Nº 1705 28/ 02/2015
7139. Evangelho de sábado (28-02-2015) - Dt 26, 16-19; Sl 118; Mt 5, 43-48 - Jesus disse aos seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!” Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”.
Recadinho: - Agradeçamos a Deus que nos inculcou o amor a Deus através do amor ao próximo! - Às vezes há perseguições entre familiares. E isto acontece porque... falta Deus nestes corações! - Não é bela a recordação de Jesus de que o sol nasce para os maus e para os bons? - Tender à perfeição é... amar a Deus acima de tudo e ao próximo como a nós mesmos! - Peçamos a Jesus que faça nosso coração semelhante ao seu.
7140. Libertado jesuíta sequestrado no Afeganistão - No final de fevereiro de 2015 foi divulgada a notícia de que o padre jesuíta indiano Alexis Prem Kumar, sequestrado no Afeganistão mais de oito meses atrás, foi libertado. Foram oito meses longos e difíceis, com muita incerteza para a família, amigos e colegas de P. Alex, que se encontra em casa, são e salvo. Sequestrado no dia 02 de junho de 2014, perto Herat, no Afeganistão, P. Alex, de 47 anos, fora levado por um grupo de homens armados não identificados, durante uma visita a uma escola para refugiados, sustentada pelo Serviço Jesuíta, a cerca de 34 km de Herat. Ele tinha trabalhado precedentemente para os refugiados do Sri Lanka, no Estado indiano de Tamil Nadu. P. Stan Fernandes, Diretor regional do Serviço de ajuda no Sul da Ásia, explicou: “Nosso papel no Afeganistão é de ajudar os deslocados e suas comunidades de acolhida, oferecendo instrução e competências de modo que possam reconstruir suas vidas e suas comunidades. Estávamos perto do povo afegão antes do sequestro do P. Alex e o faremos também agora, continuando a acompanhá-lo no que for possível”. Presente em mais de 50 países ao redor do mundo e no Afeganistão desde 2005, o Serviço Jesuíta opera em cerca de cinquenta países em todo o mundo, fornecendo instrução, saúde e serviços sociais para cerca de 950 mil refugiados e deslocados, metade mulheres”.
7141. Pesar das Igrejas da Cidade Santa pelo assassinato dos cristãos coptas - Com uma mensagem tornada pública no dia 23 de fevereiro de 2015, os Chefes das Igrejas da Cidade Santa de Jerusalém expressaram “dor e sincera solidariedade” ao Chefe da Igreja Copta no Egito, Patriarca Tawadros II, após a “terrível notícia” do assassinato “dos irmãos coptas martirizados” na Líbia pelo Estado Islâmico. Afirmam os líderes cristãos de Jerusalém: “É extremamente difícil compreender como tais atrocidades possam ser cometidas em nome da religião. Somos conscientes que estes trágicos eventos alimentam o sentimento de insegurança que muitos dos nossos co-irmãos, discípulos de Jesus Cristo, já experimentam na região e queremos assegurar-vos que estamos ao vosso lado nestes momentos tão dolorosos. Nós, os representantes das Igrejas de Jerusalém, pedimos ao Patriarca Tawadros que transmita as nossas mais sinceras condolências às famílias daqueles que perderam a vida por causa de sua fé em Nosso Senhor Jesus Cristo. Continuamos a levá-los no nosso coração e nas nossas orações”.
7142. Mensagem do Papa aos jovens para a Jornada Mundial da Juventude de 2015 - Como é já tradição, o Papa Francisco divulgou uma mensagem para a 30ª Jornada da Juventude, que se promove em todas as dioceses, no mundo todo, no Domingo de Ramos (que neste ano será no dia 29 de março). Para suas mensagens o Papa Francisco escolheu como guia as Bem-aventuranças, do Evangelho de S. Mateus. Depois de refletir no ano passado sobre os pobres em espírito, neste ano o Papa se dedica à sexta Bem-aventurança: “Felizes os puros de coração, porque verão a Deus”. Esta é a última etapa do caminho de preparação para o próximo grande encontro mundial dos jovens em Cracóvia, no ano de 2016.
Pe.Geraldo Rodrigues, CSsR