Nº 1280 - 30/12/2013
5426. Evangelho de 2ª feira (30-12-2013) - 1Jo 2, 12 - 17; Sl 95; Lc 2, 36-40 - Havia uma profetisa, chamada Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser. Era de idade muito avançada; quando jovem, tinha sido casada e vivera sete anos com o marido. Depois ficara viúva e agora já estava com 84 anos. Não saía do Templo, dia e noite servindo a Deus com jejuns e orações. Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém. Depois de cumprirem tudo, conforme a Lei do Senhor, voltaram à Galileia, para Nazaré, sua cidade. O menino crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria; e a graça de Deus estava com ele.
Recadinho: - A profetisa Ana, de 84 anos, reconhece o messias que “crescia e tornava-se forte, cheio de sabedoria”. Procuro conhecer cada vez mais o Jesus que age em meu coração? - Dou espaço para que Ele seja sempre realmente uma presença em mim? - E nossas crianças e jovens? Crescem fortes, com sabedoria, na graça de Deus? Tenho alguma responsabilidade neste contexto? - Os filhos podem seguramente se inspirarem nos pais para viver a fé? - E os pais? Assumem realmente o papel que lhes compete?
5427. Jesus pôs a sua tenda no meio de nós! - “Os pastores foram os primeiros a ver esta "tenda", a receber o anúncio de Jesus. Foram os primeiros porque estavam entre os últimos, os marginalizados. Com eles, detemo-nos diante do Menino, detemo-nos em silêncio. Com eles, agradecemos ao Pai do Céu por nos ter dado Jesus e, com eles, deixamos subir do fundo do coração o nosso louvor pela sua fidelidade: Nós Vos bendizemos, Senhor Deus Altíssimo, que Vos humilhastes por nós. Sois imenso, e fizestes-Vos pequenino; sois rico, e fizestes-Vos pobre; sois onipotente, e fizestes-Vos frágil. Partilhamos a alegria do Evangelho: "Deus ama-nos; e ama-nos tanto que nos deu o seu Filho como nosso irmão, como luz nas nossas trevas!” O nosso Pai é paciente, ama-nos, dá-nos Jesus para nos guiar no caminho para a terra prometida. Ele é a luz que ilumina as trevas. Ele é a nossa paz!" (Papa Francisco, noite de Natal de 2013)
5428. Bento XVI almoçou com Papa Francisco - No dia 27 de dezembro de 2013, o Papa Francisco e Bento XVI almoçaram juntos na Casa Santa Marta. O convite havia sido feito pelo Papa Francisco ao seu Predecessor quando o visitou para o cumprimentar por ocasião das festas do Natal na tarde de 23 de dezembro, visita que teve a duração de cerca de quarenta e cinco minutos.
5429. Em Bruxelas, 400 ocupam igreja em protesto contra deportações - Cerca de 400 afegãos à espera de asilo na Bélgica estão ocupando uma igreja de Bruxelas em protesto por não ter sido concedida uma moratória às expulsões para o Afeganistão. Representantes do grupo reuniram-se no dia 24 de dezembro de 2013 com o primeiro-ministro socialista Elio Di Rupo e com a secretária de Estado para o Asilo e Migrações, Maggie De Block, tendo sido marcada uma nova reunião para 30 de janeiro/2014. Foi pedido a eles que voltem a submeter os pedidos de asilo para serem analisados individualmente, o que os afegãos aceitam, desde que não corram o risco de serem deportados. Além de continuar ocupando a igreja, o grupo marcou uma manifestação para o dia 13 de janeiro. O arcebispo de Malinas - Bruxelas, Dom André Joseph Léonard, disse que está solidário com os afegãos e disposto a marchar com eles, porque deportar alguém para o Afeganistão é extremamente perigoso.
5430. França: Le Monde elege o papa Francisco personalidade do ano - No dia 20 de dezembro de 2013, o jornal francês Le Monde escolheu o Papa Francisco como personalidade do ano de 2013, e para ilustrar a capa escolheu uma das canecas com o seu rosto que se vendem ao redor do Vaticano. O suplemento semanal do vespertino salientou que neste momento "não é absurdo falar de “papamania”, e elogiou a mensagem de modernidade que encarna o pontífice argentino. De acordo com o jornal francês, Francisco, que levou ao Vaticano "um novo estilo", o da simplicidade e da entrega, supõe também "uma espécie de esperança", a de pensar que “é possível que uma instituição se reforme e mude, e que o seu representante encarne essa mensagem". O Santo Padre se impôs como personagem do ano tanto entre a redação do jornal como entre aqueles que o escolheram por meio da internet.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.