Nº 1642 - 27/12/2014
6897. Evangelho de sábado (27-12-2014) - S. João Evangelista - 1Jo 1, 1-4; Sl 96; Jo 20, 2-8 - No primeiro dia da semana, Maria Madalena saiu correndo e foi encontrar Simão Pedro e o outro discípulo, aquele que Jesus amava, e lhes disse: “Tiraram o Senhor do túmulo, e não sabemos onde o colocaram”. Saíram, então, Pedro e o outro discípulo e foram ao túmulo. Os dois corriam juntos, mas o outro discípulo correu mais depressa que Pedro e chegou primeiro ao túmulo. Olhando para dentro, viu as faixas de linho no chão, mas não entrou. Chegou também Simão Pedro, que vinha correndo atrás, e entrou no túmulo. Viu as faixas de linho deitadas no chão e o pano que tinha estado sobre a cabeça de Jesus, não posto com as faixas, mas enrolado num lugar à parte. Então entrou também o outro discípulo, que tinha chegado primeiro ao túmulo. Ele viu e acreditou.
Recadinho: - Acreditamos nas coisas de Deus ou exigimos sempre, para tudo, argumentos racionais? - Posso dizer que realmente Cristo está vivo em meu coração? - Minha vida é um testemunho de minha fé em Jesus? - Minha vida pode ser colocada como exemplo a ser seguido? - Transmito a paz que a Ressurreição de Jesus trouxe ao mundo?
6898. Nosso povo gosta de montar presépios! - Nosso mundo do comércio gosta de árvores repletas de pacotes, muitas vezes pacotes verdadeiramente vazios! Vazios de fé! Vazios de amor! Ah! É tempo de luzes também! Quantas luzes se acendem! Que ao menos aprendamos todos a acender muitas luzes em nossos corações, permanecendo esperançosos da glória de Deus, saboreando sua bondade para conosco!
6899. O significado do Natal de Jesus - “Ele é a Palavra de Deus que se fez homem e colocou a sua “tenda”, a sua morada entre os homens. Escreve o evangelista: “O Verbo se fez carne e habitou entre nós” (Jo 1, 14). Nestas palavras que não cessam nunca de nos maravilhar, há todo o Cristianismo! Deus se fez mortal, frágil como nós, partilhou a nossa condição humana, exceto o pecado, mas tomou sobre si os nossos, como se fossem Dele. Entrou na nossa história, tornou-se plenamente Deus conosco! O nascimento de Jesus, então, nos mostra que Deus quis unir-se a cada homem e a cada mulher, a cada um de nós, para nos comunicar a sua vida e a sua alegria”. (Papa Francisco, 05/janeiro/2014)
6900. Iraque: governador de Kirkuk declarou feriado no Natal - Assinado no dia 14 de dezembro de 2014, o governador da província de Kirkuk, o curdo Necmettin Karim, declarou o dia 25 de dezembro, Festa do Natal, feriado, para expressar publicamente a solidariedade das instituições e de toda a sociedade com os cristãos, que há meses são perseguidos pelos extremistas do Estado Islâmico. As instituições públicas e as escolas tiveram um dia de descanso. A notícia foi divulgada durante a visita do Patriarca caldeu, Dom Louis Sako, ao governador, junto com o Arcebispo caldeu de Kirkuk, Dom Yousif Thoma Mirkis. Durante o encontro, o Patriarca e o governador dialogaram sobre o conflito vivido pelo país e a situação de emergência que vivem os milhares de refugiados, especialmente os cristãos e yazidis. Necmettin elogiou o trabalho realizado por Dom Sako e pela Igreja para preservar e fortalecer a convivência entre os diferentes grupos étnicos e religiosos existentes no Iraque.
6901. Papa comemorou aniversário distribuindo alimentos e presentes - Na tarde do dia 17 de dezembro de 2014, comemorando seus 78 anos de idade, o Papa Francisco surpreendeu mais uma vez com um grande gesto: através de voluntários, distribuiu alimentos e presentes para os mais pobres de Roma. Foram distribuídos 800 quilos de carne de frango, doados pela empresa espanhola de alimentação COEN (uma cooperativa formada por famílias). Em 2013 a cooperativa fez o mesmo gesto quando o filho de 7 anos de um dos donos manifestou a intenção de ajudar desta maneira. Além disso, depois da Audiência Geral na Praça, o Papa Francisco cumprimentou oito pobres que lhe deram de presente um ramo de girassóis que compraram porque “olham para o sol e assim nunca perdem a esperança!” Assim como para sobreviver a planta do girassol precisa ter sua corola voltada para o sol, do nascente ao poente, os seres humanos devem estar voltados para o Sol, que é Cristo, garantindo-nos a luz e a felicidade.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.