Nº 1554 - 30/09/2014
6539. Evangelho de 3ª feira (30-09-2014) - S. Jerônimo - Jó 3, 1-3.11-17.20-23; Sl 87; Lc 9, 51-56 - Estava chegando o tempo de Jesus ser levado para o céu. Então ele tomou a firme decisão de partir para Jerusalém e enviou mensageiros à sua frente. Estes puseram-se a caminho e entraram num povoado de samaritanos, para preparar hospedagem para Jesus. Mas os samaritanos não o receberam, pois Jesus dava a impressão de que ia a Jerusalém. Vendo isso, os discípulos Tiago e João disseram: “Senhor, queres que mandemos descer fogo do céu para destruí-los?” Jesus, porém, voltou-se e repreendeu-os. E partiram para outro povoado.
Recadinho: - Ao evangelizar alguém, não corremos o risco de sermos insistentes demais perturbando em vez de demonstrar amor verdadeiro? - Respeito meu próximo e colaboro para que sejam todos respeitados? - Coloco o respeito mútuo acima de tudo? - Acha difícil ser fiel ao Evangelho? - Comente o dito popular: “Pegam-se mais moscas com uma gota de mel que com um barril de vinagre!”
6540. Movimento no Santuário Nacional de 22 a 28/setembro/2014 - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 22 a 28/setembro/2014 circularam pelo Santuário 294.815 visitantes. No sábado, 27 de setembro, o Santuário recebeu 108.625 pessoas e, no domingo, 28 de setembro, o número foi de 143.998 peregrinos. De segunda a sexta-feira, o número de visitantes foi de 42.192. A previsão para o próximo fim de semana é a cidade receber 69.769 visitantes no sábado, dia 04 de outubro/2014, e 15.246 no domingo, dia 05 de outubro.
6541. Madre Teresa foi a fundadora da primeira catedral da Albânia - A visita do Papa Francisco à Albânia em 21 de setembro de 2014 atraiu o olhar de muitos para a beata mais famosa do país, a Madre Teresa de Calcutá, que de fato nasceu na Albânia. Ela conseguiu fundar a primeira catedral de Tirana, capital do país, depois do comunismo. Tirana nunca tinha tido catedral e até 1992 não foi diocese, por isso se buscava um lugar para construir uma. O então Arcebispo de Tirana, Dom Rrok Kola Mirdita e Madre Teresa tinham visto um lugar perfeito, mas havia um inconveniente: pertencia ao governo! Depois de 50 anos de comunismo ferrenho, Pjetër Arbnori foi o primeiro presidente democrata da República e Madre Teresa foi visitá-lo. “Levava com ela umas plantas e, no lugar onde queriam que fosse a catedral, tinha colocado uma medalha da Virgem Milagrosa com celofane e apresentou assim ao presidente da república”, explicou Monsenhor Segundo Tejado Muñoz, subsecretário do Pontifício Conselho Cor Unum, que chegou a conhecer a religiosa. “Apontando com o dedo para a imagem de Maria lhe disse: “Eu quero este terreno para a Catedral de Tirana!” O presidente prometeu que ia se interessar pelo tema, mas a Madre Teresa, não contente com isso, rodeou o terreno com medalhinhas da Virgem. Sempre levava com ela uma bolsa de medalhas que dava de presente às pessoas. “Para que o diabo não nos roube o terreno. Quando chegar aqui ele escapará, porque estão as medalhinhas!”, disse. Ela conseguiu o terreno e a catedral de Tirana surgiu. Aquela planta do terreno foi colocada em um quadro, na catedral, e ainda tem a medalha de Madre Teresa. A construção da catedral foi terminada em 2001. O edifício é de aspecto moderno e possui um vitral representando S. João Paulo II e a Madre
Teresa de Calcutá. Foi dedicada a São Paulo que, conforme a Carta aos Romanos, evangelizou de Jerusalém até a Ilíria, região que hoje se chama Albânia. Em uma de suas viagens a Roma, São Paulo passou pela Via Inácia, que era a continuação da Via Áppia, que passava pela Albânia, vindo de Constantinopla. Era uma via comercial muito transitada por todo o comércio entre a Itália e o Oriente.
6542. Os impérios caem, as riquezas apodrecem, o abismo entre ricos e pobres aumenta! - “Os impérios caem, as riquezas apodrecem, o abismo entre ricos e pobres aumenta, os pobres lutam para ganhar o pão de cada dia, o mundo clama por mais amor, justiça e igualdade. O mundo, a sociedade está doente. O remédio está no coração de cada cidadão. Ninguém deve imitar Pilatos, lavando as mãos, se declarando inocente e sem compromisso. O momento clama pela solidariedade de todos, para que as obras sociais e de promoção humana, continuem fazendo o bem, para um mundo de paz e de fraternidade”. (Dom Anuar Battisti, arcebispo de Maringá (PR, setembro/2014)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.