7835. Evangelho de 4ª feira (26-08-2015) - 1Ts 2, 9-13; Sl 138; Mt 23, 27-32 - Disse Jesus: “Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós sois como sepulcros caiados: por fora parecem belos, mas por dentro estão cheios de ossos de mortos e de toda podridão! Assim também vós: por fora, pareceis justos diante dos outros, mas por dentro estais cheios de hipocrisia e injustiça. Ai de vós, mestres da Lei e fariseus hipócritas! Vós construís sepulcros para os profetas e enfeitais os túmulos dos justos, e dizeis: “Se tivéssemos vivido no tempo de nossos pais, não teríamos sido cúmplices da morte dos profetas”. Com isso, confessais que sois filhos daqueles que mataram os profetas. Completai, pois, a medida de vossos pais!
Recadinho: - O que adianta mostrar uma imagem espiritual elevada, sendo que nosso interior é bem outra coisa?! - Falar a verdade e não a viver para que serve? - Procuro ser justo diante de meu próximo? - Será que muitas vezes não maquiamos nossa vida aparentando aquilo que na verdade não somos? - Procuro ter aparência nobre e bonita por fora e por dentro de meu ser?
7836. Movimento no Santuário Nacional de 17 a 23 de agosto/2015 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 17 a 23 de agosto 2015 circularam pelo Santuário 246.002 visitantes. No sábado, 22 de agosto, o Santuário recebeu 84.600 pessoas e, no domingo, dia 23 de agosto, o número foi de 124.842 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 36.560. A previsão para o próximo fim de semana é a cidade receber 103.259 visitantes no sábado, dia 29 de agosto/2015, e 98.436 no domingo, dia 30 de agosto.
7837. Cuba demonstra avanços na relação entre Governo e Igreja - Dom Juan de Dios Hernández, bispo auxiliar de Havana, membro da comissão que prepara a visita do Papa à ilha, em setembro deste 2015 declarou que acredita que a aproximação entre Washington e Havana também terá reflexos na vida da Igreja, na medida em que os dois povos terão "maiores possibilidades de intercâmbio e nossas famílias avancem mais nisto que tanto dói a todos, na nossa própria pele, que é a divisão, e o fato mesmo de que deixemos de nos insultar e possamos conversar. Considera que, se o povo se beneficia desta nova etapa das relações, também a Igreja se beneficiará”. Continuam as observações de Dom Hernández: “A visita do Papa Francisco ao país se realiza em um momento em que "cada vez mais o governo cubano entende o papel da Igreja" e o diálogo entre os dois são construtivos”. Para ilustrar esses avanços ocorridos, menciona o fato de que o governo cubano permitiu a construção de novas igrejas e vem devolvendo à Igreja Católica, de forma "gradual", algumas igrejas e imóveis que foram desapropriados nos primeiros anos após a revolução de 1959. Outro fato destacado pelo bispo é a autorização para que religiosas prestem assistência aos enfermos nos hospitais e que a Igreja possa abrir espaços para atender pessoas da terceira idade, visto o progressivo envelhecimento da população. Não obstante os avanços ocorridos, Dom Fernández considera que esta relação pode avançar ainda mais. Como exemplo, fala das restrições ainda existentes para a atuação da Igreja na área da educação e dos meios de comunicação.
7838. Os Redentoristas e o Beato Domingos Metódio Trcka - O Beato Domingos Trck, missionário redentorista que deu a vida no serviço do Evangelho, foi celebrado no dia 25 de agosto de 2015. As denominadas Constituições, normas que regem a vida de um Missionário desta Congregação religiosa, dizem (n. 20): "Fortes na fé, alegres na esperança, ardentes na caridade, inflamados pelo zelo, humildes e sempre dados à oração, os Redentoristas, como homens apostólicos e genuínos discípulos de Santo Afonso, seguem o Cristo Redentor com o coração cheio de alegria. Abnegados de si mesmos e sempre prontos a enfrentar o que é exigente e desafiador, participam do mistério de Cristo e o proclamam com simplicidade no viver e no falar, a fim de levar a Copiosa Redenção". Assim, como religiosos, de modo especial no terceiro domingo do mês de julho, em que a Igreja Católica comemora Jesus Cristo Redentor, os Missionários lançam um olhar de fé para o Redentor, dando continuidade, na Igreja e na sociedade, ao carisma do fundador da mesma, Santo Afonso Maria de Ligório.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.