1882. Evangelho de sábado (17-09-2011) - S. Roberto Belarmino - 1ª leit 1 Tm 6, 13-16; Sl 99, 2-5; Lc 8, 4-15 - Reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: ‘O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um.’ Dizendo isso, Jesus exclamou: ‘Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.’ Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: ‘A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam. A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo, são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança.
Recadinho: - Que tipo de solo é seu coração? - A Palavra de Deus encontra terreno fértil? - Generosidade? - Serviço? - Disponibilidade? - Como se sente?
1883. Dos Leitores - ‘Santos’ - Muito obrigada pelos seus e-mails. Repasso suas mensagens aos amigos. Muito linda a vida do beato Domingos Metódio. Que ele interceda por nós para que nossa fé em Deus cresça sempre mais. Obrigada. Um abraço fraterno, Ir. Geralda Neuza Hipólita, São Paulo (SP).
Sta. Rosa de Lima, rogai por nós! Carlos Eduardo e Adinéia Vargas, Curitiba (PR)
Gostei muito de conhecer um pouquinho do Beato Domingos Metódio. Fica com Deus, P. Geraldo e sua bênção. Um abraço. Lucimara Ribeiro, Paraisópolis (MG).
Prezado P. Geraldo, devia ser feito um abaixo assinado também entre os padres com relação à introdução da causa de canonização de dom Luciano Mendes de Almeida. Frente a João Paulo II, Dom Luciano está anos luz na frente! Já estou no grupo dos que rezam por esta causa, que é a causa de quem defende um sistema social construído na justiça e não na exclusão e não de quem ficou calado e perseguiu, quem denunciou o sistema de dentro da teologia. Abraços do amigo. P. Francisco Lenine Viana Pires, C.Ss.R., Presidente da Anampra, Guajará-Mirim (RO).“Anampra”: “Associação Nacional de Apostolado Missionário junto à população ribeirinha amazônica”. Congrega: 1. Missionários permanentes: que vão e ficam; 2 Missionários temporários: que vão trabalhar por um tempo e voltam. 3. Missionários de retaguarda: não vão mas dão apoio logístico e de retaguarda, ajudando em campanhas. 4. S.O.S. Missão de idosos e doentes, que oferecem seus sofrimentos e rezam pela missão. (http://nossamissaoevangelizar.blogspot.com/)
1884. Dos Leitores - Evangelho - Paz e Bem, Padre. Durante meu curso de Teologia, surgiram muitos e calorosos debates. Um foi sobre a questão do perdão (Mt 18, 21-35) e o Sacramento da Penitência. Vamos partir do pressuposto de que o pecado é qualquer ato que nos desligue de Deus e que necessariamente o irmão deve estar envolvido. Uma agressão ao meio ambiente é um pecado, pelo dano que traz ao planeta e aos irmãos que dependem dele, e por desrespeito a quem o criou. Confessar ao padre que pequei contra o meio ambiente, não repara meu erro. O que repara meu erro é desfazer o que fiz. Se cortei uma árvore, devo plantar outras. Se poluí, devo sanar. Se ofendi meu irmão ou fui ofendido, devemos nos pedir perdão e nos perdoarmos até setenta vezes sete, isso é: sempre. O Pai Nosso, que mais que uma oração, é uma fórmula, diz que meu perdão está vinculado ao perdão que concedo. Isso gerou debates sobre o Sacramento da Penitência até porque quando Jesus mandou perdoar os pecados, foi aos discípulos e não aos apóstolos (Jo 20, 23) muito embora se reconheça, como disse Young: Se houvesse mais confessionários, haveria menos hospícios.Um grande abraço.Luiz Baú, Erechim (RS).
Não se esqueçam: para o envio de nossas mensagens diárias, a única opção que temos é convidar que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo.
NÓS NÃO PODEMOS INSCREVER. CADA UM TEM QUE O FAZER POR SI! DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS PARA SUA LISTA DE CONTATOS. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INSTRUA A: CLICAR NO ENDEREÇO ABAIXO E ENVIAR UM E-MAIL (PODE SER EM BRANCO) PARA: aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br a partir daí, siga os procedimentos solicitados e bem vindo ao Grupo Vivências.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site:
Recomende-o aos seus amigos!
Bom dia a todos.
P. Geraldo Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.