Nº 0275 31/03/2011
1184. Evangelho de quinta-feira (31-03-2011) - 1ª leit Jr 7, 23-28; Sl 94, 1-2. 6-9; Lc 11, 14-23 - Jesus estava expulsando um demônio que era mudo. Quando o demônio saiu, o mudo começou a falar, e as multidões ficaram admiradas. Mas alguns disseram: “É por Belzebu, o príncipe dos demônios, que ele expulsa os demônios”. Outros, para tentar Jesus, pediam-lhe um sinal do céu. Mas, conhecendo seus pensamentos, Jesus disse-lhes: “Todo reino dividido contra si mesmo será destruído; e cairá uma casa por cima da outra. Ora, se até Satanás está dividido contra si mesmo, como poderá sobreviver o seu reino? Vós dizeis que é por Belzebu que eu expulso os demônios. Se é por meio de Belzebu que eu expulso demônios, vossos filhos os expulsam por meio de quem? Por isso, eles mesmos serão vossos juízes. Mas, se é pelo dedo de Deus que eu expulso os demônios, então chegou para vós o Reino de Deus. Quando um homem forte e bem armado guarda a própria casa, seus bens estão seguros. Mas, quando chega um homem mais forte do que ele, vence-o, arranca-lhe a armadura na qual ele confiava, e reparte o que roubou. Quem não está comigo está contra mim. E quem não recolhe comigo dispersa”.
Recadinho: Estamos realmente com Jesus? Nosso testemunho é de quem ajuda a ajuntar, a recolher, ou a espalhar para longe? Peçamos que Jesus nos fortaleça na fé, para que sejamos “discípulos e missionários” do Evangelho no meio em que vivemos.
1185. Aos 88 anos, faleceu P. José Comblin - O sacerdote belga, um dos mais importantes representantes da Teologia da Libertação, faleceu no dia 27 de março/11. Morava na cidade de Barra, na Bahia. Conforme vontade manifestada a amigos, P. Comblin foi sepultado no Santuário do Padre Ibiapina, localizado em Santa Fé, povoado que faz parte do município de Solânea, na Paraíba. Comblin tinha problemas cardíacos e usava marca-passo. Faleceu na cidade de Simões Filho, na Bahia, onde residia e dava um curso para comunidades de base. Estudioso da Igreja da América Latina e autor de obras como ‘Teologia da Libertação’ e ‘Ideologia da Segurança Nacional’, Comblim foi encontrado morto no quarto. Não aparecendo para a oração da comunidade, encontraram-no morto no quarto. Comblin foi um dos seguidores e principais assessores de Dom Hélder Câmara, o defensor dos direitos humanos e da opção da Igreja pelos pobres. Autor de vários livros, foi o grande propagador da “Teologia da Enxada”, sobre a vivência cristã e teológica nas comunidades rurais. Nasceu em Bruxelas (Bélgica), em 22 de março de 1923. Veio para o Brasil em 1958, atendendo a apelo do papa Pio XII, que no documento “Fidei Donum” (“O Dom da Fé”) pedia missionários voluntários para regiões com falta de sacerdotes. Depois de trabalhar em Campinas (SP) e, em seguida, passar uma temporada no Chile, foi para Pernambuco, em 1964, quando dom Helder Câmara foi nomeado arcebispo de Olinda e Recife. Perseguido pelo regime militar, foi deportado, em 1972, ao desembarcar no aeroporto, voltando de viagem à Europa. Criou vários movimentos missionários leigos: Missionários do Campo (1981), Missionárias do Meio Popular (1986), Missionários de Juazeiro da Bahia (1989), na Paraíba (1994) e em Tocantins (1997).
1186. “A Teologia da Enxada” - Trata-se de uma corrente teológica surgida em 1969, na Igreja Católica do Nordeste do Brasil, que tinha como base a reflexão a partir da realidade dos agricultores e famílias camponesas. Centrava-se num embasamento bíblico, evitando abstrações e conceitos filosóficos, a fim de permanecer próxima à cultura popular. Hoje, muitas das iniciativas missionárias no Nordeste têm como base esta linha teológica. Surgiu a partir do grupo de 10 estudantes de Teologia, reunidos para estudar e ensinar teologia por meio de diálogos com os camponeses. Para isto, viveram três anos no interior, dedicando-se ao trabalho no campo e ao estudo teológico a partir da imersão nesta realidade.
1187. No Paquistão dois jovens cristãos foram assassinados - Dois cristãos foram mortos e outros dois estão em estado grave depois de terem sido atacados na noite de 21 de março/11, em Hyderabad, no Paquistão. Os cristãos estavam celebrando o 30 º aniversário da fundação da igreja, quando um grupo de jovens muçulmanos começou a perturbar as pessoas que queriam participar da função. Alguns fiéis abordaram os jovens, o que resultou em uma briga. Os muçulmanos foram embora, para depois retornarem armados com pistolas, atirando e matando dois cristãos e ferindo outros dois, conduzidos ao hospital.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.