O Corpo e o Sangue de Cristo (B) Marcos 14, 12-16
EUCARISTIA E CRISE
Todos os cristãos sabem disso.
A Eucaristia dominical é facilmente convertida em um "retiro religioso" que nos protege da vida de conflito em que nos movemos ao longo da semana.
É tentador ir à igreja para compartilhar uma experiência religiosa que nos permite descansar dos problemas, tensões e más notícias que nos pressionam de todas formas.
Às vezes, somos sensíveis ao que afeta a dignidade da celebração, mas estamos menos preocupados para esquecer exigências colocadas para celebrar a Ceia do Senhor.
Nos incomoda que um padre não cumpra rigorosamente o ritual regulamentado, mas continuamos a celebrar a missa de forma rotineira, sem ouvir o chamado do Evangelho. O risco é sempre o mesmo: Comunhão com Cristo nas profundezas do coração, sem se preocupar em comunhão com sofrimento de irmãos e irmãs.
Compartilhar o pão da Eucaristia e ignorar a fome de milhões de irmãos carentes de justiça, pão e futuro. Nos próximos anos irão se agravar os efeitos da crise muito mais do que temíamos. A cascata de medidas que ditam para nós de maneira inapelável e implacável fará crescer entre nós a desigualdade injusta. Vamos ver como as pessoas ao nosso redor mais ou menos perto de empobrecer estarão à mercê de um futuro incerto e imprevisível. Conheceremos imigrantes privados de assistência à saúde; de doentes que não sabem como resolver seus problemas de saúde ou medicamentos; de famílias obrigadas a viver de caridade; de pessoas ameaçadas por despejo, de pessoas desassistidas; de jovens sem futuro claro ... Nós não podemos evitar. Ou endurecer nossos hábitos egoístas sempre ou tornamo-nos mais favorável.
Não podemos pedir ao Pai "o pão nosso de cada dia" sem pensar em quem tem dificuldade em obtê-lo. Nós não podemos comungar com Jesus sem nos tornarmos mais generosos e solidários. Nós não podemos dar paz uns aos outros sem estar disposto a estender a mão àqueles que estão mais isolados e vulneráveis à crise.
Homilia de José Antônio Pagola
Homilia de José Antônio Pagola
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.