Nº 1172 13/09/2013
4962. Evangelho de 6ª feira 13-09-2013) - S. João Crisóstomo - 1Tm 1, 1-2.12-14; Sl 15; Lc 6, 39-42 - Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre.
Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”.
Recadinho: - Existe o risco de alguém não saber nada e querer ensinar? - E o que dizer de quem quer se colocar como exemplo? - É fácil reconhecer os próprios erros e defeitos? - Será que estamos dispostos e atentos para aprender? - Você se esforça para conhecer cada vez mais a Palavra de Deus?
4963. Precisamos da doçura de Nossa Senhora! - “Precisamos da doçura hoje de Nossa Senhora para entender as coisas que Jesus nos pede. Porque é uma lista que não é fácil de viver. Amar os inimigos, fazer o bem, fazer sem esperar nada em troca, oferecer a outra face... coisas fortes que, a seu modo,
foram vividas por Nossa Senhora... é a graça da humildade e da mansidão!” (Papa Francisco, 12/setembro/2013)
4964. Contemplar Jesus! - “Se o nosso coração, a nossa mente, está com Jesus, o triunfador, aquele que venceu a morte, o pecado, o demônio, venceu tudo, podemos fazer o que ele nos pede. Mas se não olharmos para Ele, se não estivermos com Ele, nada podemos. É uma graça: a graça que vem da contemplação de Jesus!” (Papa Francisco, 12/setembro/2013)
4965. Contemplemos Jesus sofredor! - “Pensar no silêncio humilde de Jesus: este será nosso esforço! Ele fará todo o resto. Ele fará tudo o que falta. Não existe outra estrada. É a única. Para sermos bons cristãos, é preciso contemplar a humanidade de Jesus e a humanidade sofredora. Para perdoar, para não odiar o próximo, para não fofocar contra o próximo, contemplemos Jesus sofredor. Vivamos nossa vida com Cristo em Deus: este é o conselho que nos dá o Apóstolo Paulo. É o conselho para nos tornar humildes, mansos, bons, magnânimos e ternos”. (Papa Francisco, 12/setembro/2013)
4966. O futuro a sociedade - “O futuro da sociedade está radicado nos jovens e nos anciãos, que são a memória viva. Um povo que não cuida dos anciãos e das crianças e dos jovens não tem futuro, porque maltrata a memória e a promessa”. (Papa Francisco, 12/setembro/2013, na 47ª Semana Social dos católicos italianos).
4967. A promoção da família - “Promover" a família é trabalhar em prol de um desenvolvimento equânime e solidário. De fato, a família é escola privilegiada de generosidade, de partilha, de responsabilidade, escola que educa a superar uma certa mentalidade individualista que se afirmou em nossas sociedades". (Papa Francisco, 12/setembro/2013, na 47ª Semana Social dos católicos italianos).
4968. Seguir a Jesus com a oração - A Igreja-Mãe nos dá Jesus e a nossa identidade, que não é somente um sigilo, mas pertença. Logo, identidade significa pertença: uma pertença que adquirimos com o preço do sangue de Cristo no Calvário. Seguir a Jesus, porém, até ao cêntuplo e à vida eterna, deve ser uma escolha definitiva. Uma pessoa não é padre só por alguns anos; um casal não se casa por um período, enquanto dura o amor. Esta é uma escolha provisória! Seguir a Jesus, ao contrário, deve ser uma escolha definitiva. É segui-lo com o estilo de S. Bento, com o seu “reza e trabalha” (“ora et labora”), ou seja, mediante a oração; é como aqueles homens e mulheres que, antes, se ajoelham e, depois, se colocam a caminho rumo à promessa do cêntuplo e da vida eterna. A oração ao Pai, em nome de Jesus, faz-nos sair de nós mesmos; a oração que nos entedia é como um pensamento que vai e vem. Se não conseguirmos sair de nós mesmos e ir rumo aos irmãos necessitados, enfermos, ignorantes, pobres, explorados, jamais alcançaremos aquela liberdade, que leva a tocar as chagas de Jesus e dos irmãos”. (Papa Francisco, 11/julho/2013)
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.