CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

31 de janeiro de 2010

Padre Walmir responde em 17/12/09

PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR

Não identificada: Minha mãe é católica, mas não tem responsabilidade com a Igreja e quer que eu vá a Igreja só quando ela for. O que devo fazer? Tenho 13 anos e dependo dela. Ela fala que é ela quem manda. E a minha vontade, não conta?
Infelizmente vemos ainda mães e pais com esse tipo de mentalidade, que são eles quem manda e pronto, sem diálogo, não pode ser assim! É preciso ter diálogo, compreensão entre as partes, pais e filhos devem viver em profunda sintonia, ainda mais em se tratando de religião. Vejo que muitas vezes os filhos precisam evangelizar os pais, no compromisso, no assumir a fé, este é o seu caso minha filha, procure evangelizar sua mãe, com paciência, com serenidade. Dialogue sobre a importância da prática da fé. Não perca a esperança e seja firme no seu posicionamento em ser uma pessoa atuante.

Maria de Fátima: O verdadeiro significado do Natal está esquecido, foi ocupado pelo Papai Noel. A Igreja não pode fazer nada a respeito? Pedir as pessoas para, ao invés de comprar roupas, calçados, doar alimentos a famílias carentes?
Minha amiga a Igreja já faz isso que você sugere. Sempre nessa época muitos padres, bispos e até o Papa, pedem solidariedade, busca da partilha, etc. Claro que a Igreja não é contra o comércio e muito menos contra a troca de presentes, mas é preciso que uma coisa não abafe a outra. Podemos comprar presentes e ser solidários. Tenho visto que tem aumentado a consciência entre os cristãos atuantes nas Igrejas, mas a força comercial é muito grande. Mas entre nós não pode ser assim, este é um ensinamento de Jesus que devemos sempre seguir. Não precisamos acabar com a ilusão do Papai Noel, mas também não podemos deixar que abafe a nossa consciência de que o verdadeiro homenageado é Jesus, nosso Salvador.

Francisca Bernardes: Os três reis magos eram realmente reis?
Não se tem nada de histórico sobre os Magos, não sabemos se eram três e muito menos se eram reis. Supomos que eram três devido aos presentes: ouro, incenso e mirra (3 presentes), mas a religiosidade popular adotou como três e também como reis, mas isso é fruto da devoção popular, não tem nada de histórico sobre isso.

Beatriz Figueiroa: Minha sogra é católica fervorosa e coloca vela para queimar em um prato com mel. Isso não é bruxaria?
Eu não posso dizer que é bruxaria, não sei com qual propósito ela coloca vela num prato de mel, mas é estranha essa prática, no mínimo é superstição, e isso não é muito cristão.

Leila Corumbá: Não gosto de ler o Antigo Testamento, só tem assunto de morte e gerações. Estou errada? Não gosto daquele negócio de fulano gerou ciclano... é muito chato.
Veja bem, o Antigo Testamento não é composto só por passagens que você relatou. Leia principalmente os livros proféticos, os livros sapienciais. Somente os livros históricos é que possuem muitas genealogias, que é, realmente uma leitura enfadonha, mas necessária para nos situar na história de um povo que nos deixou por herança a fé. Sobre o assunto de morte e vinganças, não podemos exigir que um povo de mais de 3 mil anos atrás tivesse a mesma consciência que temos hoje, era o modo que eles imaginavam e vivam. Mas se não faz bem ler essas coisas, procure os livros que citei acima, certamente farão bem a você.

Alaíde Severo: Fale a respeito do Salmo 91. Parece que ele é mais forte que os outros.
Não existe Salmo mais forte do que outro, mas sim aquele que nos fala mais ao coração. O salmo 91 fala da confiança em Deus e sobre nossa esperança de viver sob a sua proteção.

Não identificada: Uma colega de trabalho está traindo o marido, falta até o serviço e mente para o esposo que estava no médico. Como posso aproximar dela e evangelizar?
É uma obrigação do cristão chamar a atenção para a prática do bem e da justiça. Quando vemos alguém errando, se desviando do caminho do bem devemos chegar e conversar, mostrar o erro. É bom dizer sobre o amor, se ela não ama mais o marido, se é que algum dia amou, é bom mostrar que ela deve resolver a sua situação, pois traição é muito feio. Mas o meu conselho é que você converse com ela, com carinho, compreensão e amizade, sem ficar apontando o erro com moralismo.

Célia Maria: Quer saber qual o significado das cores das velas do advento.
Liturgicamente, o tempo do Advento (do latim adventus = chegada) corresponde às quatro semanas que antecedem o Natal. As quatro velas representam essas quatro semanas e serão acesas, uma a uma, desde o primeiro domingo do Advento até o quarto domingo, sucessivamente. Via de regra as cores das velas devem corresponder à cor do tempo litúrgico - roxa -, diferenciando-se a terceira vela - rosa - como alegre preparação para a vinda do Senhor. Mas em vários lugares usam-se cores variadas, cujo significado eu desconheço.

Cândida Teixeira: Quero saber se o José, pai de Jesus é o mesmo que os irmãos tinha inveja dele?
Não Cãndida, vários séculos separam esses dois José. O José que os irmãos venderam a mercadores, por inveja, viveu muito tempo antes de Jesus. Ele era chamado de José do Egito, era filho de Jacó, neto de Isaac, bisneto de Abraão; a história desse Jose´você encontra no livro de Gênesis. José, pai de Jesus era descendente de José do Egito, e viveu vários séculos depois do primeiro.

Maria de Lourdes: Na sua opinião, que tipo de Natal seria compatível com Jesus Cristo?
Eu creio que o Natal mais compatível com Jesus seria a busca da fraternidade, do acolhimento às pessoas, da confraternização. Jesus veio para dar a nós, a humanidade, a oportunidade de conversão, de transformação de vida. Veio para ser o caminho para o céu, portanto, veio para nos salvar e, só podemos nos salvar se vivermos o que Ele nos ensinou. Celebrar o Natal é viver buscando praticar seus ensinamentos.

Lourival dos Santos: Existem pessoas muito céticas, só acreditam no que podem ver, tocar. Deus é um ser que amamos, acreditamos, mas nunca o vimos. Qual o sentido de ser filho de Deus?
Ser filho de Deus é ser alguém que vive o que Ele nos ensinou e que está contido na sua Palavra revelada, a Bíblia. Ser filho de Deus é buscar a vivência da fraternidade, da igualdade entre as pessoas, sem preconceitos, sem discriminações. Ser filho de Deus é reconhecer que Ele nos criou para construirmos um mundo bom, habitável, sem violência. Ser filho de Deus é ser uma pessoa humana, sensível e solidária.

Anália Afonso: Em Ezequiel cap. 1, vers. 5 diz assim: “E do meio dela saia à semelhança de quatro seres vivente. E esta era a sua aparência, tinha a semelhança de homem.” O que significa isso?
Todo profeta, ao ser chamado por Deus para o exercício de sua missão, teve algum tipo de visão ou de discernimento, é a chamada vocação profética. Ezequiel teve uma visão, na qual viu esses seres vivos, estranhos. Esses quatro seres viventes são comparados aos quatro cavaleiros do Apocalipse e também pode ser comparado aos quatro evangelistas.

Não identificada: O que é pecado original?
No Catecismo da Igreja Católica encontramos o seguinte:
O PECADO ORIGINAL UMA VERDADE ESSENCIAL DA FE
388-Com o progresso da Revelação, é esclarecida também a realidade do pecado. Embora o Povo de Deus do Antigo Testamento tenha conhecido a dor da condição humana à luz da história da queda narrada no Gênesis, não era capaz de entender o significa do último desta história, que só se manifesta plenamente à luz da Morte e Ressurreição de Jesus É preciso conhecer a Cristo como fonte da graça para conhecer Adão como fonte do pecado. E ó Espírito-Paráclito, enviado por Cristo ressuscitado que veio estabelecer "a culpabilidade do mundo a respeito do pecado" (Jo 16,8), ao revelar Aquele que é o Redentor do mundo.
389-A doutrina do pecado original é, por assim dizer, "o reverso” da Boa Notícia de que Jesus é o Salvador de todos os homens, de que todos têm necessidade da salvação e de que a salvação é oferecida a todos graças a Cristo. A Igreja, que tem o senso de Cristo, sabe perfeitamente que não se pode atentar contra a revelação do pecado original sem atentar contra o mistério de Cristo.
390 O relato da queda (Gn 3) utiliza uma linguagem feita de imagens, mas afirma um acontecimento primordial, um fato que ocorreu no início da história do homem. A Revelação dá-nos a certeza de fé de que toda a história humana está marcada pelo pecado original cometido livremente por nossos primeiros pais.

Lázara Alves: Em Êxodo 20, 13 Deus falou: “Não matarás”. Logo em seguida, no versículo 27, Deus mandou matar “quem matar alguém será morto”. Não entendi.
A Lei do Antigo Testamento era muito exigente e tinha que ser, pois aquele povo estava marcado pela lei do “olho por olho e dente por dente”, ou seja, tudo o que fizessem comigo eu deveria fazer com o outro, espírito de vingança. Quando a Lei manda matar quem matasse era com o objetivo de amedrontar as pessoas para que não fizessem o mal aos outros.

Vanda Cristina: Eu gostaria de saber um pouco mais sobre os Evangelhos Apócrifos, porque eles não foram incluídos na Bíblia depois de descobertos, inclusive me contaram que um deles narra que São José saiu a procurar uma parteira e quando retornou Jesus já havia nascido. É verdade?
Para os católicos, e para muitos historiadores, os livros apócrifos datam de muito tempo após a vida de Jesus, sendo alguns deles escritos mais de 200 anos após a morte e ressurreição, não podendo ser considerados fidedignos, ou seja, nem tudo o que neles fora escrito narra com precisão a verdade. Foram escritos principalmente com dois objetivos: Cristãos levados por uma piedosa curiosidade e excessiva imaginação sobre dados da vida do Senhor não relatados nos Evangelhos ou membros das seitas gnósticas que queriam difundir suas doutrinas. Alguns deles, foram retirados do Cânon Católico por demonstrar um Cristo diferenciado dos demais Evangelhos, mostrando-o exclusivamente como Deus, sem as limitações e sentimentos humanos, o que tornaria a passagem pela morte algo fácil de ser cumprido, diminuindo assim, o tamanho do Sacrifício realizado pelo Salvador; em outros, entretanto, a imagem de Cristo é excessivamente mundana e em desacordo com a imagem passada pelos quatro evangelhos mais antigos e fidedignos. Daí, não podemos dizer que os fatos relatados nos apócrifos são verdadeiros, como no caso de José e a parteira.

Carolina Bento: Eu ouvi dizer que tem uma parte na Bíblia que diz que a mulher casada tem que preservar nas amizades com outros homens para evitar o adultério. Não consegui achar esta passagem e quero saber mais a respeito disso.
O Antigo Testamento está cheio de conselhos que refletem a mentalidade da época, não valendo como norma para os dias de hoje, é o caso que você apresenta. Na mentalidade do tempo as mulheres não poderiam conversar com homens na rua, principalmente uma mulher casada. No diálogo de Jesus com a Samaritana, Evangelho de João cap. 4, vemos os discípulos estranhando Jesus que conversava com uma mulher sozinhos junto ao poço. No livro de Eclesiástico cap. 9 temos um relato desse tipo de norma que refletia bem o pensamento da época.

Nao identificada: Tenho uma amiga que está passando por sérios problemas de auto-estima porque o esposo a trocou por outra. Ela é uma pessoa de fé, mas não está aguentando a barra porque está se sentindo humilhada. Onde, na Bíblia eu poderia encontrar uma passagem para ajudá-la a fortalecer sua fé e recuperar seus valores?
Aconselhe a sua amiga a olhar para si mesma e nao ficar baseando sua vida na canalhice de seu ex-esposo. Se ele optou por outra é porque não a amava. Nem tudo encontramos na Bíblia, nesse caso eu não conheço texto que fala diretamente do caso, mas não precisa recorrer a Bíblia, recorra, sim, ao apoio que você pode dar à sua amiga, mostre para ela o valor que ela tem e não fique baseando sua vida na ação adúltera de seu marido.

Terezinha Silva: Em Jeremias diz: “ Não sejas exaltado. O exaltado comete um grande erro, engana-se a si mesmo porque ninguém é muito sábio”. O senhor poderia falar mais sobre esta passagem?
A exaltação de si mesmo não reflete a sabedoria que vem de Deus. Devemos exaltar Deus e não a nós mesmo. Jesus nos adverte que “quem se exalta será humilhado e quem se humilha será exaltado”. É um conselho para vivermos na humildade e não no orgulho e prepotência.

Norma Jardim: Qual o significado da Coroa do Advento?
Vários símbolos do Advento nos ajudam a mergulhar no mistério da encarnação e a vivenciar melhor este tempo. Entre eles há a coroa ou grinalda do Advento. Ela é feita de galhos sempre verdes entrelaçados, formando um círculo, no qual são colocadas 4 grandes velas representando as 4 semanas do Advento. A coroa pode ser, colocada ao lado do altar ou em qualquer outro lugar visível. A cada domingo uma vela é acesa; no 1° domingo uma, no segundo duas e assim por diante até serem acesas as 4 velas no 4° domingo. A luz nascente indica a proximidade do Natal, quando Cristo salvador e luz do mundo, brilhará para toda a humanidade, e representa também, nossa fé e nossa alegria pelo Deus que vem. A cor roxa das velas nos convida a purificar nossos corações em preparação para acolher o Cristo que vem. A vela de cor rosa, nos chama a alegria, pois o Senhor está próximo. Os detalhes dourados prefiguram a glória do Reino que virá.

Judite Rosa: Apesar da criançada estar ficando cada vez mais esperta, sabendo que o Papai Noel é uma lenda, onde quer que tenha alguém vestido de bom velhinho, sempre tem uma multidão de pessoas. O senhor acha esse tipo de ilusão necessária na vida do ser humano? Seria isso a falta de algo bom, algo melhor, um tipo de esperança para acreditar no bem?
Eu particularmente não sou contra a figura do “bom velhinho”, em determinadas fases de nossa vida, precisamos de ilusões, ou temos muitas ilusões que nao podem nos acompanhar ao longo da vida, precisamos amadurecer, crescer. É certo que as pessoas buscam mais o Papai Noel do que o próprio Jesus na época do Natal e isso é mal, é falta de consciência cristã. Precisamos nos aproximar mais dos ensinamentos de Jesus Cristo e ensiná-los às crianças.

Olegária Ferreira: Quem são os salesianos: Como surgiram?
Os salesianos é uma congregação religiosa fundada por S. João Bosco e tem como missão evangelizar os jovens, principalmente através da educação em escolas.

Maria Helena: Quais são as diferenças de uma ordem religiosa para outra. Porque alguns padres são mais despojados, outros mais bem vestidos e outros de hábito mais sisudos?
O que difere uma congregação religiosa ou uma ordem de outra é o chamado Carisma, ou seja, a forma que usam para evangelizar. Por exemplo, nós os redentoristas, somos chamados a viver nosso carisma que é evangelizar através de missões populares e de paróquia e santuários, através de uma linguagem mais simples e inteligível ao povo simples e pobre. Sobre a maneira de vestir, isso depende de cada um. Antigamente todos se vestiam com o hábito religioso, cada congregação tinha o seu hábito próprio, o que igualava a todos, mas hoje em dia, como nao usamos mais a batina, ou hábito, vestimos com as vestes seculares, ou seja, das vestes que todos usam, de acordo com o costume local. Quanto a ser mais despojado ou menos, isso depende da consciência de cada um. Sobre o padre ser sisudo, é muito ruim vermos pessoas de mal com a vida, fechados em si mesmos, eu não gosto de ver ninguém sisudo, parece que a pessoa não está bem consigo mesma.

http://www.matrizdecampinas.org.br/blog-dos-padres

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.