Meditando o Evangelho de hoje
Dia Litúrgico: Sexta-feira da 18ª semana do Tempo Comum
Evangelho (Mt 16,24-28):
Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: «Se alguém quer vir após
mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me. Pois quem quiser
salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a
encontrará. De fato, que adianta a alguém ganhar o mundo inteiro, se
perde a própria vida? Ou que poderá alguém dar em troca da própria vida?
Pois o Filho do Homem virá na glória do seu Pai, com os seus anjos, e
então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade, vos
digo: alguns dos que estão aqui não provarão a morte sem antes terem
visto o Filho do Homem vindo com o seu Reino».
Comentário:
Rev. D.
Pedro
IGLESIAS Martínez
(Rubí, Barcelona, Espanha)
Se alguém quer vir após mim, renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me
Hoje,
o Evangelho nos coloca claramente diante do mundo. É radical na sua
abordagem, não admitindo ambiguidades: «Se alguém quer vir após mim,
renuncie a si mesmo, tome sua cruz e siga-me» (Mt 16,24). Em numerosas
ocasiões, perante o sofrimento causado por nós mesmos ou pelos outros
ouvimos: «Devemos suportar a cruz que Deus nos manda...Deus quis que
fosse assim...», e vamos acumulando sacrifícios como cupons em uma
cartela, que apresentaremos à auditoria celestial no dia que tivermos
que prestar contas.
O sofrimento não tem valor algum em si mesmo. Cristo não era um estóico: sentia sede, fome, cansaço, não gostava de ser deixado só, se deixava ajudar... Onde podia aliviava a dor, física e moral. Que acontece então?
Antes de carregarmos a nossa “cruz”, primeiramente devemos seguir a Cristo. Não se sofre e depois se segue a Cristo... Cristo se segue por Amor, e é a partir daí que se compreende o sacrifício, a negação pessoal: «Quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará» (Mt 16,25). É o amor e a misericórdia o que nos leva ao sacrifício. Todo amor verdadeiro gera sacrifício de uma forma ou de outra, mas nem todo sacrifício gera amor. Deus não é sacrifício; Deus é Amor, e só esta perspectiva dá sentido à dor, ao cansaço e às cruzes de nossa existência segundo o modelo de homem que o Pai nos revelou em Cristo. Santo Agostinho afirmou: «Quando se ama não se sofre, e se sofre, ama-se o sofrimento».
No correr da nossa vida, não busquemos uma origem divina para os sacrifícios e as penúrias: «Por que Deus me mandou isto?», mas busquemos um “uso divino” para o que nos acontece: «Como posso fazer disso, um ato de fé e de amor?». É assim que seguimos a Cristo e, como —com certeza— seremos merecedores do olhar misericordioso do Pai. O mesmo olhar com que contemplou o seu Filho na Cruz.
O sofrimento não tem valor algum em si mesmo. Cristo não era um estóico: sentia sede, fome, cansaço, não gostava de ser deixado só, se deixava ajudar... Onde podia aliviava a dor, física e moral. Que acontece então?
Antes de carregarmos a nossa “cruz”, primeiramente devemos seguir a Cristo. Não se sofre e depois se segue a Cristo... Cristo se segue por Amor, e é a partir daí que se compreende o sacrifício, a negação pessoal: «Quem quiser salvar sua vida a perderá; e quem perder sua vida por causa de mim a encontrará» (Mt 16,25). É o amor e a misericórdia o que nos leva ao sacrifício. Todo amor verdadeiro gera sacrifício de uma forma ou de outra, mas nem todo sacrifício gera amor. Deus não é sacrifício; Deus é Amor, e só esta perspectiva dá sentido à dor, ao cansaço e às cruzes de nossa existência segundo o modelo de homem que o Pai nos revelou em Cristo. Santo Agostinho afirmou: «Quando se ama não se sofre, e se sofre, ama-se o sofrimento».
No correr da nossa vida, não busquemos uma origem divina para os sacrifícios e as penúrias: «Por que Deus me mandou isto?», mas busquemos um “uso divino” para o que nos acontece: «Como posso fazer disso, um ato de fé e de amor?». É assim que seguimos a Cristo e, como —com certeza— seremos merecedores do olhar misericordioso do Pai. O mesmo olhar com que contemplou o seu Filho na Cruz.
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