5422. Evangelho de domingo - Sagrada Família - (29-12-2013) - Eclo 3, 3 - 7.14 - 17a ; Sl 127, 1 - 5; Cl 3, 12 - 21; Mt 2, 13 - 15.19-23 - Depois que os magos partiram, um anjo do Senhor apareceu em sonhos e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito e fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”. José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito. Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Eu chamei do Egito meu filho (Os 11, 1). Com a morte de Herodes, o Anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna ao país de Israel, porque morreram os que tentavam contra a vida do menino”. José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para o país de Israel. Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judéia, em lugar de seu pai Herodes, temeu ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galileia e veio habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Ele será chamado Nazareno (Is 11, 1).
Recadinho: - Também a Sagrada Família teve que experimentar o drama do exílio e da imigração! Tenho contato com imigrantes? Sendo a resposta positiva, como os trato? - Há muito racismo no contexto social em que vivo? - Jesus, já em pouca idade, é incômodo aos poderosos! José, deixando de lado interesses pessoais, assume sua tarefa de protetor do Menino Jesus. Não me importando com a idade, faço o que está a meu alcance em favor da paz? - Coloco a família acima de tudo? - Jesus, Maria e José nos indicam o melhor caminho para revitalizar nossas famílias. Vamos colocar a Sagrada Família no centro de nosso lar?
5423. Oração à Sagrada Família - “A vós, Sagrada Família de Nazaré, dirigimos o olhar com admiração e confiança; em vós contemplamos a beleza da comunhão no amor verdadeiro; a vós confiamos todas as nossas famílias, para que se renovem nessas maravilhas da graça. Sagrada Família de Nazaré, escola atraente do santo Evangelho, ensina-nos a imitar as tuas virtudes com uma sábia disciplina espiritual. Doa-nos o olhar claro que sabe reconhecer a obra da providência nas realidades cotidianas da vida. Sagrada Família de Nazaré, guardiã fiel do mistério da salvação, faz renascer em nós a estima pelo silêncio, torna as nossas famílias cenáculo de oração e transforma-as em pequenas Igrejas domésticas. Renova o desejo de santidade, sustenta o nobre cansaço do trabalho, da educação, da escuta, da recíproca compreensão e do perdão. Sagrada Família de Nazaré, desperta na nossa sociedade a consciência do caráter sagrado e inviolável da família, bem inestimável e insubstituível. Cada família seja morada acolhedora de bondade e de paz para as crianças e para os idosos, para quem está doente e sozinho,
para quem é pobre e necessitado. Jesus, Maria e José, a vós com confiança rezamos, a vós com alegria nos confiamos. Amém!” (Papa Francisco, 27/outubro/2013)
5424. Família Sagrada nosso exemplo - “Desde sempre, o lar formado por Jesus, Maria e José é considerado como escola de amor, oração e trabalho. Da mesma maneira, contemplando a Família Sagrada, somos chamados a mostrar ao mundo o amor, o trabalho e o serviço vividos diante de Deus, tal como os viveu a Sagrada Família de Nazaré. As condições de vida mudaram muito e progrediram enormemente nos âmbitos técnicos, sociais e culturais. Não podemos contentar-nos com estes progressos. Juntamente com eles, devem estar sempre presentes os progressos morais, como a atenção, a tutela e a ajuda à família, porque o amor generoso e indissolúvel de um homem e de uma mulher constitui o âmbito eficaz e o fundamento da vida humana na sua gestação, na sua iluminação, no seu crescimento e no seu término natural”. (Dom Orani João Tempesta, O. Cist., Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro (RJ).
5425. Sagrada Família! - A manjedoura de um estábulo, escondido das luzes do mundo, abrigou o Menino Jesus, luz que ilumina a humanidade. Festejemos o seu nascimento, festejemos a Família Sagrada, não como uma data simbólica, mas como um sinal indelével que nos acompanhe a cada dia da nossa vida.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.