Nº 1643 - 28/12/2014
6902. Evangelho de domingo - Sagrada Família (28-12-2014) - Eclo 3, 3-7.14-17a; Sl 127; Cl 3, 12-21; Lc 2, 22.39-40 (longa: Lc 2, 22-40) - Tendo se completado os dias da purificação, conforme a lei de Moisés, levaram Jesus a Jerusalém para apresenta-lo ao Senhor, segundo está escrito na lei do Senhor: “Todo varão primogênito seja consagrado ao Senhor”; e, para oferecerem em sacrifício, segundo o que está escrito na lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos. Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, justo e piedoso, e este homem esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava nele. Pelo Espírito Santo fora-lhe revelado que não veria a morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, veio ele ao templo e, ao entrarem os pais com o menino Jesus para cumprirem o que a Lei prescrevia, também ele o tomou em seus braços e, bendizendo a Deus, disse: - Agora, Senhor, já podes deixar ir teu servo em paz, segundo a tua palavra, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste ante a face de todos os povos, luz para iluminação das gentes e para glória de teu povo Israel. Seu pai e sua mãe estavam maravilhados com as coisas que se diziam dele. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: - Posto está ele para queda e elevação de muitos em Israel, e para alvo de contradição: e uma espada atravessará sua alma, para que se descubram os pensamentos de muitos corações. Havia, então, uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, muito avançada em anos; casada nos dias de sua adolescência, viveu sete anos com o marido. E permaneceu viúva até os oitenta e quatro anos. Ana não se arredava do templo, servindo com jejuns e orações, noite e dia. Como viesse naquela mesma hora, louvava também ela a Deus e falava dele a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Cumpridas todas as coisas segundo a Lei do Senhor, eles voltaram para a Galileia, para sua cidade de Nazaré. O menino crescia e fortalecia-se, cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com ele.
Recadinho: - O que a palavra “família” lhe sugere no momento? - O que mais dificulta a participação na vida da Igreja hoje? - Quais os principais fatores que influenciam negativamente no ambiente familiar? - Os meios modernos de comunicação contribuem positivamente para o bem estar familiar? - Reflita sobre a educação de filhos e a sociedade atual.
6903. Oração à Sagrada Família - Jesus, Maria e José, em Vós, contemplamos o esplendor do verdadeiro amor, a Vós, com confiança, nos dirigimos. Sagrada Família de Nazaré, tornai também as nossas famílias lugares de comunhão e cenáculos de oração, escolas autênticas do Evangelho e pequenas Igrejas domésticas. Sagrada Família de Nazaré, que nunca mais se faça, nas famílias, experiência de violência, egoísmo e divisão: Quem ficou ferido ou escandalizado, depressa conheça consolação e cura. Sagrada Família de Nazaré, que o Sínodo dos Bispos possa despertar, em todos, a consciência do carácter sagrado e inviolável da família, a sua beleza no projeto de Deus. Jesus, Maria e José, escutai, atendei a nossa súplica. Amém! (Papa Francisco, 29/dezembro/2013)
6904. Deus escolheu nascer numa família humana - “Deus escolheu nascer numa família humana, que Ele mesmo formou. E a formou num vilarejo perdido da periferia do Império Romano. Não em Roma, numa grande cidade, mas numa periferia quase invisível. E não só, inclusive mal falada. Jesus permaneceu naquela periferia por 30 anos, levando uma vida normal, sem milagres, curas ou pregações. “Os Evangelhos, em sua sobriedade, não referem nada acerca da adolescência e deixam esta tarefa à nossa meditação afetuosa. Os membros da família de Nazaré poderiam servir de exemplo e inspiração para as mães, pais e até mesmo para a juventude atual. Assim como fizeram os pais de Cristo, cada família cristã pode antes de tudo acolher Jesus, ouvi-lo, protegê-lo e, assim, melhorar o mundo. Abramos espaço em nosso coração e nos nossos dias ao Senhor”. (Papa Francisco, 17/dezembro/2014)
6905. Celebrando a Sagrada Família - Em espírito de humildade e de obediência, a Sagrada Família dirigiu-se ao templo. Atentos às prescrições da lei, dão-nos exemplo de fidelidade e obediência, um grande testemunho de vida familiar. - Os meios modernos de comunicação contribuem positivamente para o bem estar familiar? É fundamental que reflitamos sobre a educação de filhos e a sociedade atual.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.