A reflexão seguinte supõe que você
antes leu o texto evangélico indicado
4 ‒ Domingo ‒ Epifania do Senhor ‒ Santos: Ângela de Foligno, Caio
Evangelho (Mt 2,1-12) "...eis que alguns magos do Oriente chegaram a Jerusalém, perguntando: "Onde está o rei dos judeus, que acaba de nascer?"
Estamos acostumados a ver nos presépios a figura dos três reis, em suas ricas vestes orientais. Mateus conta que alguns magos (não diz quantos) vieram procurar o Messias que tinha nascido. Não sabemos quem eram eles, se sacerdotes, sábios orientais, ou algo semelhante. O certo é que mexem com nossa fantasia. O importante, porém, é o sentido que o evangelista dá a essa extraordinária visita. Primeiro quer afirmar que o Menino de Maria é o grande rei esperado, o Messias (rei ungido). Depois, quer anunciar que o Salvador não veio apenas para os hebreus, mas para todos os povos de todos os tempos. Porque não eram só os hebreus que esperavam um Salvador: todos os homens, de um jeito ou de outro, todos esperam uma salvação.
Oração
Senhor Jesus, demorou muito para eu ver os magos do presépio como meus representantes. Eles foram convidados para encontrar Jesus, mesmo não sendo membros do povo escolhido. Eu também não sou filho dos hebreus. Se eu for subindo na lista de meus antepassados, não sei onde vou acabar, mas tenho certeza que acabarei chegando a pagãos convertidos ao cristianismo. Isso, Jesus, leva-me hoje a vos agradecer porque bondosamente chamastes com a fé aqueles antigos de minha família. Agradeço o cuidado com que os fostes formando através de séculos, para que hoje eu tivesse um ambiente familiar que me facilitasse ser vosso discípulo. Lembrando os magos, peço que nos ajudeis a preparar a vida daqueles que virão depois de nós. Amém.
Pe. Flávio Cavalca de Castro, Redentorista
flcastro@redemptor.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.