2071. Evangelho de segunda-feira (31-10-2011) - Rm 11, 29-36; Sl 68, 30-31. 33-34. 36-37; Lc 14, 12-14 - Jesus disse a quem o tinha convidado: “Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.
Recadinho: - Há muita caridade feita por mero interesse pessoal? - Qual é a melhor recompensa, a que vem de Deus ou a que vem dos homens? - Você procura sempre agradecer a quem lhe faz algum favor? - Sabe agradecer a Deus que realiza maravilhas? - Ou é daqueles que só lamentam as dores e angústias?
2072. Dorothy Stang é tema de ópera nos EUA - Encerramos o mês missionário homenageando a missionária norte-americana naturalizada brasileira, Irmã Dorothy Stang, assassinada no Pará em 2005, que tem sua vida apresentada em “Angel of the Amazon”, ópera que estreou em maio/2011, nos Estados Unidos da América. É o “anjo da Amazônia”. Com muitas liberdades poéticas, a ópera estreou em Nova York em maio e por estes dias tem sua temporada em Boston, com elenco do Boston Metro Opera.
Com uma hora e meia de duração, dividida em dois atos, a ópera mostra a freira que deixou o hábito de lado, juntando-se aos pobres de uma comunidade em meio à floresta amazônica. Irmã Dorothy lutou até à morte contra um sistema corrupto. Naquele ambiente, um madeireiro repetia a toda hora ser o verdadeiro dono das terras onde vive a comunidade.
2073. Dorothy Stang 02 - O roteiro da ópera - Evan Mack, autor da ópera, nunca esteve no Brasil, mas baseou seu trabalho em cartas que Irmã Dorothy escreveu de 1969 até às vésperas de ser assassinada. Serviu-se também de três biografias e um documentário de 2007, intitulado “Mataram a Irmã Dorothy”, do norte-americano Daniel Junge. Tudo começou quando o compositor ouviu a história de Dorothy numa palestra em uma igreja em Ohio, no ano em que ela morreu. Naquele momento teve a brilhante idéia. A ópera começa em 2005, quando Dorothy é surpreendida por dois pistoleiros, e apresenta cenas fora de ordem cronológica, desde 1960, quando ela chegou à Amazônia como missionária. O cenário é simples, com panos claros e telão e muitas imagens projetadas por computador. Explica o compositor que “a música tenta mostrar as mudanças retratadas nas cartas dela durante os anos em que trabalhou no Brasil. Os tons religiosos e fortes vão exprimindo ritmos e harmonias brasileiros”. Antes de ser baleada, Irmã Dorothy retira uma Bíblia da bolsa e diz que aquela é a sua arma! O fato verídico foi confirmado por um dos pistoleiros e uma testemunha. Na ópera, depois dos tiros, começa a chover. É a floresta que chora o assassinato da missionária da Amazônia, naturalizada brasileira, Irmã Dorothy Stang. Obrigado por seu testemunho, “anjo da Amazônia”.
2074. Dorothy Stang 03 - Vivia no Estado do Pará - Dorothy Stang liderava um projeto de agricultura familiar em Anapu (PA). Era religiosa católica, da Congregação de Notre Dame de Namur. Foi morta com seis tiros no dia 12 de fevereiro de 2005, em uma estrada de terra. Tinha 73 anos de idade. Dois pistoleiros, dois mandantes e um intermediário apontados pela polícia foram julgados e condenados a penas de 17 a 30 anos de prisão. O assassinato foi motivado por denúncias da missionária contra ocupantes ilegais de um lote do assentamento onde vivia.
2075. Encerrando o mês missionário 2011 - “A propagação da Boa Nova do Evangelho é o serviço mais importante que a Igreja oferece ao mundo”, ressaltou em sua mensagem missionária de 2011 o Papa Bento XVI, frisando que "a missão renova a Igreja, revigora a fé e a identidade cristãs, confere um novo entusiasmo e novas motivações. A fé se fortalece quando é transmitida!" O Beato Papa João Paulo II tinha reiterado a necessidade de renovar os esforços para levar a todos o anúncio do Evangelho, com ‘o mesmo entusiasmo dos cristãos da primeira hora’ (confira em sua Carta Apostólica “No início do novo milênio”, n. 58”.)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.