N º 1321 - 09/02/2014
5600. Evangelho de domingo 5º-tc- (09-02-2014) - Is 58, 7-10; Sl 111; 1Cor 2, 1-5; Mt 5, 13-16 - Jesus aos seus discípulos: “Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa.
Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus”.
Recadinho: - O que é evangelizar? - De que modo participo da evangelização? - Minhas ações são evangelizadoras? - Tenho oportunidade de evangelizar através da palavra? - Procuro ser luz? Ao caminho de quem ilumino?
5601. Senegal: 25 mil jovens em encontro juvenil - de 07 a 09 de fevereiro de 2014, está se realizando, em Kaolack, no Senegal, o encontro inter-territorial da juventude 2014. Informa o Bispo de Kaolack, Dom Benjamin Ndiaye, que este encontro é uma ocasião para os jovens viverem uma forte experiência de partilha, reflexão e oração, como na Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro. Estão participando 25 mil jovens do Senegal e de outras nações africanas. O encontro juvenil deste ano está sendo como que uma escola de fé e missão, mas também “Kairos”, uma maneira de celebrar a alegria de ser cristãos num momento de encontro e confronto entre os jovens, dando a oportunidade de aprofundar a fé e compreender melhor a alegria da partilha como comunidade e enviados em missão. Dom Ndiaye destaca que a celebração eucarística levará a África à oração, "esta África que grita e chora por seus filhos mortos e deslocados. Participar desse encontro juvenil significa viver uma missão de evangelização e uma peregrinação de fé".
5602. Papa Francisco marcou encontro com sacerdote brasileiro - No dia 27 de janeiro de 2014, P. Gleison de Paula Souza, da Congregação de Dom Orioni, foi recebido no Vaticano pelo Papa Francisco, por cerca de 35 minutos. O padre explicou que escreveu uma carta ao Papa e entregou-a a uma amiga para que tentasse entregá-la pessoalmente ao Papa. A carta foi entregue no dia 19 de janeiro, dia em que o Papa visitou a Paróquia do Sagrado Coração de Jesus, em Roma. Disse a amiga que o Papa guardou a carta no bolso. Já no dia seguinte, 20 de janeiro, o celular de P. Gleidson tocou. Uma voz repetiu várias vezes: “É o Gleidson? É o Gleidson? Eu falo com Gleidson?” Respondi: “Sim, Santo Padre, sou o Gleidson!” E prosseguiu: “Vejo que reconheces a minha voz. A minha voz já é muito conhecida”, brincou. Francisco convidou-o a ir até à Casa Santa Marta, no Vaticano. No encontro, o Santo Padre exaltou a figura dos santos piemonteses, terra de origem de sua família: “Il Cottolengo” é uma obra bonita, a sua vocação é bonita, dentro daquele quadro dos santos piemonteses do século XIX, com um laicismo feroz, um anticlericalismo feroz, maçonaria feroz e então surge Dom Bosco, Cafasso, Dom Orione, o Cottolengo, e também as mulheres, tantas mulheres santas”. Gleidson convidou o Papa a visitar a comunidade do Instituto Teológico, que respondeu não saber se era possível, mesmo a comunidade localizando-se no Monte Mário, próximo ao Vaticano, mas que o faria saber em poucos dias. No encontro o Papa falou da Congregação dos Orionitas, dizendo conhecê-la e recordou, que em Buenos Aires, havia feito uma experiência de voluntariado no Cottolengo de Claypole durante 15 dias, quando era noviço jesuíta. P. Gleidson testemunhou que o Papa “está nos evangelizando não com palavras, mas com a sua presença acolhedora, a sua simplicidade, os seus gestos, a sua ternura”.
5603. Papa Francisco com a Renovação Carismática - Nos dias 01 e 02 de junho de 2014, será realizada no Estádio Olímpico, em Roma, a 37ª Convocação da Renovação Carismática, com o tema: “Convertei-vos. Acreditai. Recebei o Espírito Santo! Por uma Igreja missionária!” O Papa Francisco estará presente. Será a primeira vez que ele entrará num dos “Aerópagos” da capital italiana. Na ocasião, se encontrará com os cerca de 50 mil fiéis esperados, vindos de toda a Itália e de diversas partes do mundo. O tradicional evento era realizadona Feira de Rimini e a partir de agora muda-se para o Estádio Olímpico de Roma.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.