Em 31 de maio de 1788 SÃO CLEMENTE foi nomeado Vigário Geral da CSsR além dos Alpes
Em 31 de maio de 1931 a pedido do povo e dos bispos do Brasil NOSSA SENHORA APARECIDA é proclamada solene e oficialmente como PADROEIRA DO BRASIL pelo Papa Pio XI, com a imagem no Rio de Janeiro, então capital do Brasil, e na presença de um milhão de pessoas.
Presentes ao ato Dom Sebastião Leme e Padre Antão Jorge da Congregação.
A seguir, registros da época:
De 17 a 31 de Maio de 1931, fez realizar o sr. cardeal Dom Sebastião Leme imponentíssimas homenagens nacionais a Nossa Senhora da Conceição Aparecida, Padroeira do Brasil. Do que foram essas solenidades, basta transcrever estas palavras do eminente cardeal-arcebispo:
Quando, á tarde de ontem, vi espraiar-se aos pés do altar da Aparecida a onda humana que na Esplanada se comprimia, mais que nunca, senti orgulho da minha fé, da minha pátria e da minha cidade. Penso que ninguém me poderá levar em conta de exagero se afirmar que espetáculo como o de ontem nenhuma cidade do mundo poderia apresentar. Não são muitas as capitais que contam mais de um milhão de habitantes, e não chegam a meia dezena as grandes cidades de população católica como a nossa.
A seguir, registros da época:
HOMENAGENS NACIONAIS A NOSSA SENHORA APARECIDA
Bastaria esta reflexão para mostrar a razão e a justiça da minha afirmativa. Além disso, qual cidade do mundo comparável à nossa, pela espontaneidade e vibração de sua fé religiosa, intensa, expansiva e transbordante? O Rio de Janeiro foi, na aclamação de ontem, a voz de toda a terra brasileira. Ato de fé, expressão de confiança, a procissão valeu como um plebiscito nacional, cujo voto proclamou Nossa Senhora da Conceição Aparecida, mas ainda como Rainha do Brasil.
E o voto do povo brasileiro foi tão unânime e ardoso que explodiu nas chamas de um imenso e portentoso incêndio de corações”. Em 1930, o santo padre declarou Nossa Senhora Aparecida Padroeira do Brasil. Comemorando o auspicioso acontecimento, quis o Cardeal Leme consagrar duas semanas as solenidades em honra de Nossa Senhora Aparecida: “Ato público de fé religiosa, manifestação de carinho filial à Mãe e Senhora do povo brasileiro, exultação e regozijo pelo reconhecimento canônico do seu padroado nacional, apelo fervoroso à sua valiosíssima proteção para o Brasil, a semana de Nossa Senhora Aparecida avultará ainda como um grito de confiança irredutível no futuro da nacionalidade”.Fonte: site proerdpinhal.com.br (Vida de Dom Sebastião Leme)




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.