CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

31 de outubro de 2011

O PAPA EM ASSIS FALA SOBRE A PAZ



  altComo se encontra hoje a causa da paz? - Bento XVI colocou perante os cerca de 300 convidados, representantes das religiões do mundo, esta pergunta: “Como se encontra hoje a causa da paz?” “Naquele momento, 25 anos atrás, disse o Papa, a grande ameaça para a paz no mundo provinha da divisão da terra em dois blocos contrapostos entre si. O símbolo saliente daquela divisão era o muro de Berlim que, atravessando a cidade, traçava a fronteira entre dois mundos. Em 1989, três anos depois do encontro em Assis, o muro caiu, sem derramamento de sangue. Inesperadamente, os enormes arsenais, que estavam por detrás do muro, deixaram de ter qualquer significado...
 
E o mundo prossegue cheio de discórdia! - Bento XVI continuou afirmando: “Infelizmente, não podemos dizer que desde então a situação se caracterize por liberdade e paz. Embora a ameaça da grande guerra não se aviste no horizonte, todavia o mundo está, infelizmente, cheio de discórdias”. Então o Papa falou sobre o terrorismo, e deste ressaltou a motivação religiosa que, muitas vezes, serve como justificativa para o que o classificou de “crueldade monstruosa, que crê poder anular as regras do direito por causa do “bem” pretendido”. “Aqui a religião não está ao serviço da paz, mas da justificação da violência”. E acrescentou: “o que os representantes das religiões congregados no ano 1986, em Assis, pretenderam dizer, e nós o repetimos com vigor e grande firmeza, era que esta não é a verdadeira natureza da religião. Ao contrário, é a sua deturpação e contribui para a sua destruição”.
 
Sementes que gerem Paz! - Um após o outro, os líderes se comprometeram a jamais se resignar às guerras e a respeitar a Regra de ouro: "Faça ao outro o que gostaria que fosse feito a você". Bento XVI repetiu exatamente o apelo feito por João Paulo II, no encontro de 25 anos atrás: "Nunca mais a violência! Nunca mais a guerra! Nunca mais o terrorismo!".
No ato conclusivo da Jornada, os representantes das religiões mundiais renovaram, juntos, o compromisso pela paz. Juntos, cada um vestido com suas roupas tradicionais, deram cor a um dia cinzento em Assis, onde somente no final um tímido sol apareceu.
“Como os pássaros, que ao se nutrirem dos frutos espalham as sementes por onde passam, agora os chefes das delegações deixam Assis com essa mesma incumbência: espalhar onde vivem e atuam as sementes do “espírito de Assis”.
Bento XVI concluiu saudando a cada um com as palavras de São Francisco: “O Senhor lhe dê a paz”.

ORAÇÃO DA MANHÃ


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Meu Deus, comparecendo perante Vós, adoro vossa imensa majestade, amo vossa infinita bondade sobre todas as coisas e dou-Vos graças, de todo meu coração, por todos os benefícios que me fizestes, especialmente por me haverdes conservado nessa noite.
Em união com os merecimentos de Jesus Cristo, ofereço-Vos todos os meus pensamentos, palavras, obras e padecimentos deste dia e Vos prometo não pensar, falar, fazer ou padecer, senão para maior glória vossa e em honra do Menino Deus.
Guardai-me sempre de qualquer pecado. Meu Jesus, pelos vossos merecimentos, fazei que eu viva sempre unido convosco. Maria, minha mãe, abençoai-me e protegei-me debaixo de vosso manto.
Meu Santo Anjo da Guarda, meus Santos Patronos, rogai por mim.
Assim Seja.

Evangelho do dia

Ano A - Dia: 31/10/2011



Convide os pobres
Leitura Orante
Lc 14,12-14

E disse também a quem o tinha convidado: "Quando ofereceres um almoço ou jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes podem te convidar por sua vez, e isto já será a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres um banquete, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos! Então serás feliz, pois estes não têm como te retribuir! Receberás a recompensa na ressurreição dos justos".

Leitura Orante
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre,
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Lc 14,12-14 e observo pessoas. Procuro compreender o ensinamento de Jesus Mestre.
Jesus fala sobre a generosidade desinteressada: convidar os pobres, os que não têm como retribuir. Normalmente, na sociedade, convidam-se pessoas do mesmo nível e que acabam por retribuir. A caridade proposta por Jesus rompe este círculo e dá espaço aos pobres, aos coxos, aos sem aparência, aos cegos...E afirma que este tipo de caridade tem a recompensa de Deus.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Minha vida reflete o que o texto diz ou há contradições? Na comunidade da qual participo é assim que as pessoas se relacionam ou há disputa de poder, pessoas que buscam fazer carreira? Que lugar ocupo eu?
A Conferência de Aparecida nos recorda: "
"A vida se acrescenta dando-a e se enfraquece no isolamento e na comodidade. De fato, os que mais desfrutam da vida são os que deixam da margem a segurança e se apaixonam na missão de comunicar vida aos demais. O Evangelho nos ajuda a descobrir que um cuidado enfermiço da própria vida depõe contra a qualidade humana e cristã dessa mesma vida. Vive-se muito melhor quando temos liberdade interior para doá-la "Quem aprecia sua vida terrena, a perderá" (Jo 12,25). Aqui descobrimos outra profunda lei da realidade: " que a vida se alcança e amadurece à medida que é entregue para dar vida aos outros. Isso é, definitivamente, a missão."(DAp 360).
3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Meu coração já está em sintonia com todos os santos.
Vivo este momento em silêncio.Depois, concluo:
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus e aos irmãos.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós
4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre.
Bênção - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Aniversariantes do dia


ANTÔNIO EGÍDIO DE VICENTIM LEITE de Tietê -  SP

JOSÉ ROSÁRIO DE OLIVEIRA de São Paulo

JOSÉ ILDEFONSO MACHADO de Pindamonhangaba - SP

URBANO MEDEIROS de Pará de Minas - MG


IRMÃO ALBINO DA SILVA VALENTE  (Foto) de Natal - RN - Vice-Província Recife - PE que festeja 80 anos de  idade



PARABÉNS E MUITAS FELICIDADES !
MUITOS ANOS DE VIDA!

Vivências - De perto @ De longe

2071. Evangelho de segunda-feira (31-10-2011)Rm 11, 29-36; Sl 68, 30-31. 33-34. 36-37; Lc 14, 12-14 - Jesus disse a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.

Recadinho: - Há muita caridade feita por mero interesse pessoal? - Qual é a melhor recompensa, a que vem de Deus ou a que vem dos homens? - Você procura sempre agradecer a quem lhe faz algum favor? - Sabe agradecer a Deus que realiza maravilhas? - Ou é daqueles que só lamentam as dores e angústias?
2072. Dorothy Stang é tema de ópera nos EUA - Encerramos o mês missionário homenageando a missionária norte-americana naturalizada brasileira, Irmã Dorothy Stang, assassinada no Pará em 2005, que tem sua vida apresentada em “Angel of the Amazon”, ópera que estreou em maio/2011, nos Estados Unidos da América. É o “anjo da Amazônia”. Com muitas liberdades poéticas, a ópera estreou em Nova York em maio e por estes dias tem sua temporada em Boston, com elenco do Boston Metro Opera.
Com uma hora e meia de duração, dividida em dois atos, a ópera mostra a freira que deixou o hábito de lado, juntando-se aos pobres de uma comunidade em meio à floresta amazônica. Irmã Dorothy lutou até à morte contra um sistema corrupto. Naquele ambiente, um madeireiro repetia a toda hora ser o verdadeiro dono das terras onde vive a comunidade.
2073. Dorothy Stang 02 - O roteiro da ópera - Evan Mack, autor da ópera, nunca esteve no Brasil, mas baseou seu trabalho em cartas que Irmã Dorothy escreveu de 1969 até às vésperas de ser assassinada. Serviu-se também de três biografias e um documentário de 2007, intitulado “Mataram a Irmã Dorothy”, do norte-americano Daniel Junge. Tudo começou quando o compositor ouviu a história de Dorothy numa palestra em uma igreja em Ohio, no ano em que ela morreu. Naquele momento teve a brilhante idéia. A ópera começa em 2005, quando Dorothy é surpreendida por dois pistoleiros, e apresenta cenas fora de ordem cronológica, desde 1960, quando ela chegou à Amazônia como missionária. O cenário é simples, com panos claros e telão e muitas imagens projetadas por computador. Explica o compositor que “a música tenta mostrar as mudanças retratadas nas cartas dela durante os anos em que trabalhou no Brasil. Os tons religiosos e fortes vão exprimindo ritmos e harmonias brasileiros”. Antes de ser baleada, Irmã Dorothy retira uma Bíblia da bolsa e diz que aquela é a sua arma! O fato verídico foi confirmado por um dos pistoleiros e uma testemunha. Na ópera, depois dos tiros, começa a chover. É a floresta que chora o assassinato da missionária da Amazônia, naturalizada brasileira, Irmã Dorothy Stang. Obrigado por seu testemunho, “anjo da Amazônia”.
2074. Dorothy Stang 03 - Vivia no Estado do Pará - Dorothy Stang liderava um projeto de agricultura familiar em Anapu (PA). Era religiosa católica, da Congregação de Notre Dame de Namur. Foi morta com seis tiros no dia 12 de fevereiro de 2005, em uma estrada de terra. Tinha 73 anos de idade. Dois pistoleiros, dois mandantes e um intermediário apontados pela polícia foram julgados e condenados a penas de 17 a 30 anos de prisão. O assassinato foi motivado por denúncias da missionária contra ocupantes ilegais de um lote do assentamento onde vivia.
2075. Encerrando o mês missionário 2011 - “A propagação da Boa Nova do Evangelho é o serviço mais importante que a Igreja oferece ao mundo”, ressaltou em sua mensagem missionária de 2011 o Papa Bento XVI, frisando que "a missão renova a Igreja, revigora a fé e a identidade cristãs, confere um novo entusiasmo e novas motivações. A fé se fortalece quando é transmitida!" O Beato Papa João Paulo II tinha reiterado a necessidade de renovar os esforços para levar a todos o anúncio do Evangelho, com ‘o mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora’ (confira em sua Carta Apostólica “No início do novo milênio”, n. 58”.)

Santos do dia

São comemorados hoje: Quentino, Afonso de Paula, Alonso Rodrigues, Wolfang

São Quentin de Amiens
Também conhecido como São Quentino.

Filho de um senador romano chamado Zeno. Converteu-se ao cristianismo e foi missionário em Gaul com São Luciano de Bouvais. Quentin ficou em Amiens e Luciano continuou para Bauvais.
Era um notável pregador e diz a tradição que durante as suas pregações ele fazia milagres para comprovarem a veracidade dos Evangelhos e com isso centenas se converteram em Amiens. Teve tanto sucesso que o prefeito Rictovarus (Rictius Varus) que viajava de Trier, durante as perseguições do Imperador Maximiano em 286, mandou prende-lo. Ele foi torturado repetidamente para renegar a sua fé e oferecer sacrifícios aos deuses romanos. Quando Rictovarus retornou a Trier levou Quentin e em Somme ele foi novamente torturado e finalmente martirizado para renegar a sua fé e como não o fizesse foi degolado e seu corpo atirado no Rio Somme, mas seu corpo foi recuperado pelos seus seguidores e enterrado em um montanha perto de Somme ( hoje Saint Quentin) Meio século mais tarde, suas relíquias foram descobertas por uma devota chamada Eusébia. Uma jovem cega recuperou sua visão ao chegar perto das suas relíquias. Em 641 São Elígio (ardoroso devoto de São Quentin) colocou suas relíquias em um lindo Santuario feito com suas próprias mãos, e que fica atras do altar superior em Noyon. Mais tarde suas relíquias foram novamente trasladadas para Laon onde está até hoje. Seu túmulo permanece sendo um local de peregrinação e vários milagres são creditados a sua intercessão.
 Santo Afonso Rodrigues


A Companhia de Jesus gerou padres e missionários santos que deixaram a assinatura dos jesuítas na história da evangelização e na história da humanidade. Figuras ilustres que se destacaram pela relevância de suas obras sociais cristãs em favor das minorias pobres e marginalizadas, cujas contribuições ainda florescem no mundo todo.
Entretanto de suas fileiras saíram também santos humildes e simples, que pela vida entregue a Deus e servindo exclusivamente ao próximo, mostraram o caminho de felicidade espiritual aos devotos e discípulos. Valorosos personagens quase ocultos, que formam gerações e gerações de cristãos e, assim, sedimentam a sua obra no seio das famílias leigas e religiosas.
Um dos mais significativos desses exemplos é o irmão leigo Afonso Rodrigues, natural de Segóvia, Espanha. Nascido em 25 de julho de 1532, pertencia a uma família pobre e profundamente cristã. Após viver uma sucessão de fatalidades pessoais, Afonso encontrou seu caminho na fé.
Tudo começou quando Afonso tinha dezesseis anos. Seu pai, um simples comerciante de tecidos, morreu de repente. Vendo a difícil situação de sua mãe, sozinha para sustentar os onze filhos, parou de estudar. Para manter a casa, passou a vender tecidos, aproveitando a clientela que seu pai deixara.
Em 1555, aconselhado por sua mãe, casou e teve dois filhos. Mas novamente a fatalidade fez-se presente no seu lar. Primeiro, foi a jovem esposa que adoeceu e logo morreu; em seguida, faleceram os dois filhos, um após o outro. Abatido pelas perdas, descuidou dos negócios, perdeu o pouco que tinha e, para piorar, ficou sem crédito.
Sem rumo, tentou voltar aos estudos, mas não se saiu bem nas provas e não pôde cursar a Faculdade de Valência.
Afonso entrou, então, numa profunda crise espiritual. Retirado na própria casa, rezou, meditou muito e resolveu dedicar sua vida completamente a serviço de Deus, servindo aos semelhantes. Ingressou como irmão leigo na Companhia de Jesus em 1571. E foi um noviciado de sucesso, pois foi enviado para trabalhar no colégio de formação de padres jesuítas em Palma, na ilha de Maiorca, onde encontrou a plena realização da vida e terminou seus dias.
No colégio, exerceu somente a simples e humilde função de porteiro, por quarenta e seis anos. Se materialmente não ocupava posição de destaque, espiritualmente era dos mais engrandecidos entre os irmãos. Recebera dons especiais e muitas manifestações místicas o cercavam, como visões, previsões, prodígios e cura.
E assim, apesar de porteiro, foi orientador espiritual de muitos religiosos e leigos, que buscavam sua sabedoria e conselho. Mas um se destacava. Era Pedro Claver, um dos maiores missionários da Ordem, que jamais abandonou os seus ensinamentos e também ganhou a santidade. Outro foi o missionário Jerônimo Moranto, martirizado no México, que seguiu, sempre, sua orientação.
Afonso sofreu de fortes dores físicas durante dois anos, antes de morrer em 31 de outubro de 1617, lá mesmo no colégio. Foi canonizado em 1888, pelo papa Leão XIII, junto com são Pedro Claver, seu discípulo, conhecido como o Apostolo dos Escravos. Santo Afonso Rodrigues deixou uma obra escrita resumida em três volumes, mas de grande valor teológico, onde relatou com detalhes a riqueza de sua espiritualidade mística. A sua festa litúrgica é comemorada no dia de sua morte.

São Wolfang

No final do século I surgiu o novo contorno político dos países da Europa. Entre os construtores desse novo mapa europeu está o bispo são Wolfgang, também venerado como padroeiro dos lenhadores.
Nascido no ano 924, na antiga Suábia, região do sudoeste da Alemanha, aos sete anos foi entregue à tutela de um sacerdote. Cresceu educado no Convento beneditino de Constança. Considerado um exemplo, nos estudos e no seguimento de Cristo, era muito devoto da eucaristia e tinha vocação para a vida religiosa.
Saiu do colégio em 956, sem receber ordenação, para ser conselheiro do bispo de Trèves. Cargo que associou ao de professor da escola da diocese, onde arrebatava os alunos com sua sabedoria e empolgante maneira de ensinar.
Com a morte do bispo em 965, decidiu retirar-se no Mosteiro beneditino da Suíça. Três anos depois, terminado o noviciado, ordenou-se sacerdote e foi evangelizar a Hungria. Na época, esses povos bárbaros tentavam firmar-se como nação, mas continuavam a invadir e saquear os reinos alemães, promovendo grandes matanças de cristãos.
Wolfgang foi bem aceito e iniciou com sucesso a cristianização dos húngaros, organizando esses povos a se firmarem na terra como agricultores. Assim, começou a mostrar seu valor de pregador, pacificador e diplomata político também. Pouco tempo depois, em 972, era nomeado bispo de Ratisbona, cidade da Baviera, cujos vales dos rios Reno e Naab ligam as terras da Boêmia, que dependiam daquela diocese, ou seja, do bispo Wolfgang. Lá, ele, novamente, foi mestre e discípulo, professor e aprendiz. Mas foi, principalmente, o grande evangelizador e coordenador político. Caminhava de paróquia em paróquia dando exemplos de religiosidade e caridade, pregando e ensinando a irmãos, padres e leigos.
Sua fé e dedicação ao trabalho trouxeram-lhe fama, e até o próprio duque da Baviera confiou-lhe os filhos para educar. Foi a atitude acertada, porque Henrique, o filho mais velho do duque, tornou-se imperador da Baviera. Bruno, o segundo filho, foi bispo exemplar, como seu mestre. A filha, Gisela, foi um modelo de rainha católica na história da Hungria. E finalmente, a outra filha, Brígida, tornou-se abadessa de um mosteiro fundado pelo bispo Wolfgang.
Mas esse não foi o único mosteiro que criou, foram vários, além dos restaurados, das igrejas, hospitais, casas de repouso para velhos e creches para crianças, também fundados e administrados sob sua orientação. Sua visão evangelizadora era tão ampla que passava pelo curso político da história. Assim, surpreendeu os poderosos da época e até os superiores do clero quando decidiu separar da diocese de Ratisbona as terras da Baviera, para criar uma nova, com sua sede episcopal em Praga. Apesar das reclamações, agiu corretamente e fundou a diocese de Praga, que em 976 teve seu primeiro bispo, Tietemaro, depois sucedido pelo grande santo Alberto, doutor da Igreja.
Desse modo, robusteceu a missão evangelizadora e o cristianismo firmou raízes nas terras germânicas. Em 974, devido à luta entre Henrique II da Baviera e o imperador Oto II da Alemanha, refugiou-se num mosteiro em Salzburg. E não perdeu tempo, erguendo, ali perto, uma igreja dedicada a são João Batista, que depois foi aumentada, reformada e, em sua memória, recebendo o seu nome.
Wolfgang fazia uma viagem evangelizadora pela Áustria quando adoeceu. Morreu alguns dias depois, em Pupping, no dia 31 de outubro de 994. Foi canonizado em 1052, pelo papa Leão IX. A festa de são Wolfgang, celebrada no dia de sua morte, é uma das mais tradicionais da Igreja, especialmente entre os povos cristãos de língua germânica.

30 de outubro de 2011

Nova Emissora Redentorista


       CONGREGAÇÃO DO SANTÍSSIMO REDENTOR

UNIDADE DE SÃO PAULO

  
       
Circular  13/2011
São Paulo, 28 de outubro de 2011.
Caros Confrades, saudações em Cristo.

FUNDAÇÃO REDENTORISTA VÍTOR COELHO DE ALMEIDA
Ref: Emissora de Rádio em Curitiba.


Em reunião no dia 25/10, com a diretoria da Lumem (Maristas de Curitiba), sobre a Rádio CLUBE AM, tratamos dos seguintes temas:

. a história da Emissora, a situação em que se encontra,

. assumiremos a programação, a partir de 1º de dezembro de 2011.

. temos de criar a identidade da nova emissora,

. continuamos as tratativas e negociações quanto ao aspecto jurídico das Fundações.

Dessa reunião, resumimos os pontos:

 1.       Surgiu a proposta de uma nova Marca:

RB2

Rádio B2-1430 AM

2.       Justificativa dessa Marca: o prefixo B2 foi muito forte e continua presente nos ouvintes como referência positiva e histórica do Rádio no Paraná.

3.       R tem sentido de:           RÁDIO, 
                                                         REDE,
                                                       RENOVAÇÃO,
                                                       REDENTORISTA,
                                                       RESGATE DA HISTÓRIA ETC.

4.       B nunca foi dado pela antiga emissora um significado, uma identificação, apenas um prefixo da Rádio Clube na época.

5.       B pode ter o sentido de BRASIL. (Possibilidade: REDE REDENTORISTAS BRASIL 2). 

6.       Quanto ao local do Estúdio: sugestão que seja próximo ao Santuário N.S. Perpétuo Socorro de Curitiba.

Justificativa: associar a nova Marca da Rádio ao Santuário.

São mais de 20 mil pessoas todas as 4ª feiras que participam das novenas.

O Santuário poderá divulgar a Rádio. A Rádio poderá divulgar ainda mais o Santuário. 

7.       Participação dos Redentoristas de Curitiba: estão dispostos a empreender conosco nesse projeto de Comunicação Social.

8.       De imediato: a nossa Unidade Redentorista de São Paulo comprar um local para a instalação dos estúdios. Na região indicada – Bairro Alto da Glória – um imóvel que comporte as instalações.

9.       Sobre Rádio AM em Curitiba: tem uma boa aceitação. As pesquisas apontam.

10.   Potência da Rádio: 50 kw diurno; 10 kw noturno.

11.   Região Metropolitana: 1.8 milhões de hab.

12.   Área de abrangência: praticamente todo Estado do Paraná.

13.   Transmissores: em pleno funcionamento, ótimo estado de conservação. Quanto ao local: terreno de mais de 52 mil m², super valorizado do ponto de vista imobiliário.

14.   Proposta de conteúdo de programação: que contemple o comercial na grande Curitiba, em vista da sustentação do projeto. Que haja programação religiosa em momentos determinados. Não deve ser uma emissora ‘piedosa’, mas com orientação e critérios a partir do Evangelho. Haja entretenimento, cultura, cidadania.  

15.   Integração com a REDE APARECIDA DE COMUNICAÇÃO e a REDE CATÓLICA DE RÁDIO para a programação religiosa e o jornalismo.

16.   Inserção na web, através a12.com
             

                Fraternalmente,

        Padre
Luís Rodrigues Batista, C.Ss.R.

NOTÍCIAS DO PADRE COUTINHO

Leiam o recado da Lili:

Para Uneser
De:Lili Biblioteca
Enviada:domingo, 30 de outubro de 2011 19:35:24
 
Gente , boa tarde.
Acabei de falar com o Pe. Coutinho e ele está super bem; pois ele mesmo quem atendeu o telefone.Falou que a operação foi demorarada, mas está tudo bem.Agradece as orações de todos e pede que continuem rezando.Estou enviando notícias a todos voces, que com certeza ficaram felizes como eu fiquei,
Abs

ORAÇÃO DA MANHÃ


Senhor, no silêncio deste dia que amanhece, venho pedir-Te a paz, a sabedoria, a força.
Quero olhar hoje o mundo com olhos cheios de amor; ser paciente, ser compreensivo, manso e prudente; ver além das aparência humanas, teus filhos, como Tu mesmo os vês, e assim, não ver senão o bem em cada um.
Cerra meus ouvidos à toda calúnia.
Guarda minha língua de toda maldade.
Que só de bênçãos se encha meu espírito.
Que seja tão bondoso e alegre, que todos quantos se achegarem a mim sintam Tua presença.
Reveste-me de Tua graça, Senhor, e, que no decurso dêste dia eu não Te ofenda, e Te revele a todos. Amém.

Evangelho do dia


Ano A - Dia: 30/10/2011



Somente um Mestre
Leitura Orante
Mt 23,1-12

Então Jesus falou à multidão e aos seus discípulos. Ele disse:
- Os mestres da Lei e os fariseus têm autoridade para explicar a Lei de Moisés. Por isso vocês devem obedecer e seguir tudo o que eles dizem. Porém não imitem as suas ações, pois eles não fazem o que ensinam. Amarram fardos pesados e os põem nas costas dos outros, mas eles mesmos não os ajudam, nem ao menos com um dedo, a carregar esses fardos. Tudo o que eles fazem é para serem vistos pelos outros. Vejam como são grandes os trechos das Escrituras Sagradas que eles copiam e amarram na testa e nos braços! E olhem os pingentes grandes das suas capas! Eles preferem os melhores lugares nos banquetes e os lugares de honra nas sinagogas. Gostam de ser cumprimentados com respeito nas praças e de ser chamados de "mestre". Porém vocês não devem ser chamados de "mestre", pois todos vocês são membros de uma mesma família e têm somente um Mestre. E aqui na terra não chamem ninguém de pai porque vocês têm somente um Pai, que está no céu. Vocês não devem também ser chamados de "líderes" porque vocês têm um líder, o Messias. Entre vocês, o mais importante é aquele que serve os outros. Quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.

Preparo-me para a Leitura Orante, cumprimentando, com todos os internautas, a Jesus, como Mestre:
Em nome do Pai, e do Filho e do Espírito Santo.
Jesus Mestre, santificai minha mente e aumentai minha fé.
Jesus, Mestre vivo na Igreja, atraí todos à vossa escola.
Jesus Mestre, libertai-me do erro, dos pensamentos inúteis e das trevas eternas.
Jesus Mestre, caminho entre o Pai e nós, tudo vos ofereço e de vós tudo espero.
Jesus, caminho da santidade, tornai-me vosso fiel seguidor.
Jesus caminho, tornai-me perfeito como o Pai que está nos céus.
Jesus vida, vivei em mim, para que eu viva em vós.
Jesus vida, não permitais que eu me separe de vós.
Jesus Vida, fazei-me viver eternamente na alegria do vosso amor.
Jesus verdade, que eu seja luz para o mundo.
Jesus caminho, que eu seja vossa testemunha autêntica diante dos homens.
Jesus vida, fazei que minha presença contagie a todos com o vosso amor e a vossa alegria.
Bem-aventurado Tiago Alberione
1. Leitura (Verdade)
- O que a Palavra diz?
Leio com atenção, na Bíblia, o texto de hoje em Mt 23,1-12.
Jesus se apresenta como um Mestre diferente. A maior preocupação do bem-aventurado Tiago Alberione sempre foi levar todos a Cristo: "A Família Paulina tem uma só espiritualidade: viver integralmente o Evangelho, seguir o Divino Mestre Caminho, Verdade e Vida. Esta espiritualidade ele assim definiu: " viver 'em Cristo', santificando: a mente, porque ele é a Verdade; a vontade, porque ele é o Caminho; o coração, porque ele é a Vida".
2. Meditação (Caminho) - O que a Palavra diz para mim?
Considero, como refletem os bispos na Conferência de Aparecida, Jesus como único Mestre que tem palavras de vida eterna: "O chamado que Jesus, o Mestre faz, implica numa grande novidade. Na antiguidade, os mestres convidavam seus discípulos a se vincular com algo transcendente e os mestres da Lei propunham a adesão à Lei de Moisés. Jesus convida a nos encontrar com Ele e a que nos vinculemos estreitamente a Ele porque é a fonte da vida (cf. Jo 15,1-5) e só Ele tem palavra de vida eterna (cf. Jo 6,68). Na convivência cotidiana com Jesus e na confrontação com os seguidores de outros mestres, os discípulos logo descobrem duas coisas originais no relacionamento com Jesus. Por um lado, não foram eles que escolheram seu mestre foi Cristo quem os escolheu. E por outro lado, eles não foram convocados para algo (purificar-se, aprender a Lei...), mas para Alguém, escolhidos para se vincular intimamente a sua pessoa (cf. Mc 1,17; 2,14). Jesus os escolheu para "que estivessem com Ele e para enviá-los a pregar" (Mc 3,14), para que o seguissem com a finalidade de "ser d'Ele" e fazer parte "dos seus" e participar de sua missão. O discípulo experimenta que a vinculação íntima com Jesus no grupo dos seus é participação da Vida saída das entranhas do Pai, é se formar para assumir seu estilo de vida e suas motivações (cf. Lc 6,40b), viver seu destino e assumir sua missão de fazer novas todas as coisas." (DAp 131).
3. Oração (Vida) - O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
Rezo:
Jesus Mestre,
que eu pense com a tua inteligência e com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu Coração.
Que eu veja sempre com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça somente com teus ouvidos.
Que eu saboreie aquilo que tu gostas.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés sigam os teus passos.
Que eu reze com as tuas orações.
Que meu tratamento seja o teu.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim.
Bem-aventurado Tiago Alberione
4. Contemplação(Vida/ Missão)
- Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou vivenciar o meu ser discípulo de Jesus Mestre vivendo a fraternidade. E colocarei no cume de todas as minhas «referências» Jesus Mestre.
Bênção - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Irmã Patricia Silva, fsp

Aniversariantes do dia


LUIZ GONZAGA DE RESENDE (Pitão) turma de 1968 de Franca - SP

PADRE WILLIAM DOS SANTOS BETÔNIO completando 31anos de idade

PADRE CÉLIO LOPES DOS SANTOS (Foto) que completa 40 anos de idade







PADRE TOMÉ REYNOLDS  de Campina Grande - Vice-Província Recife que comemora 73 anos de idade.


Nossos desejos de muitas alegrias e bênçãos!
Um forte abraço dos amigos da Uneser!

Vivências - De perto @ De longe





2067. Evangelho de domingo 31º tc- (30-10-2011) - Ml 1, 14b - 2, 2b.8-10; Sl 130, 1-3; 1Ts 2, 7b - 13; Mt 23, 1-12 - Dirigindo-se Jesus à multidão e aos seus discípulos, disse: “Os escribas e os fariseus sentam-se na cadeira de Moisés. Observai e fazei tudo o que eles dizem, mas não façais como eles, porque dizem e não fazem. Atam fardos pesados e esmagadores e com eles sobrecarregam os ombros dos homens, mas não querem movê-los sequer com o dedo. Fazem todas as suas ações para serem vistos pelos homens; por isso trazem largas faixas e longas franjas nos seus mantos. Gostam dos primeiros lugares nos banquetes e das primeiras cadeiras nas sinagogas. Gostam de ser saudados nas praças públicas e de serem chamados Rabi pelos homens. Mas vós não vos façais chamar Rabi, porque um só é o vosso mestre, e vós sois todos irmãos. E a ninguém chameis de pai sobre a terra, porque um só é vosso Pai, aquele que está nos céus. Nem vos façais chamar de mestres, porque só tendes um Mestre, o Cristo. O maior dentre vós será vosso servo. Aquele que se exaltar será humilhado e aquele que se humilha será exaltado”.
Recadinho: - Você procura agir mais do que falar? - Seus atos acompanham o que diz? - O que é a humildade para você? - Conhece alguém que é exemplo completo de serviço e dedicação? - Você pede a Deus que lhe dê coerência na vida?
2068. Em favor da paz - No dia 27 de outubro/11, enquanto o Papa Bento XVI se reunia com líderes de diferentes tradições religiosas para uma jornada de oração pela paz em Assis, na Itália, em São Paulo o tradicional Convento São Francisco, no Largo São Francisco, recebeu lideranças religiosas para um ato Inter-religioso, às 14 horas e durante todo o dia houve uma tenda em frente ao Convento para explicar às pessoas o significado deste encontro. O evento ficou conhecido, especialmente dentro da Ordem Franciscana, como o Espírito de Assis. Num gesto simbólico de comunhão universal em prol da paz, reuniu representantes de diferentes tradições religiosas da cidade de São Paulo para realizar juntos uma vigília silenciosa e um pronunciamento em favor da paz. “Também queremos ser 'Peregrinos da Verdade e Peregrinos da Paz', lema que acompanha o encontro dos representantes das várias tradições religiosas na cidade de Assis, na Itália", explicou o frei Fidêncio Vanboemmel, ministro provincial da Província Franciscana da Imaculada Conceição, com sede em São Paulo. Participaram do encontro em São Paulo representantes do Cristianismo (igrejas Católica, Luterana, Presbiteriana e Anglicana), do Candomblé, da Umbanda, do Judaísmo, do Budismo, do Islamismo e do Espiritismo.
2069. O espírito de Assis em Buenos Aires - Em sintonia com o encontro pela paz presidido por Bento
XVI em Assis, na Itália, houve, na Encontro inter-religioso de jovens e oração pela paz na basílica de São Francisco de Assis de Buenos Aires, na Argentina, protagonizado por jovens e organizado pela Confraternidade Argentina Judaico-Cristã, pelos Frades Menores e pela Editora San Pablo. A atividade argentina começou com um encontro de jovens e, a seguir, os líderes de todas as religiões e cosmovisões participantes fizeram uma oração pela paz no mundo, particularmente na Argentina. O encontro “foi uma oportunidade para jovens de diversos credos, religiões e cosmovisões para um caminho não só de diálogo, mas também de trabalho em conjunto para demonstrar a busca em comum de um mundo melhor, e que existem mais coisas que nos unem do que coisas que nos separam”. Após o encontro dos jovens, líderes religiosos fizeram uma oração pela paz. Houve ainda um concerto da soprano Gabriela Guzzo, dirigido pelo maestro Miguel Angel Gilardi.
2070. Em sintonia com o Papa no encontro de Assis - Em nota do dia 27 de outubro/11, data do encontro do Papa em Assis, em busca da paz, os bispos do Brasil divulgaram nota de incentivo, destacando que “o diálogo verdadeiro não se confunde com sincretismo, ou com uma religião global que ignore as várias identidades religiosas e culturais. No mundo atual, marcado por grande crise econômica e, sobretudo, moral, o Encontro de Assis é, para todos, fonte de esperança, porque reúne pessoas de boa vontade, em diálogo sincero e aberto ao mistério de Deus. Assim as religiões, rejeitando qualquer forma de discriminação e violência, se apresentam ao mundo como sólido caminho de promoção da dignidade humana”.

Santos do dia

São comemorados hoje: Ponciano, Gonçalo, Marcelo, Cláudio, Lupércio,Victório

São Marcelo, o centurião

Marcelo, o Centurião, morreu em 298 martirizado. Era um oficial romano em Tingis, hoje Marrocos. Ele denunciou as cerimonias pagãs planejadas para a celebração do aniversário do imperador e foi trazido a presença de Aurélius, o deputado pretoriano. Marcelo debateu a causa da sua fé com eloquência durante a audiência. O debate entre Marcellus e Aurelius e a ata do martírio de Marcelo é extensa.
Ele foi condenado a morte pela espada. O notário do julgamento, São Cassiano recusou-se a produzir uma ata do jeito que o imperador queria e foi tambem martirizado e morto.

Também comemora-se hoje a Beata Retistuta Kafka
 
No dia primeiro de maio de 1894, nasceu Helene, filha de Anton e Maria Kafka, na cidade de Brno, atual República Checa. Naquele tempo, a região chamava-se Moravia, e estava sob o governo do imperador austríaco Francisco José. Em 1896, a família Kafka transferiu-se para Viena, capital do Império Austro-Húngaro.

Helene concluiu os estudos e formou-se enfermeira, com o desejo de tornar-se religiosa. No início, conformou-se com a negativa dos pais, mas, ao completar vinte anos, ingressou na Congregação das Franciscanas da Caridade Cristã, agora com a bênção da família.

Como religiosa, adotou o nome de irmã Maria Retistuta, o primeiro em homenagem a sua mãe e o segundo a uma mártir do século I.

Mas logo recebeu o apelido carinhoso de "irmã Resoluta", pelo seu modo cordial e decidido e por sua segurança e competência como enfermeira de sala cirúrgica e anestesista. No hospital de Modling, em Viena, a religiosa tornou-se uma referência para os médicos, enfermeiras e, especialmente, para os doentes, aos quais soube comunicar com lucidez o amor pela vida, na alegria e na dor.

Foram muitos anos que serviu a Deus nos doentes, para os quais estava sempre disponível. Em março de 1938, Hitler mandou o exército ocupar a Áustria. Viena tornou-se uma das bases centrais do comando nazista alemão. Irmã Restituta colocou-se logo contrária a toda aquela loucura desumana. Não teve receio de mostrar que, sendo favorável à vida, não apoiaria, jamais, o nazismo de Hitler, fosse qual fosse o preço.

Por isso, quando os nazistas retiravam o crucifixo também das salas de cirurgia, ela, serenamente, o recolocava no lugar, de cabeça erguida, desafiando os nazistas. Como não se submetia e muito menos se "dobrava", os nazistas a eliminaram. Foi presa em 1942. E ela fez da prisão uma espécie de lugar de graça, para honrar o nome de sua consagração, ou seja, Restituta, aquela que foi restituída para Deus.

Irmã Resoluta esperou cinco meses na prisão para morrer. Em 30 de março de 1943, foi decapitada. Para as franciscanas, mandou uma mensagem: "Por Cristo eu vivi, por Cristo desejo morrer". E na frente dos assassinos nazistas, antes que o carrasco levantasse a mão que a mataria, irmã Restituta disse ao capelão: "Padre, faça-me na testa o sinal da cruz".

O papa João Paulo II, em 1998, elevou irmã Maria Restituta Kafka aos altares para ser reverenciada pela Igreja como bem-aventurada. A sua festa litúrgica foi marcada para o dia 30 de outubro, data em que foi decretada a sua sentença de morte.

29 de outubro de 2011

ORAÇÃO DA MANHÃ


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Meu Deus, comparecendo perante Vós, adoro vossa imensa majestade, amo vossa infinita bondade sobre todas as coisas e dou-Vos graças, de todo meu coração, por todos os benefícios que me fizestes, especialmente por me haverdes conservado nessa noite.
Em união com os merecimentos de Jesus Cristo, ofereço-Vos todos os meus pensamentos, palavras, obras e padecimentos deste dia e Vos prometo não pensar, falar, fazer ou padecer, senão para maior glória vossa e em honra do Menino Deus.
Guardai-me sempre de qualquer pecado. Meu Jesus, pelos vossos merecimentos, fazei que eu viva sempre unido convosco. Maria, minha mãe, abençoai-me e protegei-me debaixo de vosso manto.
Meu Santo Anjo da Guarda, meus Santos Patronos, rogai por mim.
Assim Seja.

Evangelho do dia

Ano A - Dia: 29/10/2011



Adesão à nova sociedade do Reino
Leitura Orante
Lc 14,1.7-11

Num sábado, Jesus entrou na casa de certo líder fariseu para tomar uma refeição. E as pessoas que estavam ali olhavam para Jesus com muita atenção.
Certa vez Jesus estava reparando como os convidados escolhiam os melhores lugares à mesa. Então fez esta comparação:
- Quando alguém convidá-lo para uma festa de casamento, não sente no melhor lugar. Porque pode ser que alguém mais importante tenha sido convidado. Então quem convidou você e o outro poderá dizer a você: "Dê esse lugar para este aqui." Aí você ficará envergonhado e terá de sentar-se no último lugar. Pelo contrário, quando você for convidado, sente-se no último lugar. Assim quem o convidou vai dizer a você: "Meu amigo, venha sentar-se aqui num lugar melhor." E isso será uma grande honra para você diante de todos os convidados. Porque quem se engrandece será humilhado, mas quem se humilha será engrandecido.

Leitura Orante
Saudação
- A nós, a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Jesus Mestre,
Sois o Mestre e a Verdade:
iluminai-nos, para que melhor compreendamos
as Sagradas Escrituras.
Sois o Guia e o Caminho:
fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.
Sois a Vida:
transformai nosso coração em terra boa,
onde a Palavra de Deus produza frutos
abundantes de santidade e missão.
(Bv. Alberione)
1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio na minha Bíblia, atentamente, o texto: Lc 14,1.7-11, e observo pessoas e suas reações. Procuro compreender o ensinamento de Jesus Mestre.
Mais um convite a Jesus para um banquete no sábado. Nestes banquetes, o protocolo designava rigorosamente os lugares. A história contada por Jesus fala das conseqüências das escolhas. Quem escolhe o primeiro lugar pode se dar mal, dado que este lugar já deve estar designado para outra pessoa "mais importante". Jesus, reparando que os convidados escolhiam os melhores lugares, quis dizer que quem se exalta será humilhado e quem se humilha será engrandecido. É assim, que o Mestre vai formando os discípulos para as atitudes que lhes convém.
2. Meditação (Caminho)
O que o texto diz para mim, hoje?
Minha vida reflete o que o texto diz ou há contradições? Na comunidade da qual participo é assim que as pessoas se relacionam ou há disputa de poder, pessoas que buscam fazer carreira? Que lugar ocupo eu?
A Conferência de Aparecida nos recorda: "O anúncio de Jesus sempre convoca o discípulo à conversão, que nos faz participar do triunfo do Ressuscitado e inicia um caminho de transformação." (DAp 351).
3.Oração (Vida) O que o texto me leva a dizer a Deus?
Meu coração já está em sintonia com o coração de Jesus. Vivo este momento em silêncio.Depois, concluo:
Espírito vivificador,
a ti consagro o meu coração:
aumenta em mim o amor a Jesus e aos irmãos.
Faze-me sentir filho amado do Pai. Amém.
Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.
4.Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre.
"Sede praticantes da Palavra, e não, meros ouvintes. O sol, quando desponta de manhã, te encontre com a Bíblia aberta sobre os joelhos. E quando se puser, a tua face cansada repouse sobre uma página santa da Escritura" (São Jerônimo).
Bênção - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.
Irmã Patrícia Silva, fsp

PARABÉNS ADILSON CUNHA !

O jornal "O LÁBARO" da Diocese de Taubaté - SP - edição nº 2107, publicou uma reportagem sobre a comemoração dos 25 anos de Ordenação Diaconal de nosso colega Adilson José Cunha que auxilia o Cônego Geraldo Carlos da Silva na Paróquia São Vicente de Paulo em Moreira César.

Tivemos acesso ao depoimento feito pelo Adilson que aproveitamos, com sua licença, publicar a seguir, para conhecimento de todos:

Agradecimentos

“Todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus” (Rom.8,28).
Ocupo esta tribuna para fazer agradecimentos, correndo o risco em deixar muitas pessoas à margem. Gostaria de ser pleno.
Dois termos são redundantes: ação de graças e eucaristia. Por isso, a melhor forma de agradecer a Deus é a Celebração Eucarística.
Quatro de junho de 1949 foi o dia do meu batismo. Adquiri vida nova em Cristo. Tornei-me casa de Deus, que é Pai, que é Filho, que é Espírito Santo.
A crisma que é o Sacramento do Espírito Santo, se deu aos quatro anos.
Mas 1965 foi o ponto marcante. Estava no último ano ginasial. Vejam como são as coisas: nesse ano, Pe. Alcides Luvizotto, de saudosa memória, passou pela escola e ministrou algumas aulas. Convidou alguns dos alunos para ajudá-lo na liturgia dominical. Afinal, estava terminando o Concílio Vaticano II. Para lá fui e não mais retornei. Estou até hoje.
1968 a 1970, fui aluno da escola diaconal na Diocese de Sorocaba, concomitantemente com a Escola Normal, para formação de professores primários, no Colégio das Irmãs Vicentinas.
Foram dos desígnios de Deus que eu passasse pelo Seminário Redentorista Santo Afonso por quatro anos, quando cursei Estudos Sociais e Filosofia.
À Congregação do Santíssimo Redentor, mais especificamente à Província de São Paulo, sou imensamente grato, na pessoa do Pe. Desidério que aqui se faz presente. Leve o nosso agradecimento ao governo provincial e ao Pe. Carlos da Silva, que nos acompanhou naqueles anos. Muito dos meus saberes devo aos Redentoristas.
Depois de casado, deixei de freqüentar a Igreja por um longo período. Nesta terra dos anzóis, qual me acolheu a partir de 1978, fui certa vez argüido pela esposa, dessa forma:  ...”as crianças estão crescendo e você, na situação de ateu, não freqüenta mais nada...Precisa dar um jeito na vida.”
Atrás de um bem sucedido tem sempre uma grande mulher.
E o que fiz?
Fui até à Basílica de Nossa Senhora e me encontrando com o Pe. Coutinho, sentado naquelas escadarias, me pus a confessar.
No final ele me disse: ...”A quem muito foi dado, muito será cobrado. Vá até o seu pároco em Pindamonhangaba e coloque-se à disposição e depois volte aqui e lhe darei a absolvição.”
E aí comecei a vida “intra eclesial”, rumo ao diaconato.
1985 estive participando da escola diaconal da Diocese de São José dos Campos.
Devo os meus agradecimentos ao Monsenhor José Maria Guimarães Alves, oautor da música do Hino do Congresso Eucarístico de Aparecida, pois, confiando em mim, pediu a Dom Antônio Afonso de Miranda, que me ordenasse, e  com a permissão da esposa, recebi a ordem sacra em 04/10/1986, dia de São Francisco.
Ah! Sim. Como não existe clérigo vago, fui incardinado nesta Diocese de Taubaté, não há como não agradecer a Dom Carmo João Rodhen, a quem estou ligado diretamente. E hoje, recebi do Monsenhor Irineu, via internet, felicitações pela celebração das bodas, me lembrando que o homem é ordenado, não só para si, mas para todo o povo.  Ele que era o Cura da Catedral na época de nossa ordenação. De público, agradeço-o.
Se devo elevar as minhas preces ao Pe. Alcides Luvizotto, que me iniciou nas primeiras letras litúrgicas e teológicas, devo também rezar na intenção dos outros dois padres: o Pe. Libardi, redentorista, falecido recentemente, que me acompanhou nos tempos de juventude e me encaminhou para o Seminário e ao Monsenhor José Maria que não mediu esforços para que eu fosse ordenado diácono.
Por quatro anos exerci as funções diaconais na Paróquia Nossa Senhora da Assunção.
1990: fui transferido para esta paróquia de São Vicente de Paulo e assim posso afirmar que sou eternamente grato ao Cônego Geraldo Carlos da Silva, que me acolheu nestes vinte e um anos, ondepude, galhardamente, exercer meu ministério.
Uma palavra à esposa, que soube dividir o marido com a Igreja: Deus recompensa-la-á por este gesto de amor. Aos filhos que souberam entender a entrega do pai às coisas do alto. À minha mãe e irmãos que entenderam o gesto de separação desde o tempo que sai de casa e não mais voltei, lá nos idos de 1971.
Aos colegas da Uneser pela amizade que me dedicam. Aos irmãos no diaconato, pelo incentivo e pela benemerência. Aos colegas de escola pelo testemunho de uma profícua missão. Aos paroquianos, peço perdão das vezes que não exerci o múnus diaconal a exemplo de Jesus Cristo Servidor.
Enfim, a todos aqueles que no dia a dia me rodeiam, esperando um bom testemunho ou uma boa palavra e não correspondi.
Mais uma vez quero realçar a bondade do Pe. Geraldo em me aceitar nesta paróquia, que juntos, por um bom tempo, enquanto a paróquia era uma só abrangendo todo o Distrito, servimos o Povo de Deus, e agora mais recentemente, aos demais diáconos e ao Pe. Valtenes, Deus lhes pague.

Diácono Adilson José Cunha
02/10/2011

PARABÉNS ADILSON !!!  

Aniversariantes do dia


PADRE RUBENS GOMES DE CARVALHO  que completa 61 anos de idade

PADRE ERISSON ROBERTO MONTEIRO DA SILVA da Paróquia Sagrado Coração de Jesus - Vice-Província Recife que festeja 33 anos de idade.


Nossos votos de muitas felicidades e muitos anos de vida!
Um forte abraço dos amigos da Uneser!

Vivências - De perto @ De longe


 
2062. Evangelho de sábado (29-10-2011) - Rm 11, 1-2a. 11-12. 25-29; Sl 93, 12-13a. 14-18; Lc 14, 1.7- 11 - Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: “Quando tu fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: “Dá o lugar a ele”. Então tu ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. Mas, quando tu fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: “Amigo, vem mais para cima”. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. Porque quem se eleva, será humilhado e quem se humilha, será elevado”.
Recadinho: - Vê muita competição pelos primeiros lugares em seu contexto de vida? - Não há muitos que são injustamente excluídos da sociedade? - Procura se lembrar que diante de Deus não somos nada? - Procura respeitar sempre os direitos dos outros? - Usa seus talentos para o bem comum?

2063. Assis: Paz! Paz! Paz! - “As religiões jamais podem ser motivo de violência. Os credos e o diálogo inter-religioso são e devem estar baseados na paz”. Este foi o cerne da evocação que o Papa Bento XVI lançou de Assis, no dia 27 de outubro/11, diante dos expoentes de todas as religiões do mundo e a um grupo de agnósticos, por ocasião de uma nova Jornada mundial de oração e de reflexão pela paz, à distância de 25 anos do histórico encontro realizado por iniciativa de João Paulo II.
2064. Como se encontra hoje a causa da paz? - Bento XVI colocou perante os cerca de 300 convidados, representantes das religiões do mundo, esta pergunta: “Como se encontra hoje a causa da paz?” “Naquele momento, 25 anos atrás, disse o Papa, a grande ameaça para a paz no mundo provinha da divisão da terra em dois blocos contrapostos entre si. O símbolo saliente daquela divisão era o muro de Berlim que, atravessando a cidade, traçava a fronteira entre dois mundos. Em 1989, três anos depois do encontro em Assis, o muro caiu, sem derramamento de sangue. Inesperadamente, os enormes arsenais, que estavam por detrás do muro, deixaram de ter qualquer significado. (…) Enfim, a vontade de ser livre foi mais forte do que o medo face a uma violência que não tinha mais nenhuma cobertura espiritual”.
2065. E o mundo prossegue cheio de discórdia! - Bento XVI continuou afirmando: “Infelizmente, não podemos dizer que desde então a situação se caracterize por liberdade e paz. Embora a ameaça da grande guerra não se aviste no horizonte, todavia o mundo está, infelizmente, cheio de discórdias”. Então o Papa falou sobre o terrorismo, e deste ressaltou a motivação religiosa que, muitas vezes, serve como justificativa para o que o classificou de “crueldade monstruosa, que crê poder anular as regras do direito por causa do “bem” pretendido”. “Aqui a religião não está ao serviço da paz, mas da justificação da violência”. E acrescentou: “o que os representantes das religiões congregados no ano 1986, em Assis, pretenderam dizer, e nós o repetimos com vigor e grande firmeza, era que esta não é a verdadeira natureza da religião. Ao contrário, é a sua deturpação e contribui para a sua destruição”.
2066. Sementes que gerem Paz! - Um após o outro, os líderes se comprometeram a jamais se resignar às guerras e a respeitar a Regra de ouro: "Faça ao outro o que gostaria que fosse feito a você". Bento XVI repetiu exatamente o apelo feito por João Paulo II, no encontro de 25 anos atrás: "Nunca mais a violência! Nunca mais a guerra! Nunca mais o terrorismo!". No ato conclusivo da Jornada, os representantes das religiões mundiais renovaram, juntos, o compromisso pela paz. Juntos, cada um vestido com suas roupas tradicionais, deram cor a um dia cinzento em Assis, onde somente no final um tímido sol apareceu.
“Como os pássaros, que ao se nutrirem dos frutos espalham as sementes por onde passam, agora os chefes das delegações deixam Assis com essa mesma incumbência: espalhar onde vivem e atuam as sementes do “espírito de Assis”.
Bento XVI concluiu saudando a cada um com as palavras de São Francisco: “O Senhor lhe dê a paz!”

Santos do dia

São comemorados hoje os santos: Narcísio, Zenóbio, Eusebia, Ermelinda


São Narcísio de Jeruzalém
Nasceu em 99 DC e o historiador Euzébius conta que muitos de seus milagres ainda são lembrados pelo povo de Jeruzalém. Na vigília da Páscoa o óleo para as lâmpadas havia acabado, Narcicio ordenou que se colocasse nelas água. Após, ele orou e para a surpresa de todos a água foi convertida em óleo para as lâmpadas que foram acesas e permaneceram acesas toda noite. Algum desse óleo ainda era guardado por lá quando Euzebius escreveu a sua história.
Embora Narcisius fosse velho quando assumiu a Sé de Jeruzalem ele não era um Bispo fraco. Censurava a preguiça e a indiferença entre os leigos e o clérigos de sua diocese.Talvez por causa de sua severidade ele provocou a hostilidade de alguns e certa vez três pessoas juraram que ele havia cometido um crime hediondo. Um deles disse: “Se eu estiver mentindo que seja queimado”, o segundo disse: “Que eu morra leproso” e o terceiro : “Que eu fique cego”.
Pouco tempo depois, o primeiro com toda a sua família morreu em um incêndio em sua casa, logo depois o segundo morreu de lepra. O terceiro, com muito medo, foi a praça pública e confessou toda a trama, mas chorou tanto, tanto que acabou ficando cego. Embora vingado Narcicius usou a acusação como desculpa para se retirar em oração, uma ambição que ele muito queria.
Durante a sua ausência primeiro Pius e depois Germanius cuidaram de sua Sé. Narcicius viveu em completa solidão que muitos pensaram que havia morrido e assim o seu inesperado regresso a Jeruzalem foi como se ele tivesse retornado dos mortos. Ele foi recebido pelo povo de sua diocese com grande alegria e reassumiu suas funções episcopais. Ele continuou até sua morte em 215 com 116 anos de idade. Alguns documentos mencionam sua morte em 222 DC com 131 anos.
Na arte litúrgica da Igreja São Narcicius é mostrado como um bispo segurando um cardo ( uma espécie de cactos cheio de espinhos) em seu peito ; 2)as vezes com um pouco d’água perto dele e um anjo carregando-o para o céu.
Ele é padroeiro contra picadas de insetos.