![]() |
| PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR |
Diná: Minha filha fez uma promessa em uma hora de muita aflição. A promessa era para ser cumprida durante toda a vida, só que ela fez por algum tempo e parou. Ela está pecando?
Eu particularmente não gosto muito desse tipo de relacionamento com Deus através de promessas, pois as pessoas o procuram na hora do sufoco e acabam não lembrando ou dando importância depois do problema resolvido. Oriente a sua filha para fazer o bem para pessoas carentes no lugar do cumprimento, ou melhor, do não cumprimento daquilo que ela prometeu, creio que deixará Deus muito feliz.
Não identificada: Que foi Melquisedeque?
Foi um rei e sacerdote que ofereceu pão e vinho após a vitória de Abraão sobre os seqüestradores de Ló (cf. Gn 14, 18-20) é considerado uma figura de Cristo (Hb 5, 6.10; 7, 1-18), eterno sacerdote.
Não identificada: Tenho uma amiga que está sendo ameaçada pelo marido, ou melhor, pelo ex marido, por estar exigindo dele seus direitos na separação. A gente sabe que a justiça não protege ninguém e ela corre risco de morte. Será que vale a pena? Se eu fosse ela desistiria. O que acha, principalmente agora que ninguém mais vai para a cadeia?
Não é verdade que agora ninguém mais vai para a cadeia. Sobre os direitos da separação é preciso ver as conseqüências disso na vida da pessoa, pois não vale a pena morrer por dinheiro, mas eu acredito que não podemos ficar omissos diante de injustiças.
Maria Eterna: Nos cemitérios mais antigos podemos observar a diferença na confecção dos túmulos, uns mais simples e outros suntuosos. Será por que as pessoas pensam assim, se debaixo da terra está tudo podre mesmo?
Os cemitérios atuais já não se vêem essas diferenças de classes sociais refletidas na construção de túmulos, felizmente. Todos somos iguais perante Deus e deveríamos ser tratados com igualdade também entre nós e, inclusive na hora da morte, mas ainda temos que crescer muito nesse sentido.
Não identificada: Sou de família simples, me apaixonei por um rapaz de família rica e ele se apaixonou por mim. A família dele impediu o nosso relacionamento, ele ainda é muito jovem, tem apenas 21 anos de idade e estamos sofrendo muito com isso. Por que existe essa diferença, não somos iguais aos olhos de Deus?
De fato a diferença social ainda é marcante em nossa sociedade hipócrita, que valoriza mais o ter do que o ser. Creio que vocês devem lutar pelo amor, se ele a ama, saberá superar esse impedimento, se não o fizer é porque não a ama de verdade. Não se renuncia a um amor por causa de bens e nem por causa do que os outros falam ou pensam.
Larissa: Por que Deus fez pessoas com a cor da pele diferente, falando línguas diferentes? Onde está na Bíblia a explicação para isso? Qual seria o propósito de Deus?
Deus criou a humanidade, criou a vida, o ser humano do jeito que ele se manifesta em diferentes localidades. A diferença de raça e cor não é uma coisa ruim, pois todos somos iguais, somos seres humanos, sendo de raça amarela, branca, negra ou vermelha, isso não interessa para Deus e não deveria ser empecilho para nosso relacionamento. As diferenças existem por causa do clima, da região, da cultura vigente nas diferentes regiões do mundo. Seria impossível sermos todos iguais e creio que não seria o caso de sermos assim. Creio que Deus fez tudo bem feito, do jeito que está.
Rosana: Qual dessas expressões é correta: Glória a Deus nas alturas, paz na terra e boa vontade para com os homens, ou paz na terra aos homens de boa vontade? Qual a diferença?
Eu sempre vi escrito na Bíblia a segunda opção: “Paz na terra aos homens de boa vontade”. Não é um desejo de boa vontade para com os homens, mas sim a paz é para os homens de boa vontade, que têm vontade de superar o mal do mundo.
José Pereira: Em sua opinião o que acontece após a morte? Minha mãe morreu há pouco tempo daí eu não paro de pensar nisso.
A fé cristã professa que morremos e ressuscitamos. São Paulo escrevendo aos Romanos no cap. 14, vers, 7-9 nos fala do significado de nossa morte, quando realizada em Cristo. Leia e medite.
Tereza Cristina: Em At 10, 15, o que quer dizer esta frase: “Não faças tu comum o que Deus purificou”?
O judaísmo no tempo de Jesus se baseava na lei do puro e impuro. O problema mais grave da Igreja primitiva era a impureza dos incircuncisos para os judeus e, sobretudo, as inúmeras prescrições de pureza levítica que tornavam impossível a convivência com os pagãos. A visão que Pedro tem ajuda-o a discernir sobre uma religião sem legalismos, mas acolhedora.
Maria Aparecida: O batismo é pelo arrependimento do pecado? Qual seu verdadeiro significado?
O Batismo não é um sacramento de arrependimento de pecados, mas de purificação do pecado. É o sacramento de entrada na comunidade Igreja, comunidade de salvação. A pessoa batizada, ou seja, mergulhada em Deus (Pai, Filho e Espírito Santo) se reveste da força de Cristo para enfrentar o mal.
Madalena: Por que a distribuição da Eucaristia não é feita como é citada em 1ª. Cor 11? A Bíblia fala que comeram e beberam e na nossa Igreja o único que bebe o sangue de Cristo é o padre! Ele é o único digno de tomar a comunhão por completo? Já ouvi tantas desculpas que é difícil de distribuir, etc. É mais difícil do que a distribuição de 5 pães e os peixes para 5 mil pessoas?
Se fosse fazer conforme está na Carta de São Paulo ela deveria ser celebrada dentro de uma grande refeição, onde todos os participantes deveriam colocar em comum os alimentos ali levados para a partilha. A celebração ao longo do tempo foi se modificando, aperfeiçoando para se tornar mais celebrativa, momento de oração e não de “comilança”, como estava se tornando. O problema que hoje se coloca é a questão das espécies distribuídas. Quando recebemos a comunhão, recebemos o Cristo vivo e ressuscitado na Eucaristia e o recebemos completo, não importa se é só na espécie de Pão ou na espécie de Vinho ou em ambas as espécies. Não é simplesmente uma “desculpa” a forma de distribuição, mas é o cuidado que devemos ter para com o modo de distribuição.
Cândida: Minha avó disse que quando a mulher descobre que está grávida só pode contar depois de três meses de gestação, para proteger o bebê. Concorda com isso? Já ouvi outros padres falarem que isso é correto. Qual a sua opinião?
Isso é uma tremenda de uma superstição, uma bobagem sem medida. Eu nunca tinha ouvido falar nisso. Se falar antes de três meses vai desproteger o bebê de que? Quanta besteira de ouve por aí!
Cecília: Quando uma pessoa tem um testemunho para dar, como a Igreja define que aquele testemunho foi realmente um milagre, como provam que aconteceu o milagre?
A Igreja se preocupa em fazer uma investigação bem feita, detalhada dos casos a ela apresentados como milagre. Para se definir um milagre é preciso ver se a graça alcançada é extraordinária (sem explicação cientifica), e se é duradoura, definitiva.
Elisa: Antigamente dia 15 de agosto era considerado dia santo de guarda, era obrigatório ir à missa e se não fosse estava pecando, e hoje em dia ainda é assim?
Ainda hoje é dia santo de guarda, mas por causa da diminuição dos feriados religiosos a Igreja achou por bem celebrar a festa da Assunção de Nossa Senhora no domingo após o dia 15 de agosto. A obrigatoriedade de participar da missa continua, pois devemos cultuar Deus sempre, não só em datas especiais.
Marly Souza: Desde criança meus pais educaram a mim e meu irmãos seguindo a Igreja católica, mas agora que somos adultos, algumas de minhas irmãs viraram evangélicas e me tratam com indiferença, como se o Deus delas fosse melhor do que o meu!
É uma ignorância muito grande tratar as pessoas com indiferença por não serem da mesma Igreja. Reze por suas irmãs que vivem nesse tipo de ignorância, pois elas não entenderam nada do que é ser cristão. Pêsames para elas que vivem nessa ignorância.
Natália Stéfani: O que significa a palavra Amém?
Amém significa: Eu aceito, que seja feito assim. É uma aceitação.
Rosimeire Lopes: Meus filhos foram batizados na Igreja católica, depois de adultos passaram a freqüentar a Igreja dos protestantes. Sou católica praticante e tudo acontece de errado na vida dos meus filhos e o Pastor da igreja deles coloca a culpa em mim. Isso me deixa muito triste.
O mesmo que disse acima vou dizer em relação a esta pessoa que se diz “pastor”. Quanta ignorância! Reze por ele e por seus filhos, para que o Senhor abra a mente e o coração deles para a verdadeira sabedoria.
Flávia: Por que o livro do Apocalipse é pouco usado nas missas? É um livro desnecessário?
A necessidade do livro bíblico não se mede pelo uso na liturgia, pois tem muitos livros que raramente são usados na liturgia e faz parte da Bíblia, que é a Palavra de Deus revelada a nós. Devemos ler a Bíblia não só nos textos usados pela liturgia da Igreja. Toda a Bíblia é importante e nada poderá ser retirado.
Carlos: O sonambulismo é uma doença espiritual?
Não, o sonambulismo não tem nada a ver com espiritual. Esse problema deve ser tratado pela medicina convencional. Têm várias clínicas que tratam de doenças do sono.
Carolina: Quem eram as filhas de Sião e por que Deus tirou os ornamentos que usavam?
Essa denominação “Filhas de Sião” é apresentada em Isaías (3, 16 s), que critica a postura orgulhosa e prepotente de mulheres ricas de Jerusalém que vivam preocupadas com seus ornamentos e não se incomodavam com a situação de pobreza e miséria em seu país. Estamos precisando de outros Isaías em nosso tempo.
Não identificada: Fui me confessar e o padre só me ouviu e traçou o sinal da cruz. Não me disse nada. Por que o padre agiu assim? Será que a confissão valeu?
A confissão é um ato em que a pessoa vai e se apresenta diante do sacerdote para pedir o perdão a Deus. Não é um momento de aconselhamento, ou de um bate papo, mas de apresentar o coração arrependido. O padre ouve e dá a absolvição, podendo muitas vezes aconselhar, mas nem sempre é necessário. A confissão valeu sim, pois depende de sua disposição de arrependimento de seus pecados.
João: Se Jó era tão amado por Deus, por que Deus permitiu que ele passasse tanta provação?
O livro de Jó não é uma história real ou relato de um fato acontecido, mas sim uma alegoria. Um poema da literatura que trata do sofrimento humano e da doutrina da retribuição. O autor apresenta esta parábola para mostrar como viver perseverante a Deus, sabendo superar as dificuldades que nos são impostas a cada dia.
Não identificada: Meu sonho é ganhar na Mega Sena. Se eu ganhar eu posso tirar o dízimo desse dinheiro ou é pecado?
A Bíblia fala que devemos dizimar de tudo o que ganhamos. Não vejo pecado algum em dizimar sobre uma quantia ganha numa loteria.
Antonio Honorato: Fui casado por 41 anos e fiquei viúvo, se eu praticar sexo com uma mulher viúva estarei pecando? Lendo em 1ª. Cor 7, 39 vi escrito: “A mulher está ligada ao marido enquanto ele vive, mas se morre o marido ela fica livre e poderá se casar com quem quiser, contado que seja no Senhor”. Quer dizer casando na Igreja?
A viuvez dá o direito da pessoa que fora casada se casar novamente. O viúvo volta à vida de solteiro, podendo ter um novo relacionamento, mas a Palavra de Deus nos ensina que as relações sexuais devem ser feitas dentro de uma relação matrimonial.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.