A quinta-feira Santa é o último dia da Quaresma. É o dia em que Cristo, em sua última Ceia com seus discípulos, quando vai ser entregue para a morte, ofereceu a Deus-Pai o seu corpo e Sangue sob as espécies do Pão e Vinho, e os entregou para os Apóstolos para que os tomassem, mandando-lhes também oferecer aos seus sucessores. Dessa forma Cristo instituiu a Eucaristia. A Ceia era uma festa judaica, que recordava o êxodo dos Judeus para o deserto.
Mas foi também durante a Última Ceia que Cristo lavou os pés de seus discípulos. Pondo uma toalha na cintura, Jesus despejou água numa bacia, começou a lavar os pés de cada um dos apóstolos e enxugou-os com a toalha. Jesus fez isso para dar uma lição de humildade, simplicidade, igualdade, solidariedade, amor e serviço aos irmãos, que nada mais é do que a grande lição pascal. O Lava-Pés é, pois um símbolo, um exemplo: "Dei-lhes o exemplo para que, como eu fiz, assim façam também vocês".
Com a Missa da Ceia do Senhor, celebrada na tarde da quinta-feira santa, a Igreja dá início ao chamado Tríduo Pascal (três dias de preparação para a Páscoa) e comemora-se a Última Ceia de Jesus, a memória da instituição da Eucaristia e do Sacerdócio.
Durante a Missa, é realizada a cerimônia do Lava-Pés lembrando o gesto de Jesus com os apóstolos.
É nesse dia também que acontece a Bênção dos Santos Óleos: o Óleo do Batismo, do Crisma e da Unção dos Enfermos
Fonte: Instituto Felipe Smaldone - PA
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.