VÍTIMA DAS INTRIGAS DE FAMILIA
São Venceslau (+ Boêmia, 929) - Foi educado na Fé cristã por sua avó Ludmila. Após a morte do pai e chegando à idade legal, assumiu o reinado da Boêmia. Deu largas ao seu carisma, distribuindo benefícios, socorrendo os pobres, defendendo os oprimidos, acolhendo os sem teto.
Na Corte, duas influências opostas se defrontavam: de um lado, a piedosa Ludmila, avó de Venceslau, católica fervorosa e sua educadora. Do outro lado, a duquesa Draomira, ciumenta e pagã, regente na menoridade de Venceslau. Manifestava clara preferência pelo filho Boleslau, que também era pagão. Perseguia os católicos, mas não ousava tocar em Venceslau.
Muito piedoso, Venceslau questão de preparar pessoalmente, com o trigo de suas plantações e uvas de suas videiras, as hóstias e o vinho destinados ao Sacrifício da Missa. Vestia-se com simplicidade e misturava-se no meio do povo. Castigava o corpo com duras penitências e praticava fielmente os deveres de cristão. Empenhou-se desde o início no progresso social e religioso do país e na união com a Igreja de Roma.
Daí originaram-se confrontos. Alguns queriam que a Boêmia continuasse com sua religião própria. Entre eles, seu próprio irmão Boleslau. Começaram a maquinar sua morte, que não demorou. A própria mãe, que torcia pelo filho Boleslau, envolveu-se nessa trama perversa.
Boleslau convidou o irmão para uma festa, durante a qual executaria seu plano sinistro. Quando Venceslau se dirigia para a igreja, Boleslau saiu do esconderijo com seus cúmplices e tentou atingi-lo com um golpe de espada. O jovem rei defendeu-se e desembainhou sua espada. Percebendo, porém, que era seu irmão, abaixou a arma. Em seguida foi trucidado pelos guarda-costas de Boleslau. Logo após a morte começou a ser venerado pelo povo como mártir e santo.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.