CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

5 de janeiro de 2013




clip_image002
        
 
            São Paulo, 02 de janeiro de 2013.

            Caros Confrades,
            Saudações em Jesus Redentor.

            01. Introdução
           
            Depois das comemorações e porque começamos ano novo, dizemos que carregamos a bateria, bem como o propósito em vista de aprimorar alguma coisa em nós ou nas atividades que temos de realizar. Desejamos começar de modo diferente, com motivações e entusiasmos, aproveitando as experiências feitas anteriormente. Retomamos o cultivo da intenção de ser uma pessoa melhor, um profissional mais apto e qualificado, mais aplicado em tudo o que somos responsáveis.
            Porque somos marcados pelo tempo, é oportuno recordar de que estamos na metade do quatriênio 2010-2014. Na linguagem usada no futebol, temos ainda o 2º tempo para disputar. Dá para virar o jogo, dá para ganhar a partida. Vai depender do empenho da equipe, isto é, da comunidade, de cada confrade. A tática de jogo, o método aplicado, os objetivos a serem alcançados vão delineando o nosso dia a dia. A regra do jogo é clara: temos de nos empenhar, molhar a camisa, correr pelo campo, jogar com toque de bola, enfim, fazer jogadas em vista de belas finalizações e chutar para gol.
            Na linguagem da nossa vida redentorista, poderíamos dizer: temos de ser cada vez mais missionários, zelosos, audaciosos, entusiasmados pela Missão, pelo anúncio da Copiosa Redenção. Também nos projetos pastorais da nossa Província de São Paulo temos de nos aprimorar. A necessidade de planejar e avaliar as nossas ações pastorais é uma constante. Hoje, tornou-se lugar comum dizer da complexidade, dos desafios que a sociedade (pós-moderna) apresenta. Para os pessimistas, não vamos dar canta de tanto compromissos que temos... Para os realistas, vamos ter que usar de toda a nossa capacidade e criatividade. Além disso, para que em vão não sejam as nossas lutas, precisamos pedir que Deus abençoe os nossos trabalhos. Os otimistas são sempre bem vindos para nos dar impulso com seus sonhos e ideais.     
            A qualidade da nossa vida comunitária redentorista, com todos os aspectos inerentes, não podemos deixar de buscá-la. Temos de caminhar em vista do ideal a ser alcançado. A espiritualidade redentorista como nutriente para a nossa caminhada tem de ser praticada e expressa de modo sensível. Não entendemos espiritualidade com o mesmo peso que se entende vida de piedade. Entendemos espiritualidade como modo de conduzir a nossa vida, a nossa missão.
            O carisma que recebemos para anunciar o Evangelho, principalmente aos mais pobres e abandonados, temos de colocar a serviço para o bem do Povo de Deus. Muitas vezes somos chamados mais para desbravar o campo e semear do que trabalhar na colheita. Que não nos desanimemos quando temos de começar tudo de novo. Planejar é preciso, avaliar é necessário sempre.

           Perspectivas...
    
            Para o 1º semestre de 2013, programamos visita do Governo Provincial às comunidades (Visita Canônica) e teremos também as atividades propostas pelo Capítulo Provincial, em vista da renovação e atualização dos Estatutos Provinciais. O PVC (Plano de Vida Comunitária) das Comunidades será retomado na visita do Governo Provincial às Comunidades.
            Em nível de URB (União dos Redentoristas do Brasil), coordenado pelo SIER (Secretariado Inter Provincial de Espiritualidade), teremos estudos, de 4 a 8 de fevereiro e 4 a 8 de março, em Aparecida (CERESP). Durante o mês de maio, em Passo Fundo, RS, acontecerá a 3ª fase das Missões Redentoristas, um compromisso da URB. Para essa Missão vamos precisar da cooperação de muitos confrades, além das Equipes Missionárias que já contemplaram essa atividade na programação.
            O apelo para que possamos formar a comunidade, expressar que somos parte do mesmo 'Corpo Missionário', jamais poderá cessar. Que possamos cultivar o senso de pertença ao grupo de missionários que se colocam à serviço do Evangelho.
            O lema do sexênio Anunciar o Evangelho de modo sempre novo - com esperança renovada, corações renovados, estruturas renovadas para a Missão e as prioridades que a Conferência Redentorista da América Latina e Caribe apresentam, devem nortear a nossa ação missionária nas comunidades locais, nas ações pastorais que realizamos. Foi elaborado para cada confrade da Conferência um folheto contendo as Linhas Pastorais Prioritárias dos Redentoristas da América Latina e Caribe.
            Que a disposição para o trabalho, o zelo pela missão, o mesmo sentimento de compaixão que Jesus teve ao ver o povo, como ovelhas sem pastor, movam o nosso agir no dia a dia. Que possamos nos comprometer sempre mais com a nossa Comunidade Redentorista, conforme o 'espírito' das nossas Constituições e Estatutos, principalmente recordando o Capítulo II, sobre A Comunidade Apostólica, nos artigos: A comunidade; A presença de Cristo na Comunidade; A comunidade de oração; A comunidade de pessoas; A comunidade de trabalho; A comunidade de conversão; A comunidade aberta; A comunidade organizada.
            Enfim, depois de procurar ouvir as necessidades de cada confrade, de cada frente pastoral da Província, como animador e governo, queremos agradecer a todos pelo empenho, pela generosidade, pela abertura para novos desafios. Agradecemos aos confrades que serão transferidos ou assumirão novos postos de trabalho. Que possam agir com confiança na proteção e bênção de Deus. Sintam-se enviados como missionários.
            Agradecemos a todas as comunidades da Província pelos trabalhos que realizam e pela vontade de superar todas as dificuldades, sejam de ordem pessoal ou comunitária. Desejamos que labutem com ânimo, paciência e caridade pastoral para levar avante a Missão Redentorista.

            02. Algumas transferências e nomeações para este começo de ano:

- Pe. Domingos Sávio da Silva, reitor do Santuário de Nossa Senhora Aparecida e superior da Comunidade Redentorista.
- Fr. Luiz Almir Gonçalves passa a integrar a Comunidade de S. João da Boa Vista - Equipe Missionária.   
- Pe. Geraldo Camilo de Carvalho passa a integrar a Comunidade Redentorista do Santuário.
- Pe. José Oscar Brandão passa a integrar a Comunidade Redentorista do Santuário.
- Ir. Gilberto José de Souza passa a integrar a Comunidade Redentorista do Santuário.
- Pe. José Roberto Luciano passa a integrar a Comunidade Redentorista do Santuário.  
- Pe. Antônio Carlos Vanin Barreiro passa a integrar a Comunidade Redentorista Irmão Bento, no Potim.
- Ir. José de Lima Torres passa a integrar a Comunidade de Comunicações Afonso de Ligório para a equipe da TV Aparecida. 
- Ir. Antônio Balthazar Sant'Anna passa a integrar a Comunidade Redentorista Irmão Bento, no Potim.
- Pe. Arcanjo Valdivino Santos, paróquia Menino Jesus, Comunidade Redentorista de Diadema.
- Pe. Reinaldo Norberto das Graças Tristão integra a Comunidade Redentorista de Campinas.
- Fr. Emerson Borges de Souza (V. Pr. Recife) passa a integrar a Comunidade de Sapopemba.
- Fr. João Paulo de Oliveira Ramos passa a integrar a Comunidade de Sapopemba.
- Fr. Ronan Henrique de Borba passa a integrar a Comunidade de Sapopemba.
- Fr. Geovânio Lima dos Santos (V. Pr. Recife) passa a integrar a Comunidade de Diadema.
- Fr. Marcelo da Rosa Magalhães passa a integrar a Comunidade de Diadema.
- Pe. Walteir Gonçalves Magalhães passa a integrar a Comunidade Redentorista de São João da Boa Vista, igreja e paróquia.
- Pe. Ronoaldo Pelaquin passa a integrar a Comunidade Redentorista de Miracatu.
- Pe. Ronaldo Sabino de Pádua passa a integrar a Comunidade de Sapopemba, vigário paroquial. 
- Pe. Claúdio Anselmo Santos Silva responde pela formação dos junioristas de Sapopemba.
- Pe. Josafá assume a direção geral da TV Aparecida.
- Pe. William assume a direção geral da Rádio Aparecida.
- (Ir. Alan PatricK Zucherato) passa a integrar a Comunidade de Miracatu.
 
            03. Jubilares de Profissão Religiosa em 2013

            Com alegria, vamos celebrar com os confrades jubilares de Profissão Religiosa, no dia 02 de fevereiro, às 18H00, no Santuário de Aparecida. Contaremos com a presença do nosso Superior Geral, Pe. Michael Brehl, CSSR. 
            Pedimos aos jubilares que precisam de hospedar seus familiares em Aparecida, o obséquio de enviar a lista dos nomes ao Seminário Santo Afonso, até o dia 30 de janeiro.  
            São os jubilares:
            70 anos de Profissão
            Pe. Rubem Leme Galvão
            65 anos de Profissão
            Pe. Rômulo Cândido de Souza
            Pe. Jaime van Woensel (Recife)
            Ir. Estanislau (Manoel Pereira dos Santos)
            60 anos de Profissão
            Pe. Geraldo Camilo de Carvalho
            Pe. Carlos da Silva
            Pe. Gabriel Hosfstede (Recife)
            Pe. Teodoro Trommelen (Recife)
            50 anos de Profissão
            Pe. José Marques Dias
            Pe. José Ulysses da Silva
            Pe. Ronoaldo Pelaquin
            Ir. Albino da Silva Valente
            Ir. Paulo Sebastião Brasil   

            04. Ordenação Episcopal

            No dia 03 de fevereiro de 2013, às 18H00, no Santuário Nacional de Aparecida, será a Ordenação Episcopal do Monsenhor Darci José Nicioli, CSSR, que foi nomeado bispo auxiliar da Arquidiocese de Aparecida/SP.
            Até a nomeação, Monsenhor Darci José era reitor do Santuário Nacional de Aparecida, superior da Comunidade Redentorista do Santuário, vigário provincial e conselheiro provincial. Sua nomeação, feita pelo Papa Bento XVI, foi publicada no dia 14 de novembro de 2012.   
   
            05. Foram acolhidos para o 1º ano de Filosofia em Campinas

1.     Andrey  Ferreira de Moraes, 24 anos, natural de Taubaté, SP.
2.     Bruno Souza Soares, 18 anos, natural de Loanda, PR.
3.     Clélio Lopes dos Santos Germano, 23 anos, natural de São Paulo, SP.
4.     Daniel Henrique Custódio, 19 anos, natural de Paraguaçu, MG.
5.     Edson Guedes Arruda, 25 anos, natural de São Paulo, SP.
6.     Geovani Oliveira dos Santos, 18 anos, natural de São Paulo, SP.
7.     Juliano dos Santos, 26 anos, natural de São Paulo, SP.
8.     Lucas Henrique Pinto, 19 anos, natural de Passa Quatro, MG.
9.     Odair Donizete Ferreira, 26 anos, natural de Bueno Brandão, MG.
10.   Rafael Machado Ribeiro, 21 anos, natural de Pinheiral, RJ.
11.     Robério Santana de Lima, 20 anos, natural de Várzea Alegre, CE.
12.     Rômulo Santos Souza, 19 anos, natural de Mogi Guaçu, SP.
  
            06. Foram acolhidos para o Pré-noviciado em 2013

1.     Ângelo Rodrigo Busso Martins Bertho, 24 anos, natural de Sorocaba, SP.
2.     Marcos dos Santos Vilanova, natural de Cruzília, MG.
3.     Maurício José de Oliveira, 27 anos, natural de São José dos Campos, SP.

            07. Foram acolhidos para o Noviciado em 2013
           
            No dia 19 de janeiro de 2013, na Igreja de Santa Teresinha, às 19H00, em Tietê, será a abertura do noviciado.  

                        De Manaus
1.     Leandro Romaide Simão - 40 anos - já terminou a Teologia.
2.     Kennedy Cardoso Picanço - 21 anos.
3.     Ênio Ronan Morais Barbosa - 32 anos.
4.     José Ricardo da Costa Amaral - 36 anos (Irmão).
            De Goiás
1.     Jhonny Nunes da Cunha - 21 anos.
2.     Murillo Di Carvalho - 22 anos.
3.     Jefferson Nunes - 22 anos.
De Campo Grande
1.     Cássio Santos da Silva - 22 anos.
2.     Robson Luiz Skavinski - 29 anos.

            08. Profissão Religiosa

            No dia 20 de janeiro de 2013, às 10H00, na Igreja de Santa Teresinha, em Tietê, será a celebração eucarística em que os noviços de 2012 emitirão os votos religiosos.

            Foram acolhidos para a 1ª Profissão Religiosa na CSSR
1.     Alex Alves Rabelo, 31 anos, clérigo, natural de Ilha Solteira, SP.
2.     Daniel Benedito Antonio Santos Siqueira, 26 anos, clérigo, natural de Cunha, SP.
3.     Henrique César Correa Maciel, 26 anos, clérigo, natural de São Gonçalo do Sapucaí, MG. 
4.     Reinaldo Beijamim da Silva, 25 anos, clérigo, natural de Bom Repouso, MG.
5.     Tiago Samuel Nunes Ferro, 24 anos, clérigo, natural de Sorocaba, SP.
            (Os clérigos irão integrar a Comunidade do Alfonsianum )

1.     Carlos José da Cunha, 24 anos, irmão, natural de Baependi, MG.
2.     Joaquim Acássio Barbosa, 33 anos, irmão, natural de Cachoeira de Minas, MG.
3.     Miguel José Pereira, 30 anos, irmão, natural de Brumado, BA.
(Os irmãos irão integrar a Comunidade do Seminário São Geraldo em Sorocaba)

            09. Novo endereço para o Alfonsianum

            Dada a necessidade de reforma da casa do Alfonsianum, na Oliveira Alves, 230, no Bairro do Ipiranga, optamos pela mudança de endereço. Por isso, alugamos a casa dos Passionistas, próxima ao ITESP, Rua Frei Durão, 309, Ipiranga, São Paulo.
                           
            10. Ano Sabático

            O Governo Provincial acolheu o pedido dos confrades para um ano sabático, durante 2013:
            Pe. Antônio César Moreira Miguel.
            Pe. Gerhardi Rudolfo Anderer.
           
            Durante o ano sabático, esses confrades são adscritos à comunidade da Casa Provincial, no Jardim Paulistano. Cada um deles apresentou um programa de atividades para esse período de descanso, reciclagem espiritual, teológica e pastoral.

            11. Obra de Maria
           
            O Governo Provincial acolheu o pedido que o Pe. Dionísio de Foltran Zamuner, CSSR, assuma o Centro Nacional da Obra de Maria, em Vargem Grande Paulista - Centro Mariápolis. O Pe. Dionísio acolheu essa atividade como trabalho de Igreja. Irá trabalhar principalmente com religiosos, dinamizando retiros e encontros, como também as atividades próprias, dentro do carisma e espiritualidade do movimento dos focolares. O Pe. Dionísio, enquanto exerce essa função, estará adscrito à Casa Provincial.     

            12. 9ª Livraria Santuário

            No dia 30 de janeiro, às 20H00, será a inauguração da Livraria Santuário, em Sorocaba, localizada ao lado do Santuário de São Geraldo Majella, Av. Monoel de Camargo Sampaio, 1146, na Vila Helena. A livraria já começou no dia de hoje a atividade comercial.

            13. Creche no Potim
           
            No CAS São Geraldo, no Potim, temos montada a estrutura da creche. Porém, para colocá-la em funcionamento, contamos com a parceria das irmãs Imeldinas, que irão residir numa casa próxima ao Projeto que está sendo construída pela Província. Esperamos que em fevereiro, mais essa atividade no CAS São Geraldo possa estar em plena atividade. A razão principal porque fizemos essa parceria, é porque o nosso título de filantropia é expressamente voltado para a ação social direta e não para a educação, como é o caso da creche.

            14. Pedro Donders

            No dia 14 de janeiro celebramos o Beato Pedro Donders. Enquanto URB, motivamos todas as comunidades a celebrar essa festa, bem como a fazer um gesto concreto em prol da nossa Comunidade Redentorista de Suriname, através de uma coleta. Peço que encaminhem o valor arrecadado ao Pe. Elias Guimarães, ecônomo provincial. Mais do que uma coleta, insistimos que propaguem a figura de Pedro Donders, missionário do Suriname, sobretudo os mais pobres por causa da lepra.  

            15. Conclusão 

            Desejamos a todos um Feliz Ano Novo, com muita paz, saúde e alegria no coração. Esperamos que as atividades na Província continuem com o zelo e o apoio de todos os confrades, principalmente a através das orações pessoais e comunitárias. Não podemos nos esquecer dos confrades enfermos. Que sintam-se apoiados e acolhidos por toda a nossa comunidade.
            Que Santo Afonso e São Geraldo intercedam a Deus por todos nós. Que a presença de Nossa Senhora Aparecida nos anime sempre.

            Fraternalmente, 
        pelo Governo Provincial,
     Pe. Luís Rodrigues Batista, CSSR - Superior Provincial  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.