PADRE LUIS RODRIGUES BATISTA CSsR PROVINCIAL DE SÃO PAULO |
Resumo da Espiritualidade Redentorista
A Espiritualidade Redentorista, apreendida de Santo Alfonso, tem alguns pilares fundamentais da vida Cristã. A começar pelo Presépio, que remete-nos ao Mistério da Encarnação. O Filho de Deus assume a nossa condição humana, que por amor sem medida, abraça o caminho da Cruz, até o Calvário, onde se doa totalmente. Do lado de Jesus correu sangue e água, conforme o Evangelho de João, expressão do amor redentivo de Cristo, que se doa totalmente até a Morte na Cruz.
Os Sacramentos são sinais perenes da graça desse Deus que nos quer todo bem. A Eucaristia se torna o alimento essencial para a caminhada dos filhos de Deus na fidelidade a Cristo. Jesus no Sacrário está, incansavelmente, esperando que os corações se aproximem Dele para amá-Lo. O Sacramento da Reconciliação é o grande convite que Deus nos faz para a conversão. Somos no dia a dia convidados a viver reconciliados com Deus e os irmãos.
O grande meio para a perseverança no projeto que Deus quis para a humanidade é a oração. Por isso, Santo Afonso se ocupou em colar nas mãos do povo métodos simples de oração. Escreveu livros e orações, compôs músicas e fez pinturas para que as pessoas fossem despertadas para corresponderem ao amor infinito de Deus.
Maria, a Mãe de Jesus, ocupa um lugar privilegiado no coração dos Missionários Redentoristas. O motivo é que Maria Santíssima participa ativamente na Obra da Redenção, realizada por seu Filho Jesus. Ela é a primeira discípula e missionária de seu Filho. Torna-se dócil à vontade de Deus Pai, pela Ação do Espírito Santo. No Evangelho temos sinais de que Maria intercede junto a seu Filho em favor de todos nós. Ela é a Mãe do Perpétuo Socorro.
Pe. Luís Rodrigues Batista, C.Ss.R
São Paulo, 24 de maio de 2011
NOTA: Agradecemos pela colaboração dos Padres da Província de São Paulo: Bertanha e Luiz Carlos!