3011. Evangelho de quSolenidade do Corpo e Sangue de Cristointa-feira - (07-06-2012) - Ex 24, 3-8; Sl 115, 12-13.15-18; Hb 9, 11-15; Mc 14, 12-16.22-26 - No primeiro dia dos Ázimos, quando se imolava o cordeiro pascal, disseram-lhe seus discípulos: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?” Ele enviou, então, dois de seus discípulos, dizendo: “Ide à cidade e encontrareis um homem levando um cântaro de água. Acompanhai-o. Onde ele entrar, dizei ao dono da casa: “O Mestre manda perguntar: Onde está minha sala, na qual poderei comer a Páscoa com meus discípulos?” Ele vos mostrará, no andar superior, uma grande sala, já mobiliada e pronta. Fazei lá os preparativos para nós”
Os discípulos foram e, entrando na cidade, encontraram tudo como ele tinha dito e prepararam a Páscoa. Enquanto comiam, ele tomou um pão, recitou a bênção, partiu-o e deu-o aos discípulos, dizendo: “Tomai, isto é meu corpo”. Depois tomou um cálice, deu graças e passou-o a eles, e todos beberam. Ele disse-lhes: “Este é meu sangue, o sangue da aliança, derramado pela multidão. Na verdade vos digo: Não beberei mais do fruto da videira até o dia em que beberei o vinho novo no Reino de Deus”. Depois de cantarem os Salmos, saíram para o monte das Oliveiras.
Recadinho: - Qual minha atitude diante da Eucaristia? Adoração... Amor... Gratidão... Fé? - Faço da Eucaristia o centro de minha vida? - Dando-nos a Eucaristia, Jesus parte para o Calvário. Buscamos na Eucaristia a força para os calvários da vida? - Como aumento minha devoção para com a Eucaristia? - Jesus nos oferece sua própria vida por nós. Demos graças a Deus.
3012. Festa de Corpus Christi - É um dia em que se realiza procissão pelas vias públicas, Missa e adoração ao Santíssimo Sacramento, visando principalmente incentivar nosso espírito de unidade e fraternidade, em torno do mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus. “Corpus Christi destaca o dom da Eucaristia e coloca em evidência os mistérios centrais de nossa fé e da vida cristã. Saímos de nossas igrejas e vamos, com Jesus na Eucaristia, para as ruas e praças de nossas cidades, anunciando que “Ele está no meio de nós” e habita conosco e orienta nossa história.
Nossas atividades cotidianas, nossas ocupações profissionais e responsabilidades sociais, nosso convívio social, nada disso é indiferente à nossa fé! Em tudo somos “testemunhas de Deus”, discípulos missionários de Jesus Cristo”. Dom Odilo Pedro Scherer, Cardeal arcebispo de São Paulo (SP).
3013. Corpus Christi: festa da comunhão e da ação de graças - “Por meio da Eucaristia, enquanto se elevam hinos de ação de graças, se expressa também o desejo de viver uma íntima relação com Deus e uma fraterna comunhão com os irmãos”, lembra Dom Canísio Klaus, bispo de Santa Cruz do Sul (RS). Ressalta o Arcebispo do Rio de Janeiro (RJ), Dom Orani João Tempesta: “A solenidade de Corpus Christi traz à tona a reflexão das responsabilidades cristãs, perante à vida e ao Evangelho. É a grande solenidade que nos pergunta sobre o Mistério da presença de Deus na história e em nossa vida. É também uma oportunidade de, nestes tempos de perda de valores, principalmente do esquecimento de Deus, de cada um de nós nos recolocarmos a caminho daquele com quem já nos encontramos, mas que necessitamos continuar buscando ainda mais. Esta solenidade coloca-nos no centro e no sentido de todas as demais celebrações”.
3014. Olimpíadas de Londres com encontro ecumênico de oração - No dia 8 de junho de 2012 haverá uma vigília de oração para as próximas Olimpíadas, na igreja anglicana de St. Martin in the Fields, na famosa Trafalgar Square, das 23h (de sexta-feira), ao meio dia de sábado. Será um encontro com forte significado ecumênico preparado pela Comissão Justiça e Paz da Diocese de Westminster, junto com a Igreja anglicana St. Martin in the Fields, o “London Church Leaders group”, que reúne os líderes religiosos de Londres, e o grupo “Cem dias de paz”.
Cada hora de oração será animada por um grupo diferente entre os quais “More than gold”, a organização ecumênica que orientou o envolvimento das Igrejas cristãs nas Olimpíadas; “London Citizens”, aliança de comunidades religiosas de Londres; “London peace alliance”; “World Vision”; “Christian Aid”, o grupo de luta pela defesa dos cristãos perseguidos no mundo, “Cafod”, organização para as ajudas aos Países em desenvolvimento e Pax Christi. Assim, em Londres acontecerão 12 horas de orações de diferentes tradições cristãs, no contexto das Olimpíadas.
Pe. Geraldo Rodrigues, CSsR
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.