1816. Evangelho de quinta-feira (01-09-2011) - 1ª leit Cl 1, 9-14; Sl 97, 2-6; Lc 5, 1-11 - Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se ao seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus
viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões. Quando acabou de falar, disse a Simão: ‘Avançai para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca’. Simão respondeu: ‘Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes’. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem. Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: ‘Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!’ É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: ‘Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens.’ Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus.
Recadinho: - Deus realiza muitos milagres em sua vida? - Qual é o modo mais freqüente de Deus lhe falar? - Você tem medo diante dos desafios da vida? - Em que se apega? - Procura fazer sua parte avançando “para águas mais profundas” na vida?
1817. Mês da Bíblia - Setembro/2011 - Cada ano temos um tema específico para nossa vivência deste mês especial, dedicado à Bíblia Sagrada. Neste 2011, o texto é o livro do Êxodo nos seus capítulos de 15 a 18, onde são apresentados os episódios mais significativos da caminhada do povo pelo deserto:- Cântico de Moisés e Míriam (lembrando a necessidade de celebrar o que vivemos);
- Água amarga que se torna doce, um lugar com doze fontes (Êxodo capítulo 15) e água que brota do rochedo (Êxodo capítulo 17);
- Reclamações do povo diante das dificuldades encontradas no deserto;
- Alimento fornecido por Deus (codornizes e maná) para ser consumido com responsabilidade, sem acumulação;
- Destaque para o sábado como dia de pausa nas atividades (não se colhe maná nesse dia!);
- Uma batalha em que a vitória acontece porque Moisés, que anima o povo, tem suas mãos sustentadas por Aarão e Hur (Êxodo capítulo 17);
- Jetro ensinando Moisés a partilhar a liderança, formando equipes (Êxodo 18);
Além disso, a caminhada pelo deserto, no seu conjunto, é um símbolo potente da construção da identidade do povo, que se vai moldando ao regulamento da Aliança.
1818. Mês da Bíblia - Tema e lema - Para criar unidade de reflexão e meditação, foram escolhidos para o mês da Bíblia o tema: “Travessia: passo a passo o caminho se faz” e o lema: “Aproximai-vos do Senhor” (Ex 16, 9).No texto, acompanhamos o povo no deserto, precisando daquilo que é essencial à vida, sem coisas supérfluas. O essencial está bem representado na necessidade de água e de comida. Água, a deles, era amarga e se torna potável. Hoje faz-se o contrário! A água potável está sendo transformada em amarga, imprópria para o uso da humanidade!Frisemos bem este aspecto: uma água amarga se torna potável e parece que nós hoje estamos fazendo o contrário, tornando a água imprópria para consumo.O maná do deserto é o alimento essencial e suficiente. É o símbolo dos recursos naturais que Deus nos deu no planeta para a sustentação da vida. Não pode, porém, ser desperdiçado nem acumulado!No deserto, o povo caminhava confiante na promessa de uma terra onde corria leite e mel, um lugar bom para se viver. Nossa missão hoje é cuidar bem do planeta, para que não nos falte o essencial à vida. Confira, estude, medite, reze, viva: Livro do Êxodo, capítulos 15 a 18.
Não se esqueçam: para o envio de nossas mensagens diárias, a única opção que temos é convidar que os interessados se cadastrem em nosso grupo, no Yahoo.
NÓS NÃO PODEMOS INSCREVER. CADA UM TEM QUE O FAZER POR SI! DIVULGUE-NOS. INDIQUE NOSSOS BOLETINS PARA SUA LISTA DE CONTATOS. ISTO TAMBÉM É FAZER APOSTOLADO. INSTRUA A: CLICAR NO ENDEREÇO ABAIXO E ENVIAR UM E-MAIL (PODE SER EM BRANCO) PARA: aparecidadasaguas-subscribe@yahoogrupos.com.br a partir daí, siga os procedimentos solicitados e bem vindo ao Grupo Vivências.
Nossos boletins podem ser encontrados sempre em nosso site:
Recomende-o aos seus amigos!
Bom dia a todos.
P. Geraldo Rodrigues.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.