Nº 1886 - 28/08/2015
7843. Evangelho de 6ª feira (28-08-2015) - Sto. Agostinho - 1Ts 4, 1-8; Sl 96; Mt 25, 1-13 - Jesus disse aos seus discípulos esta parábola: “O Reino dos Céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: “O noivo está chegando. Ide a seu encontro!” Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram às previdentes: “Dai-nos um pouco de óleo, porque nossas lâmpadas estão se apagando”. As previdentes responderam: “De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós. É melhor irdes comprar aos vendedores”. Enquanto elas foram comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim, chegaram também as outras jovens e disseram: “Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!” Ele, porém, respondeu: “Em verdade eu vos digo: Não vos conheço!” Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será o dia, nem a hora”.
Recadinho: - Jesus é muito insistente: que estejamos preparados! Já me convenci desta necessidade? - Se Jesus deixa tudo claro, expresso com muitos exemplos, parábolas, o que custa a muitos acreditar nele? - E pensemos bem! Não é tão bom ser bom? - Não é tão bom ser honesto, coerente, correto em tudo? - Quem poderia elogiar alguém que não cumpre seus deveres, que não dá bom exemplo?
7844. Tailândia: lugar de atentado vira encontro de oração inter-religiosa - No dia 19 de agosto de 2015, o templo, um ponto importante da capital da Tailândia, popular entre turistas e fiéis budistas, foi reaberto. No dia 21 de agosto de 2015 os líderes religiosos da Tailândia se reuniram no templo hindu de Erawan Shrine, no centro de Bangcoc, Tailândia, para uma oração inter-religiosa de paz. No dia 17 de agosto de 2015 o local foi alvo de atentado terrorista que matou 22 pessoas e deixou mais de 125 feridos: a maioria era tailandesa, mas entre elas também estavam cidadãos da China, Hong Kong, Malásia e Cingapura. O primeiro-ministro tailandês, Prayuth Chan-ocha, disse que o atentado foi o “pior de todos” na história do país. Participaram do encontro líderes budistas, muçulmanos, hindus e cristãos (as cinco religiões reconhecidas no país). A Conferência dos Bispos, pela Igreja católica, participou, através de um delegado, expressando “solidariedade e proximidade à população tailandesa, e invocando a unidade e a paz neste momento difícil”. Participaram do encontro, também, autoridades civis, como os representantes da cidade de Bangcoc e do governo. Os bispos católicos divulgaram uma breve mensagem à nação, expressando compaixão às vítimas e condenando toda forma de violência. Exortaram a população a não se dividir e a encontrar a unidade para enfrentar o futuro num clima de paz e reconciliação, neste contexto de dor e abatimento em que o povo corre o risco de perder a esperança.
7845. Maria, modelo de todo o vocacionado! - “Todos temos uma vocação, uma missão que recebemos de Deus ao nos chamar à vida. Ele nos criou por amor e para o amor. Esta é a vocação fundamental de todos nós, vocação que pode ser realizada por caminhos diferentes. Refletir sobre nossa vocação e missão na sociedade e na Igreja e pedir as luzes do Espírito Santo ajuda-nos a descobrir o que Deus espera de nós. Da opção vocacional que fazemos depende nossa realização e o bem que faremos aos outros. Hoje, na prática, fala-se de vocação para designar um estado de vida, como a vocação para o matrimônio que é a mais comum; a vocação para o ministério presbiteral; a vocação religiosa e de especial consagração, e a vocação do leigo e da leiga na Igreja e na sociedade. Em geral, pode-se dizer que a profissão é também uma vocação, isto é, um chamado para colocar nossos talentos e dons a serviço dos irmãos e irmãs no estado de vida que abraçamos”. Dom Raymundo Damasceno Assis, Cardeal Arcebispo de Aparecida (SP), 16/gosto/2015.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.