Nº 0139 15/11/2010
0616. Evangelho de segunda-feira (15-11-2010) - 1ª leit Ap 1, 1-4; 2, 1-5ª; Sl 1; Lc 18, 35-43 - Jesus se aproximava de Jericó. Um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. Então, o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: “Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus.
Recadinho: A cura do cego simboliza a fé. De olhos abertos para nova maneira de ver e agir, ele segue a Jesus. Não fiquemos sentados à beira da estrada da vida! Sejamos como o cego de Jericó! Paremos, escutemos e gritemos como o cego: Senhor, eis-me aqui, para te servir em meus irmãos!
0617. Congo: Padre é assassinado - No dia 08 de novembro/10 dois homens armados, com uniforme militar, assassinaram o sacerdote Christian Bakulene, pároco de São João Batista, de Kanyabayonga, em Kivu do Norte, ao leste da República Democrática do Congo. Os assassinos nada roubaram. Foi um assassinato premeditado, com a finalidade de assustar os sacerdotes que trabalham na região. O padre voltava de moto à sua paróquia, com um amigo, quando os dois soldados o bloquearam e um deles atirou nele várias vezes, sem dar-lhe tempo sequer de estacionar a moto. O amigo do pároco saiu ileso, segundo informou a agência. Neste mesmo país africano, no último mês de junho/10, foi assassinado Floribert Chebeza, junto ao seu motorista. Floribert, um dos ativistas pelos direitos humanos mais comprometidos, que já havia recebido várias ameaças, era diretor executivo da ONG "A voz dos que não têm voz".
0618. Angola: 35 anos de independência - No dia 11 de novembro/10 Angola comemorou seus 35 anos de independência. Na ocasião, o missionário redentorista angolano P. João Pedro Fernandes (atualmente residente em Roma, onde exerce a função de membro do Conselho Geral Redentorista) escreveu uma mensagem sobre o tema, intitulada “Um sonho para Angola”. Reproduzimos alguns tópicos:
“Tenho uma pátria e uma nacionalidade. Feliz, porque a guerra acabou e a reconstrução começou. Há mais escolas e menos quartéis. Sonho com uma nação onde o ideal da independência ainda tenha sentido: uma Angola melhor e solidária para todos e todas. Onde a lama da corrupção não sufoque totalmente a alma da dignidade! Onde se reconheça aos cidadãos o direito à maioridade, não reduzidos a anões, fadados a aplaudir as orientações do Chefe, o único à altura de cada situação. Onde não nos façam engolir uma Constituição à medida de alguém que se eterniza no cadeirão!”
0619. Angola: 35 anos 02 - Sonho com um Estado... - “Onde a gestão da coisa pública não se prostitui com os interesses privados. Onde governantes e familiares renunciem a ser urubus do dinheiro público. Onde os últimos da sociedade são os primeiros nas agendas governativas. Onde o martelo demolidor não desaloje os empobrecidos de seus casebres ou o chicote do fiscal não encurte ainda mais a esperança. Sonho com uma Igreja livre, como nos primeiros tempos de país independente, despojada de bens, mas a quem não conseguiram confiscar a palavra e a coragem. Uma Igreja cujos Pastores não se tornem cúmplices silenciosos da situação, por covardia ou por receio de perder algumas migalhas que caem da mesa do poder. Não deixe que matem o nosso sonho!”
0620. Angola - colaboração?! - No final de outubro/10, o cardeal Franc Rode, prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica, visitou Angola como enviado especial do Papa Bento XVI, para as comemorações do 20º aniversário das conferências de religiosos e religiosas, ocasião em que reafirmou a colaboração da Igreja em “seu progresso espiritual e material”. (N. R.: que não fique apenas em promessas!)
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagens para:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.