Nº 1597 - 12/11/2014
6718. Evangelho de 4ª feira (12-11-2014) - S. Josafá - Tt 3, 1-7; Sl 22; Lc 17, 11-19 - Caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram ao seu encontro. Pararam à distância, e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós” ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? os outros nove, onde estão? Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”
Recadinho: - Por que encontramos tanta ingratidão em nossas comunidades? - Custa muito ser grato a quem se preocupa em nos estender a mão? - Tenho coração generoso para acolher meu próximo? - E minha gratidão para com Deus, como a manifesto? - Deixemos hoje que um santo nos ajude na reflexão, São Bernardo: “ ingratidão o inimigo da alma: desvirtua o merecimento, estraga as virtudes, corrompe os benefícios! A ingratidão é vento abrasador que seca a fonte da benevolência divina”.
6719. Movimento no Santuário Nacional de 03 a 09/novembro/2014 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 03 a 09 de novembro/2014 circularam pelo Santuário 325.106 visitantes. No sábado, 08 de novembro, o Santuário recebeu 102.232 pessoas e, no domingo, 09 de novembro, o número foi de 185.484 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 37.390. A previsão para o próximo fim de semana é a cidade receber 155.744 visitantes no sábado, dia 15 de novembro/2014, e 132.527 no domingo, dia 16 de novembro.
6720. Cristãos queimados vivos no Paquistão! - Como noticiamos, dois jovens casados (a mulher estava grávida!), pais de 4 filhos, foram queimados vivos no Paquistão por uma multidão enfurecida, no dia 05 de novembro de 2014. O casal foi injustamente acusado por blasfêmia por um líder religioso muçulmano. Para o ato bárbaro, foi invocada a religião, em modo específico, mas uma religião não pode justificar crimes! Desde o ano em que foi introduzida a lei da blasfêmia no Paquistão, foram registradas cerca de 60 execuções. E não envolvem somente os cristãos, mas outras minorias foram atingidas, como advogados, opositores ao regime que foram mortos de maneira bárbara. “Muitos cristãos se encontram, atualmente, nos braços da morte no Paquistão e, na realidade, a humanidade inteira acaba sendo humilhada... Muitas são as vozes que se alçaram para denunciar a falta de reação do governo e certa cumplicidade por parte das forças de polícia e dos tribunais: “Acredito que tenhamos chegado ao que São Paulo define “o mistrio da iniquidade”, isto , o mal ao estado puro. Nem os animais se comportam desse modo! A gente se encontra realmente numa época de precariedade total, onde tudo pode acontecer, a pessoa humana não é respeitada, a vida não conta mais... Acredito que seja necessário focalizar na fraternidade, que foi o tema da Jornada Mundial da Paz”, frisou o cardeal ean-Louis Tauran, presidente do Pontifício Conselho para o Diálogo Inter- religioso.
6721. A mundanidade leva à ruína! - Ainda hoje existem “cristãos pagãos” que se comportam como inimigos da Cruz de Cristo! Falando aos filipenses (Fl 3, 17 - 4, 1), São Paulo destacou dois grupos de cristãos que ainda hoje eistem, como naquela época: “os que persistem na fé e os que se comportam como inimigos. Os dois grupos estavam na Igreja, iam à missa aos domingos, louvavam o Senhor, se diziam “cristãos”. Qual era, então, a diferena? os segundos se comportavam como inimigos da cruz”. Nós também temos que estar atentos para não incorrermos no caminho dos cristãos pagãos, cristãos de aspecto. E a tentação de se acostumar com a mediocridade é uma ruína, porque o coração vai amornando... e aos mornos, o Senhor diz uma palavra forte: “Você morno e eu estou a ponto de vomitá-lo da minha boca!” É muito forte! São inimigos da Cruz de Cristo. Tomam o nome, mas não seguem as exigências da vida cristã!” (Papa Francisco,07/novembro/2014)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.