
PADRE HÉLIO DE PESSATO LIBÁRDI CSsR
Um simples olhar já é pecado?
A desorientação e a falta de formação de consciência fazem muita gente sofrer e viver atormentada. Quantas se julgam em pecado por causa de um olhar, de um pensamento.
Aqui entra o grande problema de quem forma sua consciência segundo a letra da Lei.
Embora Jesus tenha dito e mostrado pelas curas feitas em sábado e pelas espigas arrancadas pelos discípulos que a Lei não salva ninguém, há quem se sinta seguro agarrando-se à letra da Lei. De fato não é fácil romper o cerco de tantos anos de catequese e de velhas listas de pecado. A Lei é excelente, mas ela é indicadora do caminho e não o próprio caminho. É isto que leva Paulo a dizer que as leis existem por causa das transgressões.
Assim acontece com os leitores distraídos do texto: "Quem olhar para uma mulher com desejo libidinoso já cometeu adultério com ela em seu coração" (Mt 5,28). Não percebem que o que faz o pecado é a maldade.
Ver é um ato normal, não podemos andar de olhos vendados, a realidade está em nossa frente, ninguém pode nos induzir a ser como certos santos que nem sequer olhavam para o rosto da própria mãe, se é que isso é verdade.
É certo também que devemos fazer a vigilância, porque quem não se policia, se resguarda, vai ter uma mente fecunda em imagens e situações que facilmente os levarão ao desequilíbrio ou ao erro.
Não podemos, porém, encontrar maldade em tudo. Todo olhar leva a pessoa a um pré-juízo ou a um juízo rápido, sem maldade. É impossível não ter um parecer, ainda que rápido, sobre o belo ou o feio.
A partir do que Jesus deixou, começamos nossa formação de consciência. O primeiro contato com a realidade não é mau, a não ser que tenha sido planejado para ser mau. O problema começa com a montagem da procura subseqüente. O que Jesus nos pede é a pureza de coração, de intenção, porque se o coração for bom, bom será todo o corpo, seu olhar, sua fala, seus sentimentos. Mas tudo pode tornar-se sujo pela malícia guardada no coração.
Na verdade a maioria entende bem esse texto, porque até hoje não vi ninguém que arrancou o olho ou cortou as mãos e os pés para não se excluir do reino dos Céus.
Uma mente mais aberta é mais saudável para todos. Nosso problema é com os Meios de Comunicação que fazem força para mostrar pecado onde ele não existe.
Do Livro:
RELIGIÃO TAMBÉM SE APRENDE - VOLUME 10
EDITORA SANTUÁRIO
Pe. Hélio Libardi, C.Ss.R.
http://www.redemptor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.