3 DE SETEMBRO – SANTO PAPA DO DIA
FOI UM DOS MAIORES PAPAS DA IGREJA
S. Gregório Magno (540-604) nasceu em Roma, de família nobre e rica. Seus pais, Gordiano e Silvia, bem como suas tias Tarsila e Emiliana, estão no catálogo dos santos canonizados. Depois da morte do pai, transformou o palácio em que morava, num mosteiro de monges Beneditinos.
Foi Prefeito de Roma. Terminada a sua gestão entrou também na Ordem dos Beneditinos. Pouco depois foi eleito Papa. Teve que enfrentar a peste e a fome em Roma, bem como a devastação produzida pelos invasores Lombardos, que chegaram a assediar a cidade e só foram contidos graças à diplomacia de Gregório. Reformou, ademais, a Liturgia Romana, e fundou uma escola de canto sacro que influenciou toda a Europa, nela propagando o que ficou sendo conhecido como "Canto Gregoriano". Zelou ainda pelos bens da Igreja, até então dispersos e mal administrados; é a ele que se deve a primeira organização sistemática do "Patrimônio de São Pedro".
Foi o pai da pobreza. Os bens da Igreja são “propriedade dos pobres”, dizia. Seu zelo social e sua atitude enérgica contra a exploração dos pequenos tornaram-se normas de ação para os papas seguintes. Junto à igreja de S. Gregório em Roma, pode-se visitar a cela onde morou, e ver o degrau da escada sobre o qual dormia. Vê-se também a mesa de pedra na qual recebia e alimentava doze pobres ou peregrinos, diariamente.
Os historiadores afirmam que Gregório Magno foi um dos maiores Papas da Igreja. Gregório Magno entrou na História, também como grande escritor, teólogo e pregador. Suas homilias são lidas e repetidas até hoje. Foi Papa no sentido completo da palavra, isto é, Pai e Pastor.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site renovado aos seus amigos:
http://www.boletimpadrepelagio.org
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.