PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR
UM MESTRE DA ORAÇÃO
Dia primeiro de agosto é a festa de Sto. Afonso de Ligório (1696-1787), fundador dos Missionários Redentoristas. Podemos dizer que foi um grande mestre de oração, que ocupava oito horas de seu dia. Repetia sempre que “quem ora se salva, quem não ora se condena”. Em suas muitas obras voltava sempre ao tema.
E insistia que na oração, em vez de procurar muitas palavras, déssemos atenção especial aos atos de amor, de obediência e de entrega nas mãos de Deus. Porque, dizia, a oração deve ser encontro e diálogo de amor com nosso Deus que tanto nos ama. Para despertar o amor, recomendava a meditação sobre o amor que Deus nos demonstra, a paixão e morte de Jesus.
Ensinava que Deus sempre nos dá a graça da oração. Se oramos e lhe pedimos, haverá de nos dar todas as outras graças necessárias para nossa salvação.
Se queremos aprender a orar, Sto. Afonso poderá ser um bom mestre para nós, porque nos fala a partir de sua experiência de vida.
Oração da manhã para todos os dias
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.
Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.
Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
Dia 01 − 18º Domingo Comum
Sto. Afonso de Ligório, bispo, doutor e fundador dos Redentoristas
Evangelho (Lc 12,13-21) “Tomai cuidado contra qualquer ganância, porque, mesmo que alguém tenha muitas coisas, a vida não consiste na abundância de bens”.
Não importa há quanto tempo estamos tentando viver o evangelho. A ganância continua sendo sempre um tentação em nossa vida, a vontade desenfreada de possuir cada vez mais, de ter as coisas mais novas, mais bonitas e de maior eficiência. Temos de estar atentos para não nos deixar enlear. De modo realista Jesus dá-nos uma razão: a vida passa e dessa riqueza nada podemos levar.
Oração
Senhor, estou procurando fugir da ganância, tentando escapar das idéias que me rodeiam de todos os lados. Tudo é planejado para me fazer consumir cada vez mais. Ajudai-me a ser moderado no uso do necessário ou do que me facilita a vida. Não permitais que me torne escravo do que colocastes a meu serviço. Ensinai-me a consumir menos para poder partilhar e distribuir mais. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.