CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

31 de dezembro de 2011

MAIS UM ANO

Estamos encerrando hoje mais um ano do calendário...


Muitas pessoas e empresas costumam fazer um balanço de suas atividades durante o ano que está terminando.

Nós também queremos aproveitar para avaliar o que de bom e o que de ruim ou "menos bom" aconteceu com nosso blog.

Desde a criação do blog, em fevereiro de 2009, não falhamos um dia sequer em postar algum artigo ou informação à comunidade redentorista . Estabelecemos como nosso objetivo, criar uma ponte entre nós, ex-seminaristas, e a congregação, passando pelo campo da evangelização e divulgação dos assuntos da Igreja como um todo.
Atingimos esse objetivo? Diria que parte dele sim...mas sentimos a falta da "mão dupla", ou seja, a resposta de cada um de nós...
O blog tem divulgado ações de nossa comunidade (Uneser), mas nem sempre recebe comentários e sugestões. Isso torna o canal de comunicação com uma única via...faltando o retorno.
Não estamos aqui solicitando elogios aos artigos publicados, mas principalmente críticas e sugestões para que nosso blog se torne uma das formas de nos comunicarmos. Ele está atendendo suas espectativas? O que poderia ser mudado? O que mais gostaria de ver publicado?...
Sabemos que ele é visitado diariamente por um bom número de pessoas. O próprio blog fornece as estatísticas. Mas ele está atendendo às expectativas do grupo?
Sabemos da qualidade de todos em relação à formação intelectual e profissional, portanto, muita coisa boa poderia ser publicada e sugerida neste espaço.
Você que trabalha em sua comunidade paroquial teria aqui o espaço para divulgar e partilhar as ações, o trabalho, datas festivas, etc...
Você que tem uma empresa, um escritório também tem espaço para divulgar assuntos do seu dia a dia que possam interessar aos demais...
Enfim, muita coisa pode ser feita aqui. A única ressalva é que não são aceitos assuntos que gerem polêmica e discussão desnecessárias (política, futebol, outros credos, etc.). Assuntos que possam ter opiniões diferentes, desde que não ofendam e tragam em seu bojo um enriquecimento religioso e cultural aos demais colegas, sempre serão bem vindos.
Aguardamos para 2012 uma maior participação de todos!
Vamos às estatísticas do blog:
Tivemos até hoje, perto de 160.000 acessos ao blog. Isso representa uma média de 4.700 acessos por mês, sendo que agora no mes de dezembro, tivemos 7860 visualizações, o que nos dá a média de 260 acessos por dia.
Estamos com 8.900 artigos publicados neste período. Média de 8 artigos por dia e cerca de 440 comentários de leitores.
O público que nos acessa, segundo o  blogger, é proveniente do Brasil (140.400), Portugal (8.900), USA (7.000) Alemanha (2.800), Itália (465) e outros.
Os sistemas operacionais que são utilizados pelos leitores: Internet Explorer (52%), Firefox (24%), Google Chrome (21%).
O mecanismo de acesso através de sites de buscas na internet é bem representativo. Isso quer dizer que temos um bom número de leitores e seguidores que não pertencem à comunidade Uneser, mas que ao pesquisar algum assunto no Google, que tenha sido tratado no blog, acaba sendo direcionado a ele.
Como pretendemos que o blog seja mais um meio de evangelização, todos são bem vindos e acolhidos!

Encerrando, desejamos a todos um FELIZ 2012 repleto de bênçãos e de muitas realizações pessoais e sociais principalmente!

Um bom dia a todos!

José Roberto Staliano

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS

Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se re-nova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pe-quenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.

Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.

Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.

Oferta de todos os dias


Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,
Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.
Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,

Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.
Faze que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,
eu me transforme em Ti.
Ó Rei Divino, que sofrendo e morrendo na cruz salvastes o mundo!
Amém.

Evangelho do dia

Ano B - Dia: 31/12/2011



A Vida trouxe a luz Leitura OranteJo 1,1-18

No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la.
Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus para falar a respeito da luz. Ele veio para que por meio dele todos pudessem ouvir a mensagem e crer nela. João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz, a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas.
A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles.
A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai.
João disse o seguinte a respeito de Jesus:
- Este é aquele de quem eu disse: "Ele vem depois de mim, mas é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia."
Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos. A lei foi dada por meio de Moisés, mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus.


Leitura Orante
- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual,
paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando:
Vinde, cristãos, vinde a porfia

1. Vinde, cristãos, vinde à porfia, cantar um hino de louvor,/
Hino de paz e de harmonia,/ Que os anjos cantam ao Senhor:
Glória a Deus nas alturas! (2x)
2. Foi nesta noite venturosa, em que nasceu o Salvador/
Que os anjos com voz amorosa,/ Deram no céu este clamor:

1. Leitura (Verdade)
O que diz o texto do dia?
Leio atentamente, na Bíblia, o texto: Jo 1,1-18
No começo aquele que é a Palavra já existia. Ele estava com Deus e era Deus. Desde o princípio, a Palavra estava com Deus. Por meio da Palavra, Deus fez todas as coisas, e nada do que existe foi feito sem ela. A Palavra era a fonte da vida, e essa vida trouxe a luz para todas as pessoas. A luz brilha na escuridão, e a escuridão não conseguiu apagá-la.
Houve um homem chamado João, que foi enviado por Deus para falar a respeito da luz. Ele veio para que por meio dele todos pudessem ouvir a mensagem e crer nela. João não era a luz, mas veio para falar a respeito da luz, a luz verdadeira que veio ao mundo e ilumina todas as pessoas. A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. Aquele que é a Palavra veio para o seu próprio país, mas o seu povo não o recebeu. Porém alguns creram nele e o receberam, e a estes ele deu o direito de se tornarem filhos de Deus. Eles não se tornaram filhos de Deus pelos meios naturais, isto é, não nasceram como nascem os filhos de um pai humano; o próprio Deus é quem foi o Pai deles.
A Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós, cheia de amor e de verdade. E nós vimos a revelação da sua natureza divina, natureza que ele recebeu como Filho único do Pai. João disse o seguinte a respeito de Jesus:
- Este é aquele de quem eu disse: "Ele vem depois de mim, mas é mais importante do que eu, pois antes de eu nascer ele já existia." Porque todos nós temos sido abençoados com as riquezas do seu amor, com bênçãos e mais bênçãos. A lei foi dada por meio de Moisés, mas o amor e a verdade vieram por meio de Jesus Cristo. Ninguém nunca viu Deus. Somente o Filho único, que é Deus e está ao lado do Pai, foi quem nos mostrou quem é Deus.

O Evangelho de João lembra o Gênesis quando introduz: "no começo". Antes da criação, o Filho de Deus - a Palavra - já existia. E foi por meio da Palavra que tudo foi criado. João diz que a Palavra é a fonte da vida e essa Palavra trouxe luz para todas as pessoas. O evangelista diz ainda que "A Palavra estava no mundo, e por meio dela Deus fez o mundo, mas o mundo não a conheceu. "Os que nela creram se tornaram filhos de Deus. E, para se aproximar mais ainda de todas as pessoas "a Palavra se tornou um ser humano e morou entre nós", na pessoa de Jesus Cristo. Só esta verdade é suficiente para tornar nosso coração imensamente agradecido.

2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje? Pelo poder do Espírito, tenho muito a agradecer ao Pai.
O que o texto me diz no momento? Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram os motivos da nossa alegria: "Conhecer a Jesus Cristo pela fé é nossa alegria; segui-lo é uma graça, e transmitir este tesouro aos demais é uma tarefa que o Senhor, ao nos chamar e nos eleger, nos confiou. Com os olhos iluminados pela luz de Jesus Cristo ressuscitado podemos e queremos contemplar o mundo, a história, os nossos povos da América Latina e do Caribe e cada um de seus habitantes." (DAp, 18).

Hoje, vou me retirar por uns bons momentos e recordar tudo que Deus realizou na minha vida, na minha família, no meu trabalho, estudo, no mundo, no ano que passou.

3.Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus? Faço minha oração pessoal e depois, canto o louvor a Deus com o Padre João Carlos.

Te Deum

A ti ó Deus, louvamos. A ti, Senhor, cantamos: louvor!
A ti, ó Pai eterno, Se prostra toda Terra: Senhor!

A ti, os anjos cantam, os céus a ti aclamam: louvor!
Proclamam céus e terra, a tua glória imensa, Senhor!

Santo (santo), Santo (santo),
Santo, Santo, Santo: É o Senhor! Deus dos Exércitos,
Deus do combate, Deus da vitória, Deus Sabaoh!
A ti com amor, celebram apóstolos, profetas, ó Pai!
O harmonioso coro dos mártires te louva, Senhor!
A ti, por toda a terra, proclama a Santa Igreja, ó Pai!
ó Pai onipotente de majestade imensa, Senhor!Santo

Ao Filho, adora a Igreja Deus vivo e verdadeiro, Jesus!
Também dá glória e viva ao Espírito Divino: Senhor!

O Rei da glória, ó Cristo, do Pai Eterno, Filho, Jesus,
Da virgem tu nasceste pra nos salvar vieste, Senhor! Santo

A morte tu sofreste, a morte tu venceste, Jesus,
Aos que têm fé abrindo dos céus o eterno reino, Senhor!

Sentaste à direita de Deus na glória eleito, Jesus!
Nós cremos na tua volta, Virás julgando o povo, Senhor! Santo

Portanto, te pedimos, escuta os que remiste, Jesus,
com sangue precioso. Nos salva, ó Deus bondoso, Senhor!

Alista-nos ó Cristo entre os teus escolhidos, Jesus!
Cantemos tua vitória um dia lá na glória, Senhor! Santo

4.Contemplação (Vida e Missão)
Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus e passar o dia com o coração agradecido ao Pai.

Bênção
- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patricia Silva, fsp

Vivências - De perto @ De longe


2350. Evangelho de sábado (31-12-2011) - 1Jo 2, 18-21; Sl 95, 1-2.11-13; Jo 1, 1-18 - No princípio era a Palavra, e a Palavra estava com Deus; e a Palavra era Deus. No princípio, estava ela com Deus. Tudo foi feito por ela e sem ela nada se fez de tudo que foi feito. Nela estava a vida, e a vida era a luz dos homens. E a luz brilha nas trevas, e as trevas não conseguiram dominá-la. Surgiu um homem enviado por Deus; seu nome era João. Ele veio como testemunha, para dar testemunho da luz, para que todos chegassem à fé por meio dele. Ele não era a luz, mas veio para dar testemunho da luz: daquele que era a luz de verdade, que, vindo ao mundo, ilumina todo ser humano. A Palavra estava no mundo, e o mundo foi feito por meio dela, mas o mundo não quis conhecê-la. Veio para o que era seu, e os seus não a acolheram. Mas, a todos os que a receberam, deu-lhes capacidade de se tornar filhos de Deus, isto é, aos que acreditam em seu nome, pois estes não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do varão, mas de Deus mesmo. E a Palavra se fez carne e habitou entre nós. E nós contemplamos a sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade.
Dele, João dá testemunho, clamando: “Este é aquele de quem eu disse: O que vem depois de mim passou à minha frente, porque ele existia antes de mim”. De sua plenitude todos nós recebemos graça por graça. Pois por meio de Moisés foi dada a Lei, mas a graça e a verdade nos chegaram através de Jesus Cristo. A Deus, ninguém jamais viu. Mas o Unigênito de Deus, que está na intimidade do Pai, ele no-lo deu a conhecer.
Recadinho: - Deixo Deus agir em meu coração ou fico colocando limites para tudo? - Agradeço a Deus por habitar em mim? - Procuro ver Deus presente em tudo? - Sou um testemunho de Deus para meu próximo? - Irradio luz e paz?
2351. Cuba teve Natal especial - No dia 28 de dezembro de 2011, na conclusão da peregrinação nacional pelos 400 anos da descoberta da imagem da Virgem da Caridade do Cobre, padroeira de Cuba, os músicos mais populares de Cuba ofereceram um concerto em praça pública. A festa foi na Praça da Catedral de Havana e, na primeira fila, estava o cardeal cubano, Dom Jaime Ortega y Alamino, ao lado de representantes do Governo e do Partido Comunista. O Arcebispo Ortega, máxima autoridade da Igreja Católica na Ilha, ressaltou a presença da Virgem da Caridade na história de Cuba e disse que ela se reforçou ainda mais com a procissão feita em todo o país. “Damos graças a Deus porque os tempos mudaram”, declarou antes do concerto, assinalando que “os cubanos viveram um Natal diferente com a presença de Nossa Senhora nas ruas”. O elenco do concerto teve nomes de vários gêneros e gerações, de pianistas a roqueiros, mas um dos momentos mais aplaudidos da noite foi a versão da Ave Maria de Schubert de Omara Portuondo.
2352. Cuba: Nossa Senhora del Cobre - Agora em 2012 os cubanos estarão celebrando o ano jubilar pelo IV centenário da imagem de Nossa Senhora. Para as comemorações, está prevista a presença do Papa. Segundo a tradição, a imagem de Nossa Senhora da Caridade do Cobre apareceu em 1612 a três pescadores na baía oriental de Nipe. Foi declarada padroeira de Cuba em 10 de maio de 1916 e coroada pelo Papa João Paulo II em 24 de janeiro de 1998, durante sua visita à Ilha. A “Caridade do Cobre” é conhecida também como a “Virgem mambisa”, pela veneração dos cubanos participantes das guerras de independência da Espanha, no final do século XIX, e considerada um símbolo de patriotismo e de identidade. Com início em agosto de 2010, a imagem de Nossa Senhora, Virgem da Caridade, peregrinou por Cuba, num itinerário de 30 mil km, partindo de seu santuário El Cobre, de Santiago de Cuba. A peregrinação se encerrou no dia 30 de dezembro de 2011, com uma missa na Avenida do Porto. Em Cuba, a peregrinação da imagem foi vista como expressão do bom momento que as relações entre a Igreja e o Governo vivem desde a reabertura do diálogo, em 2010, entre o Cardeal Ortega e o Presidente Raúl Castro.
2353. Dos Leitores - Ano Novo - "A cada dia de nossa vida, aprendemos com nossos erros ou nossas vitórias: o importante é saber que todos os dias vivemos algo novo. Que no Novo Ano que se inicia possamos viver intensamente cada momento com muita Paz e Esperança, pois a vida é uma dádiva e cada instante é uma benção de Deus”. J. Francisco Oliveira.

Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR

Reflexão do dia

A reflexão seguinte supõe que você
antes leu o texto evangélico indicado


31 ─ Sábado ─ S. Silvestre I, papa
 

Evangelho (Jo 1,1-18) “E a Palavra fez-se carne e habitou entre nós. E contemplamos sua glória, glória que recebe do Pai como Filho unigênito, cheio de graça e de verdade.”

A Palavra, o Filho de Deus, manifestação do Pai, assumiu nosso jeito humano de ser, veio para ficar entre nós, participando de nossa vida, para participarmos da sua. Em sua humanidade, em sua carne, reconhecemos e contemplamos o brilho de sua divindade. Em Jesus de Nazaré, em seu jeito humano de ser, temos a manifestação clara da bondade divina, da verdade que nos pode libertar.

Oração

Senhor Jesus, Palavra, Filho de Deus, eu vos reconheço como meu Deus Salvador. Vós podeis, e só vós o podeis, libertar-me do mal e fazer-me participante de vossa vida divina. Sois para mim a manifestação da graça, do favor que a Trindade me faz, por pura e simples bondade. Sois para mim a verdade, a certeza, o sentido para minha vida. Sois a minha esperança. Salvai-me. Amém.

Pe. Flávio Cavalca de Castro, CSsR

Aniversariantes do dia


CASSIANO ANTÔNIO LEMES PELIZ - de Goiânia - GO

JOSÉ MACHADO BRAGA - Oblato Redentorista - de Aparecida - SP

GENÉSIO VALESI (Chapéu) turma de 1957 de São Paulo - SP

IRMÃO INALDO DUARTE GUIMARÃES da Vice-Província Recife completando 46 anos de idade

PADRE JOÃO JOSÉ  FERREIRA festejando 45 anos de Ordenação Sacerdotal

Nossos Votos de muitas felicidades e muitos anos de vida!

Santos do dia

São comemorados: Silvestre I, Catarina Labouré, Melânia, Donata


Santa Catarina Labouré


A chamada "medalha milagrosa" é fruto de uma visão que a religiosa vicentina Catarina Labouré teve da Virgem Maria em 1830. Na visão, a Imaculada apareceu como está na imagem e pronunciou a oração "Ó Maria concebida sem pecado, rogai por nós, que recorremos a vós", exatamente como a conhecemos.

Irmã Catarina foi batizada com o nome de Zoe de Labouré. Filha de uma numerosa família de fazendeiros cristãos, nasceu em 2 de maio de 1806, na região de Borgonha, interior da França. Na infância, ficou órfã de mãe e desde então "adotou Mãe Maria" como sua guia, dedicando-lhe grande devoção. Cresceu estudiosa, obediente e muito piedosa. Aos dezoito anos, a vocação para a vida religiosa era forte, então pediu ao pai para segui-la, mas ele relutou.

Dada a insistência por anos a fio, ela já estava com vinte e quatro anos, antes de consentir preferiu mandá-la a Paris, para que testasse sua vocação. Chegou em abril de 1830 na cidade, e logo percebeu que estava certa na decisão, pois não se motivou com os encantos da vida agitada da sociedade urbana. Então, em maio, com autorização de seu pai, iniciou o noviciado no Convento das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Paris mesmo.

Quando recebeu o hábito das vicentinas, mudou o nome para irmã Catarina. A jovem noviça impressionava pelo fervor com que rezava na capela das vicentinas, diante do relicário de são Vicente de Paulo, onde tinha constantes visões. Contou ao confessor que primeiro lhe apareceu várias vezes o fundador, depois as visões foram substituídas por Jesus eucarístico e Cristo Rei, em junho do mesmo ano. Orientada pelo confessor, continuou com as orações, mas anotando tudo o que lhe acontecia nesses períodos. Assim fez, e continuou o seu trabalho num hospital de Paris.

Em junho, sempre de 1830, teve um ciclo de cinco aparições da Imaculada da medalha milagrosa, sendo três consideradas mais significativas. A primeira delas foi na noite de 18 de junho, quanto veio um anjo e a conduziu à capela da Casa-mãe, onde Catarina conversou mais de duas horas com Nossa Senhora, que avisou sobre os novos encontros.

Ela voltou a aparecer em novembro e dezembro. A que mais chamou a atenção foi a de 27 de novembro, quando veio em duas seqüências, que, por uma intuição interior, Catarina pensou em cunhar numa medalha. Foi assim que surgiram as primeiras, em junho do ano seguinte. Também foi criada a Associação das Filhas de Maria Imaculada, que propagou o culto a Nossa Senhora Imaculada através da medalha. Desde aquela época, passou a ser conhecida como "a medalha milagrosa", pelas centenas de curas, graças e conversões que produziu por intercessão de Maria.

Depois disso, as visões terminaram. Catarina Labouré morreu em 31 de dezembro de 1876, em Paris, onde trabalhou quarenta e cinco anos, no mesmo hospital designado desde o início de sua missão de religiosa vicentina.

Foi beatificada, em 1933, pelo papa Pio XI e canonizada pelo papa Pio XII em 1947. Seu corpo está guardado num esquife de cristal na capela onde ocorreram as aparições. Para a família vicentina, o Vaticano autorizou uma festa no dia 28 de novembro. A celebração universal a santa Catarina Labouré foi marcada no dia de sua morte pela Igreja de Roma.

Em 2012 treze cardeais completam 80 anos



Treze cardeais vão completar 80 anos de idade, em 2012, deixando assim de fazer parte do atual grupo de 109 “eleitores” num eventual conclave, o que deve levar Bento XVI a convocar o quarto consistório do seu pontificado. O primeiro a atingir os 80 anos é o português Dom José Saraiva Martins, Prefeito emérito da Congregação para as Causas dos Santos, no dia 6 de janeiro. Paulo VI (1897-1978) fixou em 120 o número de cardeais eleitores do Papa e estabeleceu como limite para a possibilidade de votar os 80 anos, disposições que foram confirmadas por João Paulo II (1920-2005) e Bento XVI que, pontualmente, excederam o número estabelecido, derrogando a norma.
O terceiro consistório do pontificado de Bento XVI se realizou em novembro de 2010 e nessa ocasião foram criados 24 novos cardeais, reforçando a influência européia. Os cardeais eleitores estão hoje assim repartidos geograficamente (entre parêntesis, indica-se o número total de cardeais, 192, que inclui os que têm mais de 80 anos de idade): Europa - 56 (103); América Latina - 21 (31); América do Norte - 12 (19); África - 11 (17); Ásia - 8 (18); Oceania - 1 (4).
O atual Papa já criou 62 cardeais (57 ainda vivos, 46 com direito a voto) e desde 2005 a Itália reforçou o seu estatuto de país com maior número de eleitores (23). Seguem-se os EUA (10 cardeais eleitores), Alemanha e Brasil (5 cada), França, Espanha, México e Polônia (4 cada). Estes oito países totalizam 59 cardeais com direito a voto, representando mais de metade do colégio de eleitores e um número próximo dos 73 (maioria de dois terços) que seriam necessários para a eleição pontifícia.
Existem neste momento 68 países representados no colégio cardinalício, 50 dos quais com cardeais eleitores, incluindo o Brasil (Dom Geraldo Majela Agnelo, Dom Eusébio Scheid, Dom Cláudio Hummes, Dom Odilo Scherer e Dom Raymundo Damasceno). Segundo o Código de Direito Canônico, os cardeais “constituem um colégio peculiar, ao qual compete providenciar à eleição do Romano Pontífice [Papa]”, embora as funções dos membros do colégio cardinalício vão, para além desta eleição. Qualquer cardeal é, acima de tudo, um conselheiro específico que pode ser consultado em determinados assuntos quando o Papa o desejar, pessoal ou colegialmente.
Os requisitos para ser criado cardeal são, basicamente, os mesmos que estabeleceu o Concílio de Trento na sua sessão XXIV de 11 de novembro de 1563: homens que receberam a ordenação sacerdotal e se distinguem pela sua doutrina, piedade e prudência no desempenho dos seus deveres. (SP- Ecclesia)

Fonte: Blog da CNBB

30 de dezembro de 2011

Amazônia ganha Santuário e Nossa Senhora indígena


Amazônia: hectares de distâncias, desafios sem confim. Terra de povos originários, de religiosidade popular, de interesses de bons e maus. Em meio a tantos problemas, a Igreja quer reforçar sua presença, levando esperança e alento a seus habitantes.
A região vai ganhar um Santuário em frente ao Rio Negro: o Santuário de Nossa Senhora da Amazônia, zona oeste de Manaus, terá forma de canoa, principal meio de transporte dos povos amazônidas.
Nossa Senhora da Amazônia tem agora uma imagem, apresentada aos mais de 2 mil fiéis que participaram da celebração da Santa Missa na noite da última segunda-feira, no Largo de São Sebastião.
A representação da Virgem foi feita por uma artista local e escolhida através de um concurso nacional, realizado pela Arquidiocese de Manaus, no primeiro semestre deste ano. Na imagem, Nossa Senhora possui traços indígenas e pele escura, carregando o menino Jesus com as mesmas características, em cima de uma Vitória Régia, planta típica da região amazônica.
(CM)
Fonte: CNBB

Amigos pela fé



Aconteceu no dia 10 de dezembro, na Chácara Salino, em Abadia de Goiás, um encontro com os exestudantes da Congregação Redentorista, com o tema: “Amigos pela Fé”. Cerca de 20 ex-seminaristas marcaram presença em um dia de oração e descontração, com testemunhos e troca de experiências. Logo pela manhã houve a celebração eucarística com a presença do Pe. João Bosco e do Pe. Marcelino. Em seguida houve partilha e um almoço com os familiares. “Aqui vieram não apenas ex-seminaristas, mas sim missionários leigos redentoristas que receberam formação religiosa, que se leva para a vida. Todos são importantes para a Congregação”, afirmou o Padre João Bosco.
 (Informou: Marcos Coelho)
Fonte: O Rapidinho

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS

Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se re-nova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pe-quenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.

Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.

Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.

Oferta de todos os dias


Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,
Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.
Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,

Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.
Faze que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,
eu me transforme em Ti.
Ó Rei Divino, que sofrendo e morrendo na cruz salvastes o mundo!
Amém.

Evangelho do dia

Ano B - Dia: 30/12/2011



Um sinal de Deus
Leitura Orante
Lc 2,22-40

Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor." Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor. Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse:
- Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz.
Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel.
O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
- Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria.
Havia ali também uma profetisa chamada Ana, que era viúva e muito idosa. Ela era filha de Fanuel, da tribo de Aser. Sete anos depois que ela havia casado, o seu marido morreu. Agora ela estava com oitenta e quatro anos de idade. Nunca saía do pátio do Templo e adorava a Deus dia e noite, jejuando e fazendo orações. Naquele momento ela chegou e começou a louvar a Deus e a falar a respeito do menino para todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.
Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré.
O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.

Leitura Orante
Saudação
- A nós todos, que nos encontramos neste espaço,
a paz de Deus, nosso Pai,
a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo,
no amor e na comunhão do Espírito Santo.
- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!
Preparo-me para a Leitura, rezando, em sintonia com todos:
Inspirai-me, Espírito Santo, para que eu pense santamente!
Impulsionai-me, Espírito Santo, para que eu trabalhe santamente!
Movei-me, Espírito Santo, para que eu ame santamente!
Fortificai-me, Espírito Santo, para que eu proteja o que é santo!
Guardai-me, Espírito Santo, para que jamais perca o que é santo!
(Santo Agostinho)

1. Leitura (Verdade) - O que a Palavra diz?
Leio, na Bíblia, o texto Lc 2,22-40.
Quando terminaram de fazer tudo o que a Lei do Senhor manda, José e Maria voltaram para a Galiléia, para a casa deles na cidade de Nazaré. O menino crescia e ficava forte; tinha muita sabedoria e era abençoado por Deus.
Alguns aspectos merecem ser destacados neste texto:
1º Observo Jesus recém-nascido. Aparentemente em tudo é semelhante aos outros. Mas, não passa despercebido: O Espírito Santo abre os olhos da fé ao velho Simeão, que se aproxima e, tomando o Menino nos braços, reconhece nele o Messias. Este Menino, profetiza Simeão, será "sinal de contradição".

2º Para a Mãe supresa, Simeão prediz que a salvação acontecerá através do sofrimento - "espada afiada" - do qual também ela participará.

3º O tema da oferenda mistura-se com o tema da luz: "uma luz para mostrar o caminho a todos". O Menino será luz das gentes e glória de Israel. Assim, Maria se revela como um candelabro que apresenta Jesus, "Luz do mundo".
2. Meditação (Caminho) - O que a Palavra diz para mim?
Hoje, Festa da Apresentação do Senhor, é também chamada, no Brasil, festa de Nossa Senhora da Luz ou de Nossa Senhora da Candelária. O povo, na sua fé, costuma acender uma vela em homenagem a Maria. Sei que quando deixo uma vela acesa diante do sacrário ou do santo de minha devoção, expresso minha fé e, embora não esteja presente fisicamente, estou presente, em espírito. Eu e você podemos, como Maria, ser um candelabro que apresenta Jesus, Luz do mundo. Os bispos, na Conferência de Aparecida, afirmaram: " Nestes últimos tempos, Ele nos tem falado por meio de Jesus seu Filho (Hb 1,1ss), com quem chega a plenitude dos tempos (cf. Gl 4,4). Deus, que é Santo e nos ama, nos chama por meio de Jesus a ser santos (cf. Ef 1,4-5)." (DAp 130).

3. Oração (Vida)
- O que a Palavra me leva a dizer a Deus?
A Palavra me motiva a fazer, hoje, uma prece a Maria.
Ó minha Mãe, Maria,
neste momento, a luz do teu Filho Jesus brilhou diante de meus olhos,
iluminou minha mente e se acendeu no meu coração.
Quero também ser, como tu és,
um candelabro para que a Luz brilhe na minha casa,
na minha família,
no meu trabalho,
por onde eu passar,
em todos os ambientes de comunicação,
em todo o mundo.
4. Contemplação (Vida/Missão) - Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?
Iluminado/a pela Palavra, no dia de hoje, vou comunicar a luz de Deus em cada encontro, em cada palavra, a cada situação. Como a luz afasta toda escuridão, vou colaborar para que todo medo, dúvida, injustiça ou conflito sejam esclarecidos e substituídos pela graça e pela paz de Deus.

Bênção - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Vivências - De perto @ De longe


2347. Evangelho de sexta-feira (30-12-2011) - Sagrada Família, Jesus, Maria e José - Eclo 3, 3-7.14-17ª (ou Cl 3, 12-21); Sl 127, 1-5; Lc 2, 22-40 (breve 2, 22.39-40) - Tendo se completado os dias da purificação, conforme a lei de Moisés, levaram Jesus a Jerusalém para apresentá-lo ao Senhor, segundo está escrito na lei do Senhor: “Todo varão primogênito seja consagrado ao Senhor”; e, para oferecerem em sacrifício, segundo o que está escrito na lei do Senhor, um par de rolas ou dois pombinhos. Havia em Jerusalém um homem chamado Simeão, justo e piedoso, e este homem esperava a consolação de Israel e o Espírito Santo estava nele. Pelo Espírito Santo fora-lhe revelado que não veria a morte antes de ver o Cristo do Senhor. Movido pelo Espírito, veio ele ao templo e, ao entrarem os pais com o menino Jesus para cumprirem o que a Lei prescrevia, também ele o tomou em seus braços e, bendizendo a Deus, disse: - Agora, Senhor, já podes deixar ir teu servo em paz, segundo a tua palavra, porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste ante a face de todos os povos, luz para iluminação das gentes e para glória de teu povo Israel. Seu pai e sua mãe estavam maravilhados com as coisas que se diziam dele. Simeão abençoou-os e disse a Maria, sua mãe: - Posto está ele para queda e elevação de muitos em Israel, e para alvo de contradição: e uma espada atravessará sua alma, para que se descubram os pensamentos de muitos corações. Havia, então, uma profetisa, Ana, filha de Fanuel, da tribo de Aser, muito avançada em anos; casada nos dias de sua adolescência, viveu sete anos com o marido. E permaneceu viúva até os oitenta e quatro anos. Ana não se arredava do templo, servindo com jejuns e orações, noite e dia. Como viesse naquela mesma hora, louvava também ela a Deus e falava dele a todos os que esperavam a redenção de Jerusalém. Cumpridas todas as coisas segundo a Lei do Senhor, eles voltaram para a Galiléia, para sua cidade de Nazaré. O menino crescia e fortalecia-se, cheio de sabedoria, e a graça de Deus estava com ele.
Recadinho: - O que a palavra “família” lhe sugere no momento? - O que mais dificulta a participação na
vida da Igreja hoje? - Quais os principais fatores que influenciam negativamente no ambiente familiar? - Os meios modernos de comunicação contribuem positivamente para o bem estar familiar? - Reflita sobre a educação de filhos e a sociedade atual.
2348. Equador: apresentado presépio escondido há 300 anos - No Natal de 2011, em Quito, no Equador, foi apresentado um presépio conservado durante 306 anos entre os muros do convento de clausura das carmelitas "del Carmen Bajo de Quito". Trata-se de um presépio com cerca 500 peças feitas no século 18, que se transformou em uma das principais atrações em Quito. As meninas, de 13 ou 15 anos, entrando para o convento, traziam um dote que a família dava ao convento. Chegavam com suas bonecas de madeira e elas as vestiam. Devido à austeridade do convento, as noviças não podiam ter consigo suas bonecas, por isso passaram a fazer parte do presépio. além dessas bonecas e das peças em madeira da Escola Quiteña, de alto perfeccionismo, também aparecem figuras de porcelana que destoam do conjunto. O presépio apresenta a anunciação do Arcanjo Gabriel à Virgem, a visita de Maria à sua prima Isabel, o nascimento de Jesus, sua apresentação no templo e sua perda nesse mesmo templo anos depois. Todas estas cenas são recriadas em diferentes regiões do Equador e oferecem uma mostra dos diferentes estilos arquitetônicos. Há também a cena que representa Herodes e suas dançarinas. Estas são bonecas de madeira, levadas pelas jovens.
2349. Espanha: a questão do crucifixo! - No dia 21 de dezembro/2011, o juramento de posse do novo presidente do Conselho de Ministros da Espanha, Mariano Rajoy, no palácio da Zarzuela, residência dos reis da Espanha, foi feito com a mão direita sobre a bíblia e um exemplar da Constituição de 1978. Na mesa, bem visível diante das câmeras, uma testemunha muda, mas eloquente: um crucifixo. Com a mão sobre a bíblia e perante o crucifixo, Rajoy pronunciou estas palavras na presença do rei Juan Carlos I: “Juro fielmente cumprir as minhas obrigações como presidente do governo com lealdade ao rei e à Constituição”. O juramento foi acompanhado ainda pela rainha Sofia, pelo ex-presidente do governo, José Luis Zapatero, e pelos representantes principais das instituições espanholas. O exemplar da Constituição estava aberto no título IV, sobre o Governo e a Administração, e a bíblia aberta no livro dos Números, capítulo 30, que fala sobre voto e juramento.

Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR

Reflexão do dia

A reflexão seguinte supõe que voce
antes leu o texto evangélico indicado

30 ─ Sexta-feira ─ Sagrada Família ─ S. Savino, bispo, mártir
 

Evangelho (Lc 2,22-40) “Ana chegou nesse momento e pôs-se a louvar a Deus e a falar do menino a todos os que esperavam a libertação de Jerusalém.”

Ana (nome que significa “Graça”) era mulher iluminada por Deus. Reconhece no menino o Salvador Esperado, e logo o anuncia a todos que encontra. Mulher, idosa e viúva é figura dos pequenos e pobres aos quais Deus se revela e através dos quais se revela aos outros. Pode ser modelo para nós na oração, na piedade, no serviço a Deus e no anúncio a todos da salvação que é Jesus.
 
Oração

Senhor Jesus, vos me chamastes para vos acompanhar e aprender convosco o jeito novo de viver. Ajudai-me a corresponder ao vosso chamado, e a continuar até o fim a caminhada convosco. Sou muito feliz porque vos conheço, e quero que todos descubram e tenham a mesma felicidade. Dai-me as palavras certas e o jeito certo, no momento justo, para vos anunciar a todos como salvação. Amém.

Pe. Flávio Cavalca de Castro, CSsR

Santos do dia

Festejamos os seguintes santos: Fulgêncio, Sabino, Libério, Mansueto, Anísio

São Rugero

Rugero nasceu entre 1060 e 1070, na célebre e antiga cidade italiana de Cane. O seu nome, de origem normanda, sugere que seja essa a sua origem. Além dessas poucas referências imprecisas, nada mais se sabe sobre sua vida na infância e juventude. Mas ele era respeitado, pelos habitantes da cidade, como um homem trabalhador, bom, caridoso e muito penitente. Quando o bispo de Cane morreu, os fiéis quiseram que Rugero ficasse no seu lugar de pastor. E foi o que aconteceu: aos trinta anos de idade, ele foi consagrado bispo de Cane.

No século II, essa cidade havia sido destruída pelo imperador Aníbal, quando expulsou o exército romano. Depois, ela retomou sua importância no período medieval, sendo até mesmo uma sede episcopal. No século XI, mais precisamente em 1083, por causa da rivalidade entre o conde de Cane e o duque de Puglia, localidade vizinha, a cidade ficou novamente em ruínas.

O bispo Rugero assumiu a direção da diocese dentro de um clima de prostração geral.

Assim, depois desse desastre, seu primeiro dever era tratar da sobrevivência da população abatida pelo flagelo das epidemias do pós-guerra. Ele transformou a sua sede numa hospedaria aberta dia e noite, para abrigar viajantes, peregrinos e as viúvas com seus órfãos. Possuindo o dom da cura, socorria a todos, incansável, andando por todos os cantos, descalço. Doava tudo o que fosse possível e a sua carruagem era usada apenas para transportar os doentes e as crianças.

Todavia esse século também foi um período conturbado para a história da Igreja. Com excessivo poder civil estava dividida entre religiosos corruptos e os que viviam em santidade. Rugero estava entre os que entendiam o episcopado como uma missão e não como uma posição de prestígio para ser usada em benefício próprio. Vivia para o seu rebanho, seguindo o ensinamento de são Paulo: "Tudo para todos".

Por tudo isso e por seus dons de conselho e sabedoria, no seu tempo foi estimado por dois papas: Pascoal II e Celásio II. Para ambos, executou missões delicadas e os aconselhou nas questões das rivalidades internas da Igreja, que tentava iniciar sua renovação.

Entrou rico de merecimentos no Reino de Deus, no dia 30 de dezembro de 1129, em Cane, onde foi sepultado na catedral. Considerado taumaturgo em vida, pelos prodígios que promovia com a força de suas orações, logo depois de sua morte os devotos divulgaram a sua santidade.

No século XVIII, a cidade de Cane praticamente já não existia. A população se transferira para outra mais próspera, Barleta. Mas eles já cultuavam o querido bispo Rugero como santo. Pediram a transferência das suas relíquias para a igreja de Santa Maria Maior, em Barleta. Depois, foi acolhido na sepultura definitiva na igreja do Mosteiro de Santo Estêvão, atual Santuário de São Rugero. Os devotos o veneram no dia de sua morte como o bispo de Cane e o padroeiro de Barleta. Em 1946, são Rugero foi canonizado pela Igreja.

29 de dezembro de 2011

Recado do Benedito Franco

Uma vez redentorista, sempre redentorista!
Espero que tenha tido um Natal Natal = o nascimento para uma nova vida, com reflexão em suas atitudes e com muita saúde e Deus no coração!
Tenha um feliz ano novo, melhor que 2011!! Você merece!
Reflexão em nossas atitudes.

Que venha 2012, vamos encará-lo com muita disposição e luta.
2012
Saúde:
1. Beba muita água
2. Coma ao café da manhã como um rei, ao almoço como um príncipe e ao jantar como um pedinte;
3. Coma o que nasce em árvores e plantas, e menos comida produzida em fábricas;
4. Viva com os 3 E's: Energia, Entusiasmo e Empatia;
5. Arranje tempo para orar;
6. Jogue mais jogos;
7. Leia mais livros do que leu em 2011;
8. Sente-se em silêncio pelo menos 10 minutos por dia;
9. Durma 8 horas por dia;
10. Faça caminhadas de 10-30 minutos por dia, e enquanto estiver caminhando sorria.

Personalidade:
11. Não compare a sua vida a dos outros. Ninguém faz ideia de como é a caminhada dos outros;
12. Não tenha pensamentos negativos ou coisas de que não tem controle;
13. Não exceda. Mantenha-se nos seus limites;
14. Não se torne demasiado sério;
15. Não desperdice a sua energia preciosa em fofocas;
16. Sonhe mais;
17. Inveja é uma perda de tempo. Tem tudo que necessita....
18. Esqueça questões do passado. Não lembre seu parceiro dos seus erros do passado. Isso destruirá a sua felicidade presente;
19. A vida é curta demais para odiar alguém. Não odeie.
20. Faça as pazes com o seu passado para não estragar o seu presente;
21. Ninguém comanda a sua felicidade a não ser você;
22. Tenha consciência que a vida é uma escola e que está nela para aprender. Problemas são apenas parte do curriculum, que aparecem e se desvanecem como uma aula de álgebra, mas as lições que aprende, perduram uma vida inteira;
23. Sorria e gargalhe mais;
24. Não necessite ganhar todas as discussões. Aceite também a discordância;

Sociedade:
25. Entre mais em contato com sua família;
26. Dê algo de bom aos outros diariamente;
27. Perdoe a todos por tudo;
28. Passe tempo com pessoas acima de 70 anos e abaixo de 6;
29. Tente fazer sorrir pelo menos três pessoas por dia;
30. Não te diz respeito o que os outros pensam de você;
31. O seu trabalho não tomará conta de você quando estiver doente. Os seus amigos o farão. Mantenha contato com eles.

A Vida:
32. Faça o que é correto;
33. Desfaça-se do que não é útil, bonito ou alegre;
34. DEUS cura tudo;
35. Por muito boa ou má que a situação seja.... Ela mudará...
36. Busque a sua felicidade. Deus conhece o seu coração e quer isto pra você. Não ligue para o que os outros pensam;
37. Não deixe as coisas ruins como estão. Faça algo. A vida é muito curta para convivermos com o ruim a vida toda;
38. Quando acordar vivo de manhã, agradeça a DEUS pela graça.
39. Mantenha seu coração sempre feliz.
40. Evite os pessimistas. Eles envenenam nossa alma.
Feliz ano novo!... Melhor que 2011!!!
Ave Maria!!!...
Benedito Franco

ORAÇÃO DE TODOS OS DIAS

Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se re-nova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pe-quenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.

Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.

Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.

Oferta de todos os dias


Ó Jesus, pelas mãos de Maria, Tua e minha mãe,
Te ofereço a minha mente, para Teus pensamentos.
Te ofereço a minha vontade para os teus desejos,

Te ofereço os meus sentidos para Tuas obras.
Faze que vivendo de Ti, trabalhando por Ti,
eu me transforme em Ti.
Ó Rei Divino, que sofrendo e morrendo na cruz salvastes o mundo!
Amém.

Evangelho do dia

Ano B - Dia: 29/12/2011



Jesus é apresentado no Templo
Leitura Orante
Lc 2,22-35

Chegou o dia de Maria e José cumprirem a cerimônia da purificação, conforme manda a Lei de Moisés. Então eles levaram a criança para Jerusalém a fim de apresentá-la ao Senhor. Pois está escrito na Lei do Senhor: "Todo primeiro filho será separado e dedicado ao Senhor." Eles foram lá também para oferecer em sacrifício duas rolinhas ou dois pombinhos, como a Lei do Senhor manda.
Em Jerusalém morava um homem chamado Simeão. Ele era bom e piedoso e esperava a salvação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele, e o próprio Espírito lhe tinha prometido que, antes de morrer, ele iria ver o Messias enviado pelo Senhor. Guiado pelo Espírito, Simeão foi ao Templo. Quando os pais levaram o menino Jesus ao Templo para fazer o que a Lei manda, Simeão pegou o menino no colo e louvou a Deus. Ele disse:
- Agora, Senhor, cumpriste a promessa que fizeste e já podes deixar este teu servo partir em paz.
Pois eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos:
uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel.
O pai e a mãe do menino ficaram admirados com o que Simeão disse a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus:
- Este menino foi escolhido por Deus tanto para a destruição como para a salvação de muita gente em Israel. Ele vai ser um sinal de Deus; muitas pessoas falarão contra ele, e assim os pensamentos secretos delas serão conhecidos. E a tristeza, como uma espada afiada, cortará o seu coração, Maria.

Leitura Orante
Cristãos, vinde todos
Com alegres cantos.
Ó, vinde, ó, vinde,
Até Belém.
Vede nascido
Vosso Rei eterno

Ó, vinde, adoremos
Ó, vinde e adoremos
Ó, vinde e adoremos o Salvador

Humildes pastores deixam seu rebanho.
E alegres acorrem ao Rei do Céu.
Nós igualmente cheios de alegria.

O Deus invisível, de eterna grandeza.
Sob véus de humilhação, podemos ver.
Deus pequenino, Deus envolto em faixas.

Nasceu em pobreza, repousando em palhas.
O nosso afeto lhe vamos dar.
Tanto amou-nos!
Quem não há de amá-lo?
1. Leitura (Verdade) O que diz o texto do dia? Leio atentamente, na minha Bíblia, o texto Lc 2,22-35.
Depois do seu nascimento, Jesus foi levado por seus pais ao templo, para cumprir o ritual judaico.
A Carta aos Hebreus proclama a Palavra: " 'Estou aqui, ó Deus para fazer a tua vontade'." (Hb 10,9). A Apresentação de Jesus ao Templo revela que ele não veio para fazer coisas, mas ser Deus no meio de nós, ou melhor ainda, "Deus-conosco!"
O grande teólogo Edward Schillebeeckx, que faleceu no dia 23 de dezembro de 2009, afirma que "Deus se revelou em Jesus, conforme a concepção cristã, valendo-se do não-divino do seu ser homem... Jesus partilhou conosco na cruz da fragilidade de nosso mundo. Mas este fato significa que em sua absoluta liberdade e antes de todo tempo, Deus determina quem e como quer ser no seu ser mais profundo, a saber, um Deus dos homens, companheiro de aliança em nosso sofrer e em nossa absurdidade, e companheiro de aliança também no que realizamos de bem. Ele é, em seu próprio ser, um Deus por nós".

2. Meditação (Caminho) O que o texto diz para mim, hoje?
O teólogo Schillebeeckx, citado anteriormente, diz ainda que "Maria é o braço que une a humanidade santa e salvadora de Cristo à nossa humanidade".
Ela apresentou Jesus no Templo e ali se revelou o Salvador, na voz de Simeão: "eu já vi com os meus próprios olhos a tua salvação, que preparaste na presença de todos os povos: uma luz para mostrar o teu caminho a todos os que não são judeus e para dar glória ao teu povo de Israel". Os bispos, na Conferência de Aparecida, afirmaram: "Jesus é o Filho de Deus, a Palavra feito carne (cf. Jo 1,14), verdadeiro Deus e verdadeiro homem, prova do amor de Deus aos homens." (DAp 102). Tenho um Salvador. Jamais devo perder a esperança e a fé.

3. Oração (Vida)
O que o texto me leva a dizer a Deus?
Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a Oração de São Patrício:
Cristo está comigo, Cristo à minha frente,
Cristo atrás de mim, Cristo em mim,
Cristo à minha direita, Cristo à minha esquerda,
Cristo ao me deitar, Cristo ao me sentar, Cristo ao me levantar,
Cristo no coração de todos os que pensarem em mim,
Cristo na boca de todos os que falarem em mim,
Cristo em todos os olhos que me virem,
Cristo em todos os ouvidos que me ouvirem.

4. Contemplação (Vida e Missão) Qual meu novo olhar a partir da Palavra?
Meu novo olhar é de reconhecimento da salvação que também nós "vimos com nossos próprios olhos". Ele, Jesus Cristo, é a luz que ilumina o nosso caminho.

Bênção - Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

Ir. Patrícia Silva, fsp

Vivências - De perto @ De longe


2342. Evangelho de quinta-feira (29-12-2011) - 1Jo 2.3-11; Sl 95, 1-2-3.5b-6; Lc 2, 22-35 - Quando se completaram os dias para a purificação da mãe e do filho, conforme a Lei de Moisés, Maria e José levaram Jesus a Jerusalém, a fim de apresentá-lo ao Senhor. Conforme está escrito na Lei do Senhor: “Todo primogênito do sexo masculino deve ser consagrado ao Senhor”. Foram também oferecer o sacrifício, um par de rolas ou dois pombinhos, como está ordenado na Lei do Senhor. Em Jerusalém, havia um homem chamado Simeão, o qual era justo e piedoso, e esperava a consolação do povo de Israel. O Espírito Santo estava com ele e lhe havia anunciado que não morreria antes de ver o Messias que vem do Senhor. Movido pelo Espírito, Simeão veio ao Templo. Quando os pais trouxeram o menino Jesus para cumprir o que a Lei ordenava, Simeão tomou o menino nos braços e bendisse a Deus: “Agora, Senhor, conforme a tua promessa, podes deixar teu servo partir em paz; porque meus olhos viram a tua salvação, que preparaste diante de todos os povos: luz para iluminar as nações e glória do teu povo Israel”. O pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti uma espada te traspassará a alma”.
Recadinho: - Conseguimos ser luz para o próximo? - Será que minha vida pode servir de exemplo para outros? - Fazemos parte do grupo daqueles que se julgam abandonados por Deus? - Pense em uma família que pode ser colocada como exemplo de vida. - Toda ela participa da vida da Igreja?
2343. Movimento no Santuário Nacional - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, nos dias de semana de 19 a 23 de dezembro/11, circularam pelo Santuário 67.023 visitantes. No sábado, 24 de dezembro, visitaram o Santuário 31.456 pessoas e, no domingo, Natal, 25 de dezembro, o número foi de 26.035 peregrinos. A previsão para o último dia do ano, sábado, é o Santuário Nacional receber 30.409 pessoas.
2344. Iraque: o Natal foi de medo - Mais um episódio de violência anticristã foi registrado no Iraque. No dia 13 de dezembro de 2011, dois cristãos foram assassinados em Mossul. Em todo o país o Natal foi celebrado com as mesmas precauções dos anos passados: as celebrações foram de dia, as igrejas foram protegidas e não se realizaram grandes manifestações pelas ruas. Tudo se deu em clima de preocupação, com confiança e tranqüilidade.
2345. Papa: "Violência conduz exclusivamente à dor" - No dia 26 de dezembro de 2011, falando a milhares de fiéis na Praça São Pedro, e via TV e rádio, a milhões em todo o mundo, o Papa Bento XVI manifestou sua reprovação aos atentados ocorridos domingo na Nigéria: “O Santo Natal desperta em nós, de modo ainda mais forte, a oração a Deus para que segure as mãos dos violentos, daqueles que semeiam morte; e para que a justiça e a paz reinem no mundo. No entanto, nossa terra continua sendo manchada pelo sangue de inocentes”, disse Bento XVI. “Recebi com profunda tristeza a notícia dos atentados que novamente este ano, no dia do Nascimento de Jesus, levaram luto e dor a algumas igrejas da Nigéria. Gostaria de manifestar minha sincera e carinhosa presença junto à comunidade cristã e a todos os que foram atingidos por este absurdo gesto; e convido a rezarem ao Senhor pelas inúmeras vítimas”, prosseguiu, concluindo apelando para que, com a colaboração de diversos componentes sociais, a segurança e a tranquilidade sejam recuperadas: “Neste momento, quero repetir mais uma vez, com firmeza: a violência é um caminho que conduz exclusivamente à dor. O respeito, a reconciliação e amor são os caminhos para se chegar à paz”.
2346. Nigéria: seita islâmica provocou os ataques - Os ataques a bomba contra igrejas durante as celebrações natalícias mataram 40 pessoas no Natal, em vários pontos da Nigéria. A seita islâmica Boko Haram assumiu a autoria dos atentados contra a Igreja de Santa Teresa em Madalla, perto da capital, Abuja, que matou 35 pessoas. Outras três explosões ocorreram na igreja evangélica da cidade de Jos, no centro da Nigéria, onde morreu um policial que vigiava o templo, e em Damaturu, onde quatro pessoas perderam a vida.

Pe. Geraldo Rodrigues, CSSR