sacerdote e amigo”, diz ainda a mensagem de Dom Murilo Krieger. Desde o início do ano, são 14 os operadores de pastorais mortos em diferentes países, dos quais 11 sacerdotes, 2 religiosas e 1 operador da Cáritas.
 
7825. Argentina: “Não roubam só dinheiro, mas a esperança do povo!” - “Não roubam só dinheiro, mas também a esperança do povo” afirmou, em 15 de agosto de 2015, Dom Jorge Lozano, Bispo de Gualeguaychú e Presidente da Comissão para a Pastoral Social da Conferência, voltando a criticar as “estruturas de pecado” que permitem a existência da corrupção institucional, do tráfico de seres humanos e de drogas. O Bispo sublinhou ainda que depois dos alagamentos ocorridos na província de Buenos Aires e Santa Fe, “os mais pobres foram os primeiros a sofrer com o atraso das obras públicas”. Dom Lozano reiterou: “Quando se fala de corrupção em um sentido estrutural, fala-se de estruturas da sociedade preparadas para favorecer a corrupção”. Eis porque falamos de “estruturas do pecado”. “Quando examinamos como trabalhar na sociedade, queremos promover uma mudança nas estruturas para não termos mais estas situações de pobreza. Quando temos problemas no teto e uma chuva forte, fica claro que a água vai pingar e colocamos um balde em baixo. A um certo ponto, porém, temos que consertar o teto. Do mesmo jeito, custa mais assegurar uma mudança nas estruturas e transforma-las em estruturas de justiça e solidariedade”, concluiu o Bispo. Mas não podemos de modo algum nos acomodarmos diante das situações terríveis que encontramos em nosso contexto social. A ganância de poucos rouba a esperança de muitos!
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia

 
 
 
ALEXANDRE TADEU RIBEIRO
 
JOSÉ CARLOS LEITE
 
PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Festejando 40 anos de Sacerdócio
 
PADRE JOSÉ MAURÍCIO DE ARAUJO
Província do Rio
Comemorando 12 anos de Sacerdócio

22 de agosto de 2015

Nossa Senhora Rainha!

 
 
 
 
Maria estava no interior de sua casa, na cidade de Nazaré, na Galileia. O anjo Gabriel lhe apareceu e lhe dirigiu a saudação:“Ave!”, “salve!”, “alegre-se!”
A expressão “o Senhor está contigo” manifesta uma união íntima entre Deus e Maria.
Maria, Rainha, porque mãe de Cristo, Rei!

Aniversariantes do dia

 
 
FELISBERTO ALMEIDA
 
OSVALDO MORTATI
 
PADRE CARLOS ALBERTO BAPTISTINE
Comunidade de São João da Boa Vista
Festejando 48 anos de idade
 


Vivências - De perto @ De longe

Nº 1880   -  22/08/2015
7820. Evangelho de sábado (22-08-2015) - Nossa Senhora Rainha - Is 9, 1-6; Sl 112; Lc 1, 26-38 - Naquele tempo, no sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!” Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, porque para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.
 
Recadinho: - Que lugar ocupa Nossa Senhora em sua vida? - Você é humilde? - Sua vida é marcada pela graça de Deus? - Sua vida é uma vida de serviço ao próximo? - Dê um exemplo de como você serve.
 
7821. E Maria estava naquele voo! - De 10 a 19 de agosto de 2015, a Imagem Peregrina de Nossa Senhora Aparecida percorreu algumas paróquias e esteve presente numa grande celebração jubilar “Rumo aos 300 anos” da comemoração do encontro da Imagem da Padroeira do Brasil, nas águas do Rio Paraíba do Sul em 1717, onde temos hoje o maior santuário mariano do mundo. A Imagem foi levada pelo missionário redentorista P. Geraldo Rodrigues, que trabalha no Santuário Nacional. Encerrada a visita, P. Geraldo viajou para o Piauí, levando a Imagem para uma peregrinação de 30 dias à diocese de Parnaíba (PI).
 
7822. O inesperado acontece! - Vindo de Belém (PA), o voo que P Geraldo pegou em São Luís (MA), rumo a Parnaíba (PI), no dia 20 de agosto de 2015, chegou a S. Luís (MA) com problemas na parte elétrica. Todos os passageiros estavam já devidamente acomodados na aeronave quando, além do problema elétrico, passageiros começaram a sentir cheiro de queimado. A aeronave foi evacuada e os passageiros ficaram aguardando na sala de espera. Ao ser dado o anúncio que o problema tinha sido resolvido, os passageiros voltaram a ocupar seus lugares na aeronave. Cinco passageiros, porém, desistiram do voo. O comandante perguntou se mais algum passageiro desejaria desistir do voo. Como ninguém se manifestou, o avião seguiu seu rumo. Quando parecia que grande calmaria reinava com a aeronave e seus passageiros, Aparecida dos Céus Maria (nome fictício) mostrou seu celular para um passageiro, desconhecido dela, P. Geraldo Rodrigues, que estava na mesma fileira, mas num acento do outro lado do corredor do avião. Perguntei onde ela tinha tirado aquela fotografia. E ela me explicou: é que Nossa Senhora Aparecida estava nestes dias aqui em São Luís (MA) e minha família foi rezar diante dela, numa das paróquias, a do Perpétuo Socorro, e eu tirei esta foto. Ela está socorrendo a gente!” Levantei-me, peguei minha bagagem de mão, abri um pouco o zíper da mochila e mostrei só um pedaço da Imagem Peregrina que estava comigo! E eu disse a ela: A foto foi tirada desta Imagem! E ela: Como?! Expliquei: Aqui está a Imagem Peregrina que o povo de São Luís (Maranhão) teve o privilégio de receber, vindo do Santuário Nacional, e agora estou levando-a para a cidade de Parnaíba, no Piauí, onde permanecerá por 30 dias! A mulher regalou os olhos. Insistiu comigo que tirasse a Imagem, que estava sem manto e sem coroa, embalada para a viagem. Ela insistiu. Tirei a Imagem, coloquei manto e coroa e entreguei nas mãos dela. Estávamos em poltronas bem na frente, na aeronave. Ela foi percorrendo até o fundo do avião e todos tocavam na Imagem com grande surpresa, amor e carinho. E Ela, orgulhosa, a todos dizia: Nossa Senhora também viaja de avião conosco! A Mãe nos acompanha sempre! E Maria também estava naquele voo que assustou a muitos! (P. Geraldo Rodrigues, Missionário Redentorista)
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

21 de agosto de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1879  -  21/08/2015

7816. Evangelho de 6ª feira (21-08-2015) - S. Pio X - Rt 1, 1.3-6.14b-16.22;Sl 145;Mt 22, 34-40 - Quando os fariseus ficaram sabendo que Jesus fizera calar os saduceus, formaram um grupo e rodearam-no. E um deles, doutor da lei, perguntou-lhe maliciosamente: “Mestre, qual é o maior mandamento da lei?” Jesus lhe respondeu: “Amarás o Senhor, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e com toda a tua mente”. Este é o maior e o primeiro dos mandamentos. O segundo é semelhante ao primeiro: “Amarás o teu próximo como a ti mesmo”. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os Profetas.
 
Recadinho: - Quem não se preocupa com as dificuldades do próximo pode dizer que ama a Deus? - Você se esforça para acolher bem a todos? - Sabe estender a mão amiga? - E as fofocas? - Procura evitá-las?
 
7817. Libertado sacerdote sequestrado na Síria - Na noite do dia 15 de agosto de 2015, o Padre melquita-católico Tony Boutros foi libertado. A notícia foi confirmada, mas os detalhes ainda não. Após a libertação do Padre Boutros, existem ainda nas mãos dos sequestradores seis eclesiásticos, entre os quais dois bispos ortodoxos. Seu Bispo, Dom Nicolas Antiba comentou: “Da experiência que adquirimos, cada caso é um caso particular, não são todos iguais. Queremos esperar ter o mais breve possível boas notícias também sobre estes seis eclesiásticos, alguns sequestrados há mais de dois anos e meio!” O Padre Boutros é responsável pela Igreja de São Felipe Apóstolo na cidade síria de Shahba, onde foi sequestrado. Na Síria e nas regiões vizinhas, nos últimos anos, foram sequestrados inúmeros sacerdotes católicos e ortodoxos. Algumas fontes falam de pelo menos oito. Entre estes está o jesuíta italiano Paolo Dall’Oglio, sequestrado em julho de 2014, e dois Bispos ortodoxos: o Metropolita Greco-ortodoxo Boulos Yazidi e o Arcebispo Sírio-ortodoxo Yohanna Ibrahim, sequestrados em Aleppo, em 22 de abril de 2013.
 
7818. Comunidade de Taizé abrirá missão em Cuba - No dia 15 de agosto de 2015, foi anunciado que a Comunidade Ecumênica de Taizé abrirá uma pequena fraternidade em Cuba em setembro deste 2015, anunciou o Prior Irmão Alois. A comunidade, localizada no pequeno vilarejo Saône-et-Loire, na Borgonha, França, responde assim a um convite de um bispo católico e de um seminário evangélico, enviando 10 membros à ilha caribenha. O Prior de Taizé esteve em Cuba em 2014. "Os jovens, contou ele, nos disseram estarem muito isolados, insistindo: "venham, venham morar aqui!" E então os irmãos partirão para lá. E isto é mais uma das intuições do Irmão Roger, indo somente para compartilhar a vida em diferentes continentes". A comunidade ecumênica de Taizé continua muito viva, dez anos após a morte de seu fundador, o Ir. Roger. Atualmente, são cerca de cem os irmãos de diferentes denominações cristãs, provenientes de trinta países de vários continentes que fazem parte da comunidade, que neste ano está celebrando seu 75º aniversário e o 100º aniversário do nascimento do fundador irmão Roger.
 
7819. Irmão Roger, fundador da Comunidade Ecumênica de Taizé - No dia 15 de agosto de 2015, as festividades da Assunção na Itália e em vários outros países assumiram um significado muito particular para a comunidade, pois marcaram o dia exato da morte do Irmão Roger, assassinado por uma romena durante as orações da noite da Capela da Reconciliação. Morte para a qual a comunidade havia se preparado, mas não nas circunstâncias dramáticas em que ocorreu. Uma década após estes acontecimentos, a comunidade continua sua missão de despertar a juventude para a espiritualidade e a fraternidade. Mais de 6.000 pessoas de todo o mundo, a maioria jovens, passaram uma semana em Taizé, participando do encontro intitulado "Para uma nova solidariedade", que terminou no domingo, dia 16 de agosto de 2015. A Comunidade, ao longo dos anos, adquiriu um alcance global, com casas em muitos ambientes diferentes, como Bangladesh, Brasil, Senegal, Quênia e Coréia, e agora em setembro de 2015 será a vez de Cuba. Os Irmãos partem para outros continentes para dedicar suas vidas às crianças de rua, prisioneiros, pessoas idosas ou que vivem na pobreza.
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia

 
 
JOSÉ VALTER FRANCO DE SOUZA
 
MILTON ANTÔNIO DE MORAES
 
PADRE LUIZ CARLOS DE OLIVEIRA
Comunidade Redentorista São Geraldo
Festejando 68 anos de idade
 
PADRE FLÁVIO LEONARDO SANTOS CAMPOS
Paróquia São José - Belo Horizonte - MG
Província do Rio
Comemorando 11 anos de Sacerdócio

20 de agosto de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1878  -  20/08/2015

7813. Evangelho de 5ª feira (20-08-2015) - São Bernardo Abade - Jz 11, 29-39ª; Sl 39; Mt 22, 1-14 - Prosseguindo em sua exposição, Jesus falou-lhes ainda uma vez em parábolas. “O Reino do Céu, disse ele, é semelhante a um rei que celebrou a festa nupcial de seu filho. Mandou seus servidores chamar às núpcias os convidados, mas estes não quiseram vir. Mandou de novo outros servidores, recomendando-lhes: “Dizei aos convidados: Meu banquete está preparado, já estão mortas minhas reses e os outros animais cevados; tudo está pronto. Vinde às núpcias”. Mas eles não fizeram caso. Um foi para sua granja, outro para seus negócios. Outros agarraram os servidores, cobriram-nos de injúrias e os mataram. O rei encheu-se de ira e mandou seus exércitos exterminarem aqueles assassinos e incendiar sua cidade. Disse, então, a seus servidores: “O banquete de núpcias está pronto, mas os convidados mostraram-se indignos. Ide, portanto, às esquinas das ruas e convidai para as núpcias todos os que encontrardes”. Saindo para as ruas, seus servidores reuniram todos os que encontraram, maus e bons, e a sala do banquete nupcial encheu-se de convivas. Mas, quando o rei entrou para ver os que estavam à mesa, notou que ali se encontrava um homem que não trajava a veste nupcial. “Meu amigo, diz-lhe, como entraste aqui sem ter a veste nupcial?” E o homem emudeceu. Disse, então, o rei aos que serviam: “Amarrai-lhe as mãos e os pés e lançai-o às trevas exteriores. Ali haverá choro e ranger de dentes. Porque muitos são os chamados, mas poucos os escolhidos”.
 
Recadinho: - Que lugar ocupa a Eucaristia em sua vida? - Como deve se apresentar quem deseja participar da Eucaristia? - Diante do peso da vida, você se fortalece na Eucaristia? - Você procura participar da vida da Igreja? - Em sua vida, quais sacramentos já recebeu?
 
7814. Palavras do Papa no Ângelus repercutem na China - As palavras do Papa Francisco pronunciadas no Ângelus do dia 15 de agosto/2015, dia da Assunção de Nossa Senhora, na Itália, tiveram ampla repercussão na mídia chinesa. A TV oficial dedicou uma reportagem especial ao Ângelus, quando o Papa falou da tragédia Tianjin, manifestando solidariedade e oferecendo a sua oração pelas vítimas. Jornalistas italianos residentes em Pequim, que tiveram acesso ao noticiário, destacaram tratar-se de “um gesto importante”, acrescentando “não recordarem de um precedente do gênero”. Também o “South China Morning Post", de Hong Kong, publicou as palavras do Papa: “O meu pensamento vai, neste momento, à população da cidade de Tianjin, na China setentrional, onde algumas explosões na área industrial causaram numerosos mortos e feridos e grandes danos. Asseguro a minha oração por aqueles que perderam a vida e por todas as pessoas provadas por este desastre. Que o Senhor dê conforto a eles e o sustento a quantos estão empenhados em aliviar os seus sofrimentos”. Quatro dias após as explosões, o número de mortos subiu para 112. Os desaparecidos são 95. Dos mais de 700 feridos, 25 estão em estado crítico. Por medo de contaminação química, foi evacuada uma área de 3km² em torno ao grande depósito de combustíveis do porto. As causas das explosões ainda são desconhecidas, ainda que a Agência estatal Xinhua fale de cianureto de sódio, inflamável em contato com a água. Enquanto continuam os socorros, favorecidos pelo vento que sopra em direção ao mar, existe um primeiro balanço das vítimas e danos: são 17 mil famílias atingidas, 1.700 empresas e 675 centros comerciais. Mais de seis mil pessoas perderam sua moradia e estão abrigadas em 12 escolas, três edifícios e em casas de parentes.
 
7815. Preocupação com a vida humana com fatos e palavras! - “Vocês estão chamados a terem uma preocupação pela vida humana na sua fase inicial. Lembrem isso a todos, com fatos e com as palavras. Que esta seja sempre, em todas as fases e em todas as idades, sagrada e sempre de qualidade. E não por ser um argumento de fé, mas de razão e de ciência! Não existe uma vida humana mais sagrada do que outra, como não existe uma vida humana qualitativamente mais significativa do que outra. A credibilidade de um sistema sanitário não é medida somente pela eficiência, mas especialmente pela atenção e o amor com as pessoas, cuja vida é sempre sagrada e inviolável". (Papa Francisco, 20/setembro/2013, falando aos ginecólogos católicos)
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia

 
 
 
DAVID PEDRO PELLIN
 
FRANCISCO AGUINALDO FERREIRA
 
VERA LÚCIA LIMA
 
PADRE PEDRO PAULO DAL BÓ
Festejando 4 anos de Sacerdócio

19 de agosto de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1877 - 19/08/2015

7810. Evangelho de 4ª feira (19-08-2015) - S. João Eudes
- Jz 9, 6-15; Sl 20; Mt 20, 1-16ª - Disse Jesus: “O Reino dos Céus é semelhante a um fazendeiro que, logo de manhã, saiu para contratar trabalhadores para sua vinha. Combinou com eles que pagaria um denário por dia e mandou-os para sua vinha. Pelas nove horas saiu e viu mais alguns na praça sem fazer nada e disse-lhes: “Ide vós também para minha vinha e vos darei o que for justo”. Eles foram. Lá pelo meio-dia, como também pelas três da tarde, o fazendeiro saiu de novo e fez o mesmo. Pelas cinco da tarde saiu ainda e, encontrando outros que lá estavam, disse-lhes: “Por que estais aqui o dia todo sem trabalhar?” Eles responderam: “Porque ninguém nos contratou”. Disse-lhes ele: “Ide também vós trabalhar em minha vinha”. Ao cair da tarde, o dono da vinha falou a seu administrador: “Chama os trabalhadores e paga-lhes o salário, começando dos últimos até os primeiros”. Chegaram os das cinco horas da tarde e cada um recebeu um denário. Chegada a vez dos primeiros, eles pensaram que iriam receber mais. Mas receberam também um denário. Ao recebê-lo, reclamavam contra o fazendeiro, dizendo: “Esses últimos trabalharam apenas uma hora, e dás a eles a mesma quantia que a nós que carregamos o peso do dia e do calor”. Respondeu o fazendeiro a um deles: “Meu amigo, eu não estou sendo injusto contigo. Não combinaste comigo um denário? Toma o que é teu e vai. A esse último quero dar o mesmo que a ti. Não tenho o direito de fazer com meu dinheiro o que eu quiser? Ou tens inveja porque eu sou bom?” Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”.
 
Recadinho: - Qual é o projeto de vida que Deus nos oferece? - A sociedade se preocupa em dar a cada um o que é seu? - Somos chamados a colocar em primeiro lugar o que em nossa vida? - Deus é misericordioso para conosco. E nós? - Deus nos busca para trabalhar em sua vinha. Será que assumimos generosamente nossas responsabilidades?
 
7811. Movimento no Santuário Nacional de 03 a 09 de agosto/2015 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 03 a 09 de agosto 2015 circularam pelo Santuário 191.602 visitantes. No sábado, 08 de agosto, o Santuário recebeu 77.206 pessoas e, no domingo, dia 09 de agosto, o número foi de 75.188 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 39.208. A previsão para o próximo fim de semana era a cidade receber 87.447 visitantes no sábado, dia 15 de agosto/2015, e 142.900 no domingo, dia 16 de agosto.
 
7812. Movimento no Santuário Nacional de 10 a 16 de agosto/2015 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 10 a 16 de agosto 2015 circularam pelo Santuário 263.978 visitantes. No sábado, 15 de agosto, o Santuário recebeu 93.682 pessoas e, no domingo, dia 16 de agosto, o número foi de 135.896 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 34.400. A previsão para o próximo fim de semana é a cidade receber 91.709 visitantes no sábado, dia 22 de agosto/2015, e 135.902 no domingo, dia 23 de agosto.
 
7813. Enviado do Papa ao Perú celebrou com detentos - O Cardeal Raúl Vela Chiriboga, Arcebispo Emérito de Quito e enviado do Papa Francisco ao X Congresso Nacional Eucarístico e Mariano, celebrou uma missa para os familiares e detentos do Centro Penintenciário Río Seco. O centro procura “ser uma instituição com prestígio, eficiente e eficaz que reincorpore positivamente o detento na sociedade, contribuindo para o desenvolvimento do país e da paz". A visita foi acompanhada pelo Arcebispo de Piura e anfitrião do Congresso, Dom José Antonio Eguren e pelo Bispo Auxiliar de Chicago, George James Rassas. Na homilia o Cardeal exortou os presos a não perderem a esperança, convidando-os a abraçar a cruz de Cristo, colocando-o como centro da vida e vivendo a Eucaristia o mais frequente possível. Ao finalizar, o enviado do Papa animou os detentos a prosseguirem no processo de reabilitação. “O melhor de suas vidas, afirmou, é começar a recuperar a liberdade”. Dom Raúl Vela Chiriboga visitou também os pavilhões do centro penitenciário, destacando o trabalho realizado na instalação pela Diaconia para a Justiça e Paz do Arcebispado de Piura, através do programa “Construindo Caminhos de Esperança e Oportunidades”.
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Aniversariantes do dia

 
 
ALBINO WITKOVISKI
 
ESTANISLAU MELIUNAS NETO
 
JOSÉ ROBERTO PINTO DE OLIVEIRA
 
IRMÃO JOÃO BATISTA DE VIVEIROS
Festejando 62 anos de idade
 
PADRE RODRIGO JOSÉ ARNOSO SANTOS
Festejando 9 anos de Sacerdócio

18 de agosto de 2015

Vivências - De perto @ De longe

Nº 1876  -  18/08/2015

7805. Evangelho de 3ª feira (18-08-2015) - Jz 6, 11-24ª; Sl 84; Mt 19, 23-30 - Jesus disse a seus discípulos: “Na verdade vos digo: é difícil para um rico entrar no Reino dos Céus! E digo mais: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus”. Ouvindo tais palavras, os discípulos ficaram espantados e perguntaram: “Então, quem poderá salvar-se?” Olhando para eles, Jesus respondeu: “Para os homens isso é impossível, mas para Deus tudo é possível”. Pedro, então, tomando a palavra, disse-lhe: “Nós deixamos tudo para te seguir; que recompensa teremos?” Respondeu-lhe Jesus: “Na verdade vos digo: no mundo renovado, quando o Filho do homem tomar posse de seu trono glorioso, vós também vos assentareis em doze tronos para julgar as doze tribos de Israel. E todo aquele que deixar casas, irmãos, irmãs, pai, mãe, filhos ou terras por amor de mim, receberá cem vezes mais e terá como herança a vida eterna. Muitos, porém, dos primeiros serão últimos e muitos dos últimos serão primeiros”.
 
Recadinho: - Quais são os principais perigos da riqueza? - Ela é um bem em si? - O que significam para você partilha e comunhão? - É possível ser dono de reinos deste mundo e querer também o reino dos céus? - Rico ou pobre neste mundo, qual é sua verdadeira riqueza?
 
7806. O cristão traz luz! - “O cristão deveria ser uma pessoa luminosa, que traz a luz, que sempre dá luz. Uma luz que não é sua, mas é um presente de Deus, o presente de Jesus. E nós levamos em frente esta luz. Se o cristão apaga esta luz, a sua vida não tem sentido: é um cristão somente de nome, que não leva a luz, uma vida sem sentido. Os discípulos eram pescadores, pessoas simples… mas Jesus os vê com os olhos de Deus, e sua afirmação se entende justamente como uma consequência das Bem-aventuranças. Ele quer dizer: se fordes pobres de espírito, humildes, puros de coração, misericordioso, vós sereis o sal da terra e a luz do mundo!” (Papa Francisco, 09/fevereiro/2014)
 
7807. Deus que nos dá a luz e nós a damos aos outros - “Os cristãos recebem uma missão em relação a todos os homens: com a fé e com a caridade podem orientar, consagrar, fazer fecunda a humanidade. Todos nós os batizados somos discípulos missionários e somos chamados a nos tornarmos no mundo um Evangelho vivo: com uma vida santa daremos “sabor” aos diferentes ambientes e os defenderemos da corrupção, como faz o sal; e levaremos a luz de Cristo com o testemunho de uma caridade genuína. Mas se os cristãos perdem o sabor e se apagam, a sua presença perde a eficácia. Mas que bonita é esta missão de dar luz ao mundo! Mas, que bonita é esta missão que temos. Como é bonita! É também muito bonito conservar a luz que recebemos de Jesus. Guardá-la. Conservá-la. Como querem viver? Como lâmpadas apagadas ou como lâmpadas acesas? Apagada ou acesa? Como querem viver? Mas não escuto bem daqui! Como? Lâmpada acesa, né? É justamente Deus que nos dá esta luz e nós a damos aos outros. Lâmpada acesa. Esta é a vocação cristã”. (Papa Francisco, 09/fevereiro/2014)
 
7808. Sejam sal da terra e luz do mundo! - “Para compreender melhor estas imagens, tenhamos presente que a Lei judaica prescrevia a colocação de um pouco de sal sobre cada oferta apresentada a Deus, como sinal de aliança. A luz, assim, era para Israel o símbolo da revelação messiânica que triunfa sobre as trevas do paganismo. Os cristãos, novo Israel, recebem então a missão diante de todos os homens: com a fé e com a caridade podem orientar, consagrar, tornar fecunda a humanidade. Todos nós batizados somos discípulos missionários e somos chamados a nos tornar no mundo um Evangelho vivo. Com uma vida santa, daremos sabor aos diversos ambientes e os defenderemos da corrupção, como faz o sal; e levaremos a luz de Cristo com o testemunho de uma caridade autêntica. Mas se nós cristãos perdemos o sabor, apagamos a nossa presença de sal e luz, perdemos a eficácia. Mas, que bonita é esta missão que temos! Como é bonita!”. (Papa Francisco, 09/fevereiro/2014)
 
7809. Ouvir e acolher o chamado - “Ouvir e acolher o chamado do Senhor não é uma questão privada e intimista que possa ser confundida com a emoção do momento, mas sim um compromisso concreto, real e total que abraça a nossa existência e a coloca a serviço da construção do Reino de Deus sobre a terra, que se personifica em particular no compromisso solidário a favor da libertação dos irmãos, especialmente dos mais pobres”. (Papa Francisco, 14/abril/2015, 52º Dia Mundial de Oração pelas Vocações)
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR