Nº 1933 - 14/10/2015
9030. Evangelho de 4ª feira (14-10-2015) - S. Calixto I, papa - Rm 2, 1-11; Sl 61; Lc 11, 42-46 - Jesus disse: “Ai de vós, fariseus, porque pagais o dízimo da hortelã, da arruda e de todas as outras ervas, mas deixais de lado a justiça e o amor de Deus. Vós deveríeis praticar isso, sem deixar de lado aquilo. Ai de vós, fariseus, porque gostais do lugar de honra nas sinagogas, e de serdes cumprimentados nas praças públicas. Ai de vós, porque sois como túmulos que não se veem, sobre os quais os homens andam sem saber”. Um mestre da Lei tomou a palavra e disse: “Mestre, falando assim, insultas-nos também a nós!” Jesus respondeu: “Ai de vós também, mestres da Lei, porque colocais sobre os homens cargas insuportáveis, e vós mesmos não tocais nessas cargas, nem com um só dedo”.
Recadinho: - Distingo sempre o que é essencial e o que é secundário na vida? - Nossa caridade é sincera? - Levo a sério o amor a meu próximo? - Quais são os meus próximos mais próximos? - Gosto e faço bom uso das palavras fé, amor ao próximo, justiça, caridade?
9031. Superior Redentorista de São Paulo em mensagem aos ex-Seminaristas Redentoristas - “Tenho percebido que a União dos ex-Seminaristas Redentoristas dos seminários Redentoristas de São Paulo (SP) está tomando um foco inovador ao interagir diretamente com algumas realidades da Província, como foi em 2014, com nossos formandos, missionários redentoristas, oblatos e leigos redentoristas participaram da missão de Gonçalves ( MG). Em julho de 2015, membros da “Uneser” participaram do chamado “Encontro de Leigos Redentoristas”. Foi algo muito positivo, pois aproxima o grupo e, ao mesmo tempo, faz notar o seu aspecto carismático. A memória de Santo Afonso Maria de Liguori, fundador dos Missionários Redentoristas, nos provoca e nos faz ir aos “cabreiros hodiernos”, que são os pobres mais pobres que cuidam de seus rebanhos. Podemos nos perguntar, como grupo ligado à tradição de Santo Afonso e ao carisma redentorista, que realidades nos desafiam, como membros da União dos ex-seminaristas redentoristas da chamada Província de São Paulo e em que podemos contribuir para a evangelização. Vocês são sal, luz e fermento neste mundo. Assim, devem trazer o sabor dos ensinamentos de Jesus a essa sociedade; a partir do que aprenderam ao longo da formação redentorista e da vida, devem ser luz que brilha nas trevas de muitas pessoas desesperançadas e, por fim, fomentar e fermentar uma cultura da solidariedade onde quer que estejam. Nela, vocês são missionários, sempre redentoristas, porque buscam anunciar sempre o Evangelho. Que um tempo novo possa se descortinar e ampliar as parcerias entre a União dos Ex-Seminaristas Redentoristas da Unidade do Estado de São Paulo, os missionários redentoristas, as diferentes etapas da Formação e Leigos Redentoristas. É possível ampliar novos horizontes! Para isso é necessário entusiasmo, diálogo e vontade de caminhar juntos. Sem esses elementos não se vai a lugar nenhum e se permanece na mesma realidade. Que o Espírito Santo de Deus possa iluminá-los para que mantenham viva a chama Redentorista dentro de vocês e, a partir da realidade de cada um, sejam missionários nesta sociedade tão carente de referenciais. Deus abençoe a todos!” (P. Rogério Gomes, C.Ss.R, Superior Provincial da Província dos Missionários Redentoristas do Estado de São Paulo (SP), 04 de julho 2015)
9032. O que é a “Uneser” - A “Uneser” é uma união de ex-seminaristas redentoristas que procuram manter vivo em seus corações o Espírito de Santo Afonso Maria de Ligório. Considerados como Leigos Redentoristas pela Congregação do Santíssimo Redentor, eles “se colocam à disposição da Comunidade Redentorista para assumirem, dentro de suas capacidades e possibilidades, o projeto de evangelização, divulgação e integração de ex-seminaristas de diversas unidades redentoristas. E como leigos, “nós que fomos seminaristas redentoristas, procuramos desenvolver em nossas comunidades o papel de missionários, evangelizando”. A “Uneser” nasceu no dia 1º de setembro de 1994, quando alguns ex-seminaristas se reuniram em Tietê (SP), para uma confraternização, promovendo um churrasco. Nas décadas de sessenta e setenta, já tinham surgido tentativas de se promover uma união, mas a ideia não vingou, surgindo então em 1994, com o apoio do então Superior dos Redentoristas do Estado de são Paulo, o já falecido P. Hélio de Pessato Libardi. Surgiu a ideia de se promover um encontro de ex-seminaristas para, inicialmente, relembrar o passado dos tempos de seminário: nomes, apelidos, brincadeiras, jogos, estudos, colegas, mestres, etc. Nasceu a união, cheia de entusiasmo!
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.