CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

31 de dezembro de 2013

Congresso Internacional


Província de Campo Grande acolhe I Congresso Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro

Para aumentar o conhecimento do Ícone de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, a fim de fortalecer a missão da Igreja de evangelizar através da devoção mariana, a Conferência da América Latina e do Caribe está preparando o  I Congresso Internacional de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande (PR), de 12 a 16 de maio de 2014. 

Foto: reprodução. 
Santuário de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande (PR). 

Com o lema 'Faça-a conhecida em todo o mundo', o evento propõe reunir redentoristas de várias partes do mundo. 
Serão aprofundados no evento, temas como 'Devoção em uma cultura secularizada e devoção no nível inter-religioso', 'O significado do ícone e Perpétuo Socorro, em vista da Mariologia', entre outros. 
Grande parte das conferências serão ministradas em inglês, mas também terão espaço conferências em espanhol, português e italiano. 
Para participar do evento, é preciso entrar em contato com o padre Joaquim Parron, Provincial de Campo Grande pelo e-mail: parron65@hotmail.com ou com o padre Dirson Gonçalves, pelo endereço: ferreiracssr@hotmail.com. 

Oração de todos dias

Oração da manhã para todos os dias


Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.

Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.

Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém

Oferta de todos dias




Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,

Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.

Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,

Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.

Fazei que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,

eu me transforme em Ti.

O Evangelho do dia




Dia Litúrgico: 31 de Dezembro (Dia sétimo da Oitava de Natal)

Evangelho (Jn 1,1-18): No princípio era a Palavra, e a Palavra estava junto de Deus, e a Palavra era Deus. Ela existia, no princípio, junto de Deus. Tudo foi feito por meio dela, e sem ela nada foi feito de tudo o que existe. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. 

Veio um homem, enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, a fim de dar testemunho da luz, para que todos pudessem crer, por meio dele. Não era ele a luz, mas veio para dar testemunho da luz. 

Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina. Ela estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não a reconheceu. Ela veio para o que era seu, mas os seus não a acolheram. A quantos, porém, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus: são os que crêem no seu nome. Estes foram gerados não do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus. E a Palavra se fez carne e veio morar entre nós. Nós vimos a sua glória, glória que recebe do seu Pai como filho único, cheio de graça e de verdade. 

João dá testemunho dele e proclama: «Foi dele que eu disse: ‘Aquele que vem depois de mim passou à minha frente, porque antes de mim ele já existia». De sua plenitude todos nós recebemos, graça por graça. Pois a Lei foi dada por meio de Moisés, a graça e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém jamais viu a Deus; o Filho único, que é Deus e está na intimidade do Pai, foi quem o deu a conhecer».



Comentário: Rev. D. David COMPTE i Verdaguer (Manlleu, Barcelona, Espanha)

E a Palavra se fez carne


Hoje é o último dia do ano. Frequentemente, uma mistura de sentimentos —incluso contraditórios— sussurram nos nossos corações nesta data. É como se uma amostra dos diferentes momentos vividos, e dos que gostaríamos de ter vivido, se tornassem presentes na nossa memória. O Evangelho de hoje pode ajudar-nos a decantá-los para podermos começar o novo ano com um empurrão.

«A palavra era Deus (…). Tudo foi feito por meio dela» (Jo 1,1.3). No momento de fazer o balanço do ano, devemos ter presente que cada dia vivido é um dom recebido. Por isso, seja qual for o aproveitamento realizado, hoje devemos agradecer cada minuto do ano.

Mas o dom da vida não é completo. Estamos necessitados. Por isso o Evangelho de hoje aporta-nos uma palavra-chave: “acolher”. «E a Palavra se fez carne» (Jo 1,14). Acolher o próprio Deus! Deus, feito homem, fica ao nosso alcance. “Acolher” significa abrir-lhe as nossas portas, deixar que entre nas nossas vidas, nos nossos projetos, nos atos que enchem as nossas jornadas. Até que ponto acolhemos a Deus e lhe permitimos que entre em nós?

«Esta era a luz verdadeira, que vindo ao mundo a todos ilumina» (Jo 1,9). Acolher a Jesus quer dizer deixar-se guiar por Ele. Deixar que os seus critérios dêem luz tanto aos nossos pensamentos mais íntimos como á nossa atuação social e de trabalho. Que as nossas ações se relacionem com as suas!

«A vida era a luz» (Jo 1,4). Mas a fé é algo mais que uns critérios. É a nossa vida enxertada na Vida. Não é apenas esforço —que também—. É, sobretudo, dom e graça. Vida recebida no seio da Igreja, sobretudo mediante os sacramentos. Que lugar têm eles na minha vida cristã?

«A quantos, porém, a acolheram, deu-lhes poder de se tornarem filhos de Deus» (Jo 1,12). Todo um projeto apaixonante para o ano que vamos estrear!

Vivências - De perto @ De longe


Nº 1281 31/12/2013 

5431. Evangelho de 3ª feira (31-12-2013) - S. Silvestre I Papa - 1Jo 2, 18-21; Sl 95; Jo 1, 1-18 - No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio, estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. A Palavra estava no mundo - e o mundo foi feito por meio dela - mas o mundo não quis conhecê-la. Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade. 
Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer. 

Recadinho: - Dou testemunho da Luz que é Jesus? - Meu modo de viver ilumina, inspira a vida de Deus? - Dou espaço para que Jesus possa iluminar meus caminhos? - Reconheço Deus como o Pai que cuida de mim? - Aceito ser iluminado e guiado pelo Espírito Santo? 

5432. Movimento no Santuário Nacional de 23 a 29/dezembro/2013 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 23 a 29/dezembro/2013 circularam pelo Santuário 254.764 visitantes. No sábado, 28 de dezembro, o Santuário recebeu 60.525 pessoas e, no domingo, 29 de dezembro, o número foi de 73.482 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 120.757. A previsão de nosso site para o próximo fim de semana é a cidade receber 48.862 visitantes no sábado, dia 04 de janeiro/2014, e 46.351 no domingo, dia 05 de janeiro. 

5433. Final de 2013: 30 mil jovens em encontro - De 28 de dezembro/2013 a 1º de janeiro/2014, 30 mil jovens da Comunidade de Taizé se encontram em Estrasburgo, na França, compartilhando jornadas de oração e amizade. A eles escreveu o Papa Francisco: "O papa conta com vocês para que a sua fé e testemunho difundam o espírito de paz e de reconciliação do Evangelho!" Trata-se da 36ª edição da "Peregrinação da Confiança", organizada pela comunidade. “A obtenção da comunhão visível de todos os que amam a Cristo" é o tema de reflexão que o prior, o irmão Alois, dirige aos jovens, apresentando quatro propostas para 2014. Escreveu o Irmão Alois: "Os que amam a Cristo no mundo formam uma 
grande comunidade de amizade. Eles podem dar uma contribuição para curar as feridas da humanidade: sem impor, podem promover a globalização da solidariedade, para não excluir nenhum povo nem pessoa". Nestes dias, os jovens se reúnem nas mais de 200 paróquias que os acolhem na França e na Alemanha, dedicando tempo à oração e partilhado experiências. Constam da programação reuniões temáticas como "Crise, desemprego e precariedade", "A justiça e os direitos humanos" e "O diálogo ecumênico". 

5434. Missas com o Papa no Vaticano - A partir de janeiro/2014, paróquias romanas poderão participar das missas do Papa na Casa Santa Marta. Os párocos da Diocese de Roma serão orientados a fazer o pedido de participação na missa com o Papa Francisco na Casa Santa Marta, no Vaticano, com um grupo de fiéis de sua paróquia (cerca de 25 pessoas). Como o Papa não poderá visitar todas as paróquias de Roma, será dada a possibilidade de uma representação de cada paróquia poder participar no Vaticano. 

Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR


Aniversariantes do dia


CASSIANO ANTÔNIO LEMOS PELIZ
Turma de 1964 de Goiânia - GO

JOSÉ MACHADO BRAGA
de Aparecida - SP

GENÉSIO VALESI
 Turma de 1957 de São Paulo - SP


DIÁCONO INÁCIO DE MELO MESQUITA
Festejando 7 anos de Ordenação Diaconal Permanente

PADRE JOÃO JOSÉ FERREIRA
Comunidade do Seminário Santo Afonso - CERESP
Festejando 47 anos de Ordenação Sacerdotal

30 de dezembro de 2013

Oração de todos dias

Oração da manhã para todos os dias


Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.

Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.

Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém

Oferta de todos dias




Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,

Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.

Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,

Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.

Fazei que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,

eu me transforme em Ti.

Vivências - De perto @ De longe



Nº 1280  - 30/12/2013
 
5426. Evangelho de 2ª feira (30-12-2013) - 1Jo 2, 12 - 17; Sl 95; Lc 2, 36-40 - Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva e agora já estava com 84 anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.

Recadinho: - A profetisa Ana, de 84 anos, reconhece o messias que “crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria”. Procuro conhecer cada vez mais o Jesus que age em meu coração? - Dou espaço para que Ele seja sempre realmente uma presença em mim? - E nossas crianças e jovens? Crescem fortes, com sabedoria, na graça de Deus? Tenho alguma responsabilidade neste contexto? - Os filhos podem seguramente se inspirarem nos pais para viver a fé? - E os pais? Assumem realmente o papel que lhes compete?
 
5427. Jesus pôs a sua tenda no meio de nós! - “Os pastores foram os primeiros a ver esta "tenda", a receber o anúncio de Jesus. Foram os primeiros porque estavam entre os últimos, os marginalizados. Com eles, detemo-nos diante do Menino, detemo-nos em silêncio.  Com eles, agradecemos ao Pai do Céu por nos ter dado Jesus e, com eles, deixamos subir do fundo do coração o nosso louvor pela sua fidelidade: Nós Vos bendizemos, Senhor Deus Altíssimo, que Vos humilhastes por nós. Sois imenso, e fizestes-Vos pequenino; sois rico, e fizestes-Vos pobre; sois onipotente, e fizestes-Vos frágil. Partilhamos a alegria do Evangelho: "Deus ama-nos; e ama-nos tanto que nos deu o seu Filho como nosso irmão, como luz nas nossas trevas!” O nosso Pai é paciente, ama-nos, dá-nos Jesus para nos guiar no caminho para a terra prometida. Ele é a luz que ilumina as trevas. Ele é a nossa paz!" (Papa Francisco, noite de Natal de 2013)
 
5428. Bento XVI almoçou com Papa Francisco - No dia 27 de dezembro de 2013, o Papa Francisco e Bento XVI almoçaram juntos na Casa Santa Marta. O convite havia sido feito pelo Papa Francisco ao seu Predecessor quando o visitou para o cumprimentar por ocasião das festas do Natal na tarde de 23 de dezembro, visita que teve a duração de cerca de quarenta e cinco minutos.
 
5429. Em Bruxelas, 400 ocupam igreja em protesto contra deportações - Cerca de 400 afegãos à espera de asilo na Bélgica estão ocupando uma igreja de Bruxelas em protesto por não ter sido concedida uma moratória às expulsões para o Afeganistão. Representantes do grupo reuniram-se no dia 24 de dezembro de 2013 com o primeiro-ministro socialista Elio Di Rupo e com a secretária de Estado para o Asilo e Migrações, Maggie De Block, tendo sido marcada uma nova reunião para 30 de janeiro/2014. Foi pedido a eles que voltem a submeter os pedidos de asilo para serem analisados individualmente, o que os afegãos aceitam, desde que não corram o risco de serem deportados. Além de continuar ocupando a igreja, o grupo marcou uma manifestação para o dia 13 de janeiro. O arcebispo de Malinas - Bruxelas, Dom André Joseph Léonard, disse que está solidário com os afegãos e disposto a marchar com eles, porque deportar alguém para o Afeganistão é extremamente perigoso.
 
5430. França: Le Monde elege o papa Francisco personalidade do ano - No dia 20 de dezembro de 2013, o jornal francês Le Monde escolheu o Papa Francisco como personalidade do ano de 2013, e para ilustrar a capa escolheu uma das canecas com o seu rosto que se vendem ao redor do Vaticano. O suplemento semanal do vespertino salientou que neste momento "não é absurdo falar de “papamania”, e elogiou a mensagem de modernidade que encarna o pontífice argentino. De acordo com o jornal francês, Francisco, que levou ao Vaticano "um novo estilo", o da simplicidade e da entrega, supõe também "uma espécie de esperança", a de pensar que “é possível que uma instituição se reforme e mude, e que o seu representante encarne essa mensagem". O Santo Padre se impôs como personagem do ano tanto entre a redação do jornal como entre aqueles que o escolheram por meio da internet.
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

29 de dezembro de 2013

Vivências no Youtube


Estamos no Ano Litúrgico A
Evangelho - Mt 2, 13-15.19-23
A Sagrada Família de Nazaré é exemplo de vida comunitária vivida no amor, banhada pelo sofrimento.
Procuremos ver se nossa família vive esse exemplo da fé na vontade de Deus, que muitas vezes traça caminho estranho aos nossos.
Procuremos ver se não estamos desistindo de fazer esforço e perdendo a coragem de buscar a paz para nosso ambiente familiar.
Jesus, Maria e José contam com nosso esforço! E nos darão suas bênçãos!

Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Oração de todos dias

Oração da manhã para todos os dias


Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.

Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.

Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém

Oferta de todos dias




Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,

Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.

Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,

Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.

Fazei que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,

eu me transforme em Ti.

A Palavra de Deus na Vida - Homilia

SAGRADA FAMÍLIA DE JESUS - ANO A - HOMILIA

Evangelho: Mateus 2,13-15.19-23

13 Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonhos a José e disse: "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar". 
14 José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. 
15 Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: "Eu chamei do Egito meu filho". 
19 Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: 
20 "Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino". 
21 José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel. 
22 Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galileia 
23 e veio habitar na cidade de Nazaré para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: "Será chamado Nazareno".
JOSÉ ANTONIO PAGOLA
"Fuga para o Egito" - pintura de Rembrandt (1627)
UMA FAMÍLIA DE REFUGIADOS

Segundo o relato de Mateus, a família de Jesus viveu a experiência trágica dos refugiados, obrigados a fugir de seu lar para buscar asilo num país estranho. Com o nascimento de Jesus não chegou a paz à sua casa. Pelo contrário, imediatamente a Sagrada Família se viu envolvida por todo tipo de ameaças, intrigas e penalidades. 

Tudo começa quando sabem que Herodes busca o menino para acabar com ele. Como acontece tantas vezes, sob o aparente bem-estar daquele reinado poderoso, perfeitamente organizado, esconde-se muita violência e crueldade. A família de Jesus busca refúgio na província romana do Egito, fora do controle de Herodes, asilo bem conhecido para aqueles que fugiam de sua perseguição. À noite, de maneira precipitada e angustiada, começa sua odisseia. 

Por um momento, parece que poderão desfrutar de paz, pois "morreram os que atentavam contra o menino". A família volta para a Judeia, porém se inteira que ali reina Arquelau, conhecido pela sua "crueldade e tirania", segundo o historiador Flávio Josefo. Novamente, a angústia, a incerteza e a fuga para a Galileia, para esconder-se num povoado desconhecido na montanha, chamado Nazaré.

Podemos imaginar um relato mais contrário à cena ingênua e idílica do nascimento de Jesus nascendo entre cantos de paz entoados por coros de anjos, em meio de uma noite maravilhosamente iluminada? Qual é a mensagem de Mateus ao pintar com traços tão sombrios os primeiros passos de Jesus?

A primeira coisa é não sonhar. A paz que traz o Messias não é um presente caído do céu. A ação salvadora de Deus abre caminho em meio a ameaças e incertezas, distante do poder e da segurança. Aqueles que trabalham para um mundo melhor com o espírito deste Messias, o farão a partir da debilidade dos ameaçados, não a partir da segurança dos poderosos. 

Por isso, Mateus não chama Jesus de "Rei dos judeus", mas de "Deus-conosco". Devemos reconhecê-lo compartilhando a sorte de quem vive na insegurança e no medo, à mercê dos poderosos. Uma coisa é clara: somente haverá paz quando desaparecerem os que atentam contra os inocentes. Trabalhar pela paz é lutar contra abusos e injustiças.

Nesse esforço, muitas vezes penoso e incerto, temos de saber que a nossa vida é sustentada e guiada pela "presença invisível" de Deus ao qual devemos buscar na obscuridade da fé. Assim busca José, entre pesadelos e terrores noturnos, luz e força para defender Jesus e a sua mãe. Assim se defende a causa de Jesus.
"Fuga para o Egito" - afresco de Giotto (1305-1306)
ABERTAS AO PROJETO DE DEUS

Os relatos do Evangelho não oferecem dúvida alguma. Segundo Jesus, Deus tem um grande projeto: construir no mundo uma grande família humana. Atraído por este projeto, Jesus se dedica inteiramente para que todos sintam a Deus como Pai e todos aprendam a viver como irmãos. Este é o caminho que conduz à salvação do gênero humano.

Para alguns, a família atual está se arruinando porque perdeu o ideal tradicional de "família cristã". Para outros, qualquer novidade é um progresso para uma sociedade nova. Porém, como é uma família aberta ao projeto humanizador de Deus? Que características poderíamos destacar?

Amor entre os esposos. É a primeira característica. O lar está vivo quando os pais sabem querer-se, apoiar-se mutuamente, compartilhar dores e alegrias, perdoar-se, dialogar e confiar um no outro. A família começa a desumanizar quando cresce o egoísmo, as discussões e os mal-entendidos. 

Relação entre pais e filhos. Não basta o amor entre os esposos. Quando pais e filhos vivem enfrentando-se e sem nenhuma comunicação, a vida familiar se torna impossível, a alegria desaparece, todos sofrem. A família necessita de um clima de confiança mútua para pensar no bem de todos.

Atenção aos mais frágeis. Todos devem encontrar em seu lar acolhida, apoio e compreensão. Porém, a família se faz mais humana, sobretudo, quando nela se cuida com amor e carinho dos mais pequenos, quando se trata com amor e respeito aos maiores, quando há solicitude para os enfermos ou incapacitados, quando não se abandona quem está passando mal.

Abertura aos necessitados. Uma família trabalha para um mundo mais humano, quando não se fecha em seus problemas e interesses, mas vive aberta às necessidades de outras famílias: lares quebrados que vivem situações conflitivas e dolorosas, e necessitam de apoio e compreensão; famílias sem trabalho nem renda alguma, que necessitam ajuda material; famílias de imigrantes que pedem acolhida e amizade.

Crescimento da fé. Na família se aprende a viver as coisas mais importantes. Por isso, é o melhor lugar para aprender a crer nesse Deus bom, Pai de todos; para conhecer o estilo de vida de Jesus; para descobrir sua Boa Notícia; para rezar juntos entorno da mesa; para tomar parte na vida da comunidade de seguidores de Jesus. Estas famílias cristãs contribuem para construir esse mundo mais justo, digno e feliz desejado por Deus. São uma bênção para a sociedade.

Tradução do espanhol por Telmo José Amaral de Figueiredo.

Fontes: Sopelako San Pedro Apostol Parrokia - Sopelana - Bizkaia (Espanha) - 26 de dezembro de 2010  E MUSICALITURGICA.COM - Homilías de José A. Pagola 

Vivências - De perto @ De longe





Nº 1279  -  29/12/2013
 
5422. Evangelho de domingo - Sagrada Família - (29-12-2013) - Eclo 3, 3 - 7.14 - 17a ; Sl 127, 1 - 5; Cl 3, 12 - 21; Mt 2, 13 - 15.19-23  Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonhos e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11, 1). Com a morte de Herodes, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna ao país de Israel, porque morreram os que tentavam contra a vida do menino”. José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para o país de Israel. Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galileia e veio habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno (Is 11, 1).
 
Recadinho: - Também a Sagrada Família teve que experimentar o drama do exílio e da imigração! Tenho contato com imigrantes? Sendo a resposta positiva, como os trato? - Há muito racismo no contexto social em que vivo? - Jesus, já em pouca idade, é incômodo aos poderosos! José, deixando de lado interesses pessoais, assume sua tarefa de protetor do Menino Jesus. Não me importando com a idade, faço o que está a meu alcance em favor da paz? - Coloco a família acima de tudo? - Jesus, Maria e José nos indicam o melhor caminho para revitalizar nossas famílias. Vamos colocar a Sagrada Família no centro de nosso lar?
 
5423. Oração à Sagrada Família - A vós, Sagrada Família de Nazaré, dirigimos o olhar com admiração e confiança; em vós contemplamos a beleza da comunhão no amor verdadeiro; a vós confiamos todas as nossas famílias, para que se renovem nessas maravilhas da graça. Sagrada Família de Nazaré, escola atraente do santo Evangelho, ensina-nos a imitar as tuas virtudes com uma sábia disciplina espiritual. Doa-nos o olhar claro que sabe reconhecer a obra da providência nas realidades cotidianas da vida. Sagrada Família de Nazaré, guardiã fiel do mistério da salvação, faz renascer em nós a estima pelo silêncio, torna as nossas famílias cenáculo de oração e transforma-as em pequenas Igrejas domésticas. Renova o desejo de santidade, sustenta o nobre cansaço do trabalho, da educação, da escuta, da recíproca compreensão e do perdão. Sagrada Família de Nazaré, desperta na nossa sociedade a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, bem inestimável e insubstituível. Cada família seja morada acolhedora de bondade e de paz para as crianças e para os idosos, para quem está doente e sozinho,
para quem é pobre e necessitado. Jesus, Maria e José, a vós com confiança rezamos, a vós com alegria nos confiamos. Amém!(Papa Francisco, 27/outubro/2013)
 
5424. Família Sagrada nosso exemplo - “Desde sempre, o lar formado por Jesus, Maria e José é considerado como escola de amor, oração e trabalho. Da mesma maneira, contemplando a Família Sagrada, somos chamados a mostrar ao mundo o amor, o trabalho e o serviço vividos diante de Deus, tal como os viveu a Sagrada Família de Nazaré. As condições de vida mudaram muito e progrediram enormemente nos âmbitos técnicos, sociais e culturais. Não podemos contentar-nos com estes progressos. Juntamente com eles, devem estar sempre presentes os progressos morais, como a atenção, a tutela e a ajuda à família, porque o amor generoso e indissolúvel de um homem e de uma mulher constitui o âmbito eficaz e o fundamento da vida humana na sua gestação, na sua iluminação, no seu crescimento e no seu término natural”. (Dom Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ).
 
5425. Sagrada Família! - A manjedoura de um estábulo, escondido das luzes do mundo, abrigou o Menino Jesus, luz que ilumina a humanidade. Festejemos o seu nascimento, festejemos a Família Sagrada, não como uma data simbólica, mas como um sinal indelével que nos acompanhe a cada dia da nossa vida.
 
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR