CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

31 de julho de 2010

Afonso de Ligório III: a Oração, caminho no Amor

Publicamos o terceiro artigo de Rui Vasconcelos, CSsR sobre Santo Afonso.


“O meio mais necessário para a vida espiritual e para ganhar o amor de Jesus Cristo, é a oração (...) Por este meio Deus nos faz conhecer o grande amor que nos tem” (Prática de Amar a Jesus Cristo). O Seguimento de Jesus é viver uma Aliança com ele. É comprometer a nossa vida com ele e com o Reino do Pai. É um caminho de transformação pessoal, no Espírito, rumo ao Homem Novo. Como vimos, para Afonso, este caminho espiritual assenta num processo de conversão e no procurar viver a vontade de Deus-Pai a meu respeito.

Este processo é exigente. É claro que não bastam as nossas forças, a nossa boa-vontade. Só acontece como resposta de amor ao Deus que nos amou primeiro, o próprio Pai nos assiste neste caminho, que acontece no Espírito: «Se me amais, guardai os meus mandamentos; e eu pedirei ao Pai que vos envie um outro Paráclito, que esteja convosco sempre» (Jo 14, 15-16). No pensamento de Afonso, é a Graça de Deus que nos permite conhecer e viver a sua vontade: “A oração é o meio mais necessário e certo de alcançarmos todas as graças necessárias para a salvação” (O grande meio da Oração, n°1).

Para Afonso, a atitude de oração é todo o contrário da atitude de auto-suficiencia, egoísmo e isolamento: é a atitude da abertura, do acolhimento do grande dom de Deus em Cristo, o Espírito Santo, acolhimento da sua Graça, da sua Salvação para nós. É o motor de uma vida de Aliança, de comunhão pessoal, de caminhar na vontade do Pai que é a nossa salvação e de ter a força do Espírito para as difíceis opções de conversão.

A oração (que, mais do que atos ou momentos, é uma atitude fundamental de acolhimento e abertura ao Amor de Deus-Pai) torna-se, por isso, condição de salvação, porque condição de viver no Amor, a Deus e aos irmãos: por isso a célebre máxima de Afonso “quem reza se salva, quem não reza certamente se condena” (Ibid). «Permanecei em mim e eu em vós. Como o sarmento não pode dar fruto por si só, se não permanecer na videira, tampouco vós, se não permaneceis em mim. Eu sou a videira, vós os sarmentos: quem permanece em mim e eu nele, dará muito fruto; pois sem mim não podeis fazer nada» (Jo 15, 4-5).
(Nota: Sarmento = haste da videira não podada)

É no rosto amoroso de Deus que é Pai, revelado na história da Salvação em Jesus Cristo, que Afonso deposita a possibilidade da vida de Fé e Oração. “Jesus Cristo, na oração do Pai-Nosso que Ele ensinou para obter todas as graças necessárias para a nossa salvação, como nos ensina a chamar a Deus? Não “Senhor”, não “Juiz”, mas Pai; Pai-Nosso, porque quer que nós busquemos de Deus as graças com aquela confiança com a qual um filho, pobre ou enfermo, busca o alimento ou o remédio ao seu próprio pai” (Necessità della Preghiera). Por isso convida ao diálogo familiar e confiante com o Abbà: “Tende o costume de lhe falar a sós, familiarmente, com confidencia e amor, como a um vosso amigo” (Modo de falar continua e familiarmente com Deus, n°6).
                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                        
Diante da eficácia ou não da oração (que está sempre em função da caridade), Afonso apresenta determinadas condições. Uma delas é precisamente a confiança: esta assenta na fidelidade que o Pai demonstra aos seus filhos. Significa comprometer-me com o que peço, colaborar para que aconteça, arriscar as consequências. Sem esta confiança e abertura, saímos derrotados à partida: é permanente que, depois de um milagre, Jesus diga «A tua Fé te salvou» (Lc 7, 50; 8, 48; 17, 19; 18, 42). É abrirmo-nos à força de Deus em nós: “Toda a nossa força consiste em colocarmos toda a nossa confiança em Deus e em nos calarmos, quer dizer, em repousarmos nos braços de sua misericórdia, sem confiar em nossos esforços e nos meios humanos” (O grande meio da Oração, p.72).

Outra condição é a humildade: como atitude de abertura, a oração “baixa” todas as nossas defesas à acção de Deus, como podem ser o orgulho e a soberba. É importante ler o exemplo apresentado por Jesus do «fariseu e do coletor de impostos no templo, para alguns que confiavam em sua própria honradez e desprezavam os demais» (Lc 18, 9-14).

Por fim, a perseverança: “a graça da salvação não é uma única graça, mas uma cadeia de graças que depois todas se unem com a graça da perseverança final. Ora, a esta cadeia de graças deve corresponder uma outra cadeia, a das nossas orações” (Necessità della Preghiera). As transformações fundamentais da nossa vida não acontecem de um dia para o outro: são um caminho, um processo que precisa de renovar-se dia após dia na oração.

É na oração mental que o crente torna seu, assume, explicita numa linguagem sua a Palavra escutada, lê a sua vida à luz desta e responde com “afetos”, com o diálogo tu-a-tu com Deus-Pai, e com decisões de conversão pessoal. “Devemos pedir a Deus a graça de não pensar, de não procurar, e de não querer senão o que Deus quer, pois que toda a santidade e perfeição do amar consiste em uniformizar-se a nossa vontade com a vontade de Deus” (O grande meio da Oração, p.63).

E com estes terminam os três textos dedicados às pistas que Afonso propõe no Seguimento de Jesus. Para todos os que costumam acompanhar por aqui, um bom fim-de-semana e uma boa festa de S. Afonso de Ligório!

Fonte: Rui Vasconcelos, CSsR (Blog Economia da Salvação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.