PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
PERDIDOS NO MEIO DO MATO
Mais uma aventura do Pe. Sebastião, o padre das cobras.
Cavalgando para uma comunidade, ele e seu companheiro se perderam no meio de tantas trilhas na mata. Cada qual procurava a seu modo “a ponta da meada” e acabaram se desencontrando.
Escureceu e veio a chuva para completar o infortúnio. Pe. Sebastião amarrou o burro numa arvore, ajeitou-se num canto e dormiu sobre os arreios. Mais tarde quis soltar o burro para pastar. Mas ele também tinha sumido.
Ao clarear do dia começou a procurar seu companheiro e o burro extraviado, até chegar numa fazenda. Expôs seu problema e pediu um animal emprestado. Quando foi ao curral para escolher uma boa montaria, lá estava o burro fujão. Logo apareceu tambem o “camarada”, seu companheiro.
Meio ressabiado, pediu desculpas ao Pe. Sebastião, pois percebera que não tinha sido um bom companheiro:
- Estou envergonhado, pois dormi na cama.
E o padre, num tom de fina ironia e velada censura:
- Eu também estou envergonhado; dormi no mato.
(Recontado, do livro "Fatos pitorescos", escrito pelo redentorista Pe. Rubem L. Galvão).
Pe. José Sebastião Schwartzmaier CSsR
14 de setembro de 1975+
O patriarca da Província, que chegou aos 96 anos de idade.
Natural da Baviera, nasceu a 28 de fevereiro de 1880, ingressando no Juvenato C.Ss.R. em 1894. Ordenado em 1907, trabalhou na Alemanha até 1911. Nunca se interessou em trabalhar no Brasil. Todas as vezes em que o Provincial lhe perguntou se gostaria de vir, sua resposta foi sempre a mesma: “Não!” — Finalmente o Provincial lhe disse: E se eu o mandar? — “Irei por obediência” — disse ele. O Provincial mandou, e Pe. Sebastião veio. Chegou a Aparecida em 1911 e aí ficou até 1915 como coadjutor, passando depois a Superior. Em seus longos anos de Brasil, Pe. Sebastião foi Superior e Vigário da Penha, de Aparecida (em dois triênios) de Campinas (GO) e de Pinda. Em Goiás trabalhou durante muitos anos, e era esse seu campo predileto de atividades, principalmente como Missionário pelo sertão afora.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.