Nº 1335 - 23/02/2014
5655. Evangelho de domingo 7º - tc - (23-02-2014) - Lv 19, 1-2.17 - 18; Sl 102; 1Cor 3, 16 - 23; Mt 5, 38 - 48 - Jesus disse a seus discípulos: “Vós ouvistes o que foi dito: “Olho por olho e dente por dente!” Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado. Vós ouvistes o que foi dito: “Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!” Eu, porém, vos digo: Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem! Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre justos e injustos. Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? E se saudais somente os vossos irmãos, o que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito!”
Recadinho: O Pai do céu faz nascer o sol tanto sobre os maus como sobre os bons e faz chover sobre os justos e sobre os injustos! - Você reza pelos que lhe fazem mal? - Consegue retribuir o mal com o bem? - Tente encontrar algo de positivo em quem lhe prejudica. - Já teve vontade de retribuir o mal com outro mal?
5656. Papa Francisco recebeu visita de 19 detentos - No dia 19 de fevereiro de 2014, antes de se dirigir à Praça São Pedro para a Audiência Geral, o Papa Francisco recebeu na Casa Santa Marta, no Vaticano, um grupo de 19 detentos dos cárceres italianos de Pisa e de Pianosa. “Esta é a vossa casa”, disse o Papa acolhendo os visitantes. Os detentos realizavam uma peregrinação a Roma, que fazia parte de um caminho espiritual. Estavam acompanhados por seus capelães P. Roberto Filippini e P. Luigi Gabriellini. Primeiro participaram de uma Missa celebrada nas Grutas Vaticanas, às 7h15, presidida pelo Arcebispo Dom Lorenzo Baldisseri. Informado da presença deles, o Papa manifestou desejo de encontrá-los pessoalmente, o que se deu às 9 horas, e por 45 minutos, na sua residência, a Casa Santa Marta. Francisco rezou com e por eles e os abençoou diante da imagem de “Nossa Senhora Desatadora dos Nós”. A responsável pela área educativa do Cárcere Dom Bosco, de Pisa, Liberata Di Lorenzo, disse que o Papa lhes contou “a história de N. Sra. Desatadora dos Nós e diante daquela imagem, muito evocativa em função da situação, tiramos uma fotografia juntos”. Liberata falou dos sentimentos de um dos detentos: “Um dos detentos estava literalmente paralisado de medo e emoção, não tinha nem mesmo a coragem de se aproximar do Papa, pois não se julgava à altura daquele encontro!” Disse que na sua vida nunca teve medo em situações muito perigosas e difíceis, mas agora sentia medo. O Arcebispo Lorenzo Baldisseri definiu o encontro como “belíssimo, comovente. O Papa quis saudar e abençoar um a um e os encorajou muito. O seu foi um sinal de grande paternidade em relação às pessoas empenhadas em um percurso espiritual”.
5657. Vaticano: quatro bispos e um sacerdote do Brasil nomeados membros para comissões - No dia 12 de fevereiro de 2014, o Papa Francisco nomeou quatro brasileiros como consultores do Conselho para os Leigos: Dom Orani João Tempesta, cardeal-eleito e arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro; o cardeal João Braz de Aviz, Prefeito da Congregação para os Institutos de Vida Consagrada e as Sociedades de Vida Apostólica; o arcebispo de Belém (PA), Dom Alberto Taveira Corrêa; e o sacerdote Franciscano, Frei Hans Stapel, O.F.M., fundador das Fazendas da Esperança, um grande programa de recuperação de dependência química. No dia 19 de fevereiro de 2014, o Papa Francisco nomeou o arcebispo de Belo Horizonte (MG), Walmor Oliveira de Azevedo, membro da Congregação para as Igrejas Orientais.
5658. É necessário seguir Jesus para conhecê-Lo! - “É sendo discípulo e não estudioso, que se conhece Jesus. Todo dia Cristo nos pergunta quem Ele é para nós, mas podemos responder somente seguindo-O”. (Papa Francisco, 20/fevereiro/2014)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.