CONSAGRAÇÃO À NOSSA SENHORA APARECIDA NA VOZ DO PADRE VITOR COELHO CSsR

Ó MARIA SANTÍSSIMA, PELOS MÉRITOS DO SENHOR JESUS CRISTO QUE EM VOSSA IMAGEM MILAGROSA DE APARECIDA ESPALHAIS INÚMEROS BENEFÍCIOS SOBRE O BRASIL, EU, EMBORA INDIGNO DE PERTENCER AO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS, MAS DESEJANDO PARTICIPAR DOS BENEFÍCIOS DA VOSSA MISERICÓRDIA, PROSTRADO A VOSSOS PÉS, CONSAGRO-VOS O ENTENDIMENTO, PARA QUE SEMPRE PENSE NO AMOR QUE MERECEIS. CONSAGRO-VOS A LÍNGUA, PARA QUE SEMPRE VOS LOUVE E PROPAGUE A VOSSA DEVOÇÃO.CONSAGRO-VOS O CORAÇÃO, PARA QUE, DEPOIS DE DEUS, VOS AME SOBRE TODAS AS COUSAS.RECEBEI-NOS, Ó RAINHA INCOMPARÁVEL, QUE NOSSO CRISTO CRUCIFICADO DEU-NOS POR MÃE, NO DITOSO NÚMERO DOS VOSSOS SERVOS. ACOLHEI-NOS DEBAIXO DA VOSSA PROTEÇÃO. SOCORREI-NOS EM NOSSAS NECESSIDADES ESPIRITUAIS E TEMPORAIS E, SOBRETUDO, NA HORA DA NOSSA MORTE. ABENÇOAI-NOS Ó MÃE CELESTIAL, E COM VOSSA PODEROSA INTERCESSÃO FORTALECEI-NOS EM NOSSA FRAQUEZA, A FIM DE QUE, SERVINDO-VOS FIELMENTE NESTA VIDA, POSSAMOS LOUVAR-VOS, AMAR-VOS E RENDER-VOS GRAÇAS NO CÉU, POR TODA A ETERNIDADE. ASSIM SEJA! ...PELA INTERCESSÃO DE NOSSA SENHORA APARECIDA, RAINHA E PADROEIRA DO BRASIL, A BÊNÇÃO DE DEUS ONIPOTENTE, PAI, FILHO E ESPÍRITO SANTO, DESÇA SOBRE VÓS E PERMANEÇA SEMPRE.AMÉM!

ATUALIZAÇÃO



Em breve atualizaremos essa página.
Por enquanto, para acompanhar as atividades da UNESER, acesse nosso site: www.uneser.com.br

Agradecidos
PRÓXIMOS EVENTOS (Todos estão convidados)


II ENESER VIRTUAL
Dias 23, 24 e 25 de julho de 2021

II ERESER SACRAMENTO
Dias 28 e29de agosto de 2021






SOM NO BLOG

QUANDO QUISER ASSISTIR ALGUM VÍDEO DO BLOG, VÁ ATÉ À "RÁDIO UNESER INTERATIVA" (caixa à direita do blog) E CLIQUE NO BOTÃO DE PAUSA (II).
APÓS ASSISTIR O VÍDEO, CLIQUE NO MESMO BOTÃO (PLAY) PARA CONTINUAR OUVINDO A RÁDIO.

27 de setembro de 2011

PADRE WALMIR RESPONDEU EM 22/09/11

PADRE WALMIR GARCIA
DOS SANTOS CSsR
Maria Oleni: Ouço sempre na Igreja: Maria estava em oração com os Apóstolos quando a Igreja foi criada. Comente sobre isso, por favor. Um protestante veio me questionar e não soube responder.
Em Atos dos Apóstolos, no começo do capítulo primeiro diz que os Apóstolos voltaram após a Ascensão do Senhor aos céus, para Jerusalém e se reuniram no Cenáculo (uma sala) onde costumavam se reunir e ali diz os nomes dos apóstolos como também diz que se reuniam com eles algumas mulheres, entre as quais Maria, mãe de Jesus. No capítulo segundo, no início, fala que o mesmo grupo estava reunido, quando veio o Espírito Santo sobre eles, fazendo nascer assim a Igreja. Sobre não saber responder ao questionamento, é preciso ler a Bíblia, e também sempre perguntar, como você fez.

João Pedro: Em qual passagem bíblica fala que o diabo era o anjo mais lindo que Deus tinha e que seu nome era Lúcifer?
Temos referências em Ezequiel, capítulo 28; em Isaías cap. 14, vers. 12 a 15. A referência às vezes é à Estrela da aurora, ou Estrela D’Alva, que é outro nome dado ao “Portador da Luz” ou Lúcifer.

Eloá: Minha filha não é casada na Igreja e um padre em Anápolis não quer batizar seu filho. Esse padre está agindo errado?
Não, o padre não está agindo errado, ele está fazendo cumprir a lei. Eu não agiria assim, simplesmente negando o batismo, mas é preciso analisar a situação. Em primeiro lugar é preciso ver se o casal tem possibilidade de se casar na Igreja, porque muitas pessoas não querem assumir o sacramento do matrimonio e querem o batismo para os filhos, é preciso valorizar os sacramentos como um todo e não somente um. Agora, se eles têm impedimento de contrair o matrimonio, devem explicar as razões. O batismo pode ser ministrado se o casal for fiel à Igreja.


Idelma: Onde eu encontro o verdadeiro cordão de São Francisco para comprar?
Não existe essa coisa de verdadeiro ou falso quando se trata de objeto, mesmo que seja religioso. Claro que o verdadeiro cordão de S. Francisco era o que ele usava, há oitocentos anos. Este cordão de S. Francisco é um símbolo feito de um cordão com três nós numa das extremidades, que significa os compromissos evangélicos.

Maria: Onde eu encontro na Bíblia sobre Zaqueu?
No evangelho de Lucas, capítulo dezenove.

Não identificada: quando eu era adolescente, perdi a virgindade aos 16 anos. Meus pais ficaram bravos comigo. Senti-me num paredão, condenada à morte. Eu e meu namorado nos casamos, pois gostávamos um do outro. Infelizmente não durou muito porque éramos muito jovens e imaturos. Hoje, tenho mais de 40 anos, sou feliz, mas nunca esqueci aquele dia. Será que os pais têm que ser tão duros assim com os filhos?
Naquele tempo os pais eram mais rígidos sim, mas eu concordo com a rigidez do passado, pois os filhos pensavam mais antes de fazer qualquer besteira. Você viu a conseqüência de uma irresponsabilidade da juventude, um casamento frustrado. Não concordo com estupidez e maus tratos, mas um pouco de rigidez está faltando na educação nos dias atuais.

Juvenal Machado: Qual a diferença entre CRER e ACEITAR Cristo?
Eu diferencio da seguinte maneira: Crer significa aderir, comprometer com a vida e os ensinamentos de Jesus; Aceitar significa que você concorda com ele, mas não significa adesão de corpo e alma, ou seja, de seguimento.

Dalva de Assis: Os santos realmente fazem milagre ou eles intercedem a Deus pelos nossos pedidos e Deus os realiza?
Que faz milagre, que dá a graça é Deus, os santos são intermediários, ou seja, aqueles que “levam” os nossos pedidos a Deus. Nós oramos uns pelos outros e os santos fazem o mesmo, eles oram, intercedem por nós junto de Deus.

Osvaldo Moura: Qual a diferença entre religião e seita?
Eu diria a diferença entre Igreja e Seita. Seita é um movimento religioso de minorias; geralmente fazem uma ruptura e desconfiança com a sociedade; se reúnem em torno de um “líder”; a fé e a salvação só se concebem no interior da seita; são seletivos, não aceitam qualquer um; usam identificadores externos, como roupas diferentes; é bastante controladora e invade a vida do fiel; quanto aos bens do fiel, estes pertencem à Seita, entre outras características. Igreja é um movimento religioso de maiorias, centrada numa doutrina sólida; compromete-se com a sociedade buscando transformá-la; é universalista e não exclusivista; comunica a salvação, mas não a tem em seu poder; não há controle sobre os fiéis, tem mais liberdade de ação; o fiel dá apoio econômico à Igreja, segundo a sua consciência e não por imposição, entre outras coisas que a caracterizam.

Não identificada: Paulo, em Rm 3, 13 diz: “a sua garganta é um sepulcro aberto”. Tenho uma prima, já com 50 anos de idade, só abre a boca para falar coisas negativas. E ela vai à Igreja todo domingo. Onde está Deus na vida de uma pessoa assim? Por que ela não consegue assimilar o que ouve na pregação?
Claro que nem todos que freqüentam Igreja vivem o que ouvem, ou tem dificuldades de aplicar em sua vida o que professa na fé, isto é um desafio muito grande para todos nós. Você poderá ajudar a sua prima a viver com mais coerência, questionando sua atitude negativa, fale com ela e mostre que a fé deve nos dar mais segurança e esperança na vida.

Marta Lúcia: A gente ouve muito falar em penitência. Quem determinou a penitência e como surgiu?
Penitência são atos como: jejuns, vigílias, peregrinações que a Igreja, ou os fiéis oferecem à Deus, como forma de mostrar o arrependimento dos seus pecados; são praticados dentre as diversas Igrejas cristãs – de diferentes formas — com a finalidade de “pagar” um pecado cometido, ou agradecer uma graça recebida. Pode ser feita de variadas formas, a reparação proporcional do mal feito, a perseverança na oração e na prática das boas obras, a leitura e a meditação de passagens da Bíblia, a vigília, o jejum e a esmola, entre outras formas. A origem está nos evangelhos, nos ensinamentos de Jesus.

Júlia Maria: É impressionante como as pessoas não respeitam a casa de Deus. Acho que de vez em quando os padres deveriam dar um “puxão de orelhas” nas pessoas na hora da missa, lembrar os bons modos; lembrar que o momento da missa é um momento de reflexão, de aproximação com Deus. É um absurdo o que fazem!
De fato Júlia, é preciso educar as pessoas para se comportarem na medida certa dentro de certos ambientes, não só Igreja, mas principalmente. Certas ações não convêm dentro de uma Igreja, como por exemplo atender celular, conversar com os outros, certas posições corporais inconvenientes. Na hora da pregação não é bom que aproveitemos para bronquear as pessoas, mas você tem razão, é preciso falar sim, não sempre, mas de vez em quando é bom apresentar algumas orientações sobre o procedimento na Igreja. Eu faço isso.

Beatriz Melo: Gostaria que me explicasse o significado do Sinal da Cruz!
O Sinal da Cruz é uma cruz que traçamos sobre nosso corpo para iniciarmos um momento de oração. Sempre devemos iniciar uma oração em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ou seja, rezar para e em nome da Santíssima Trindade. Também é uma forma de buscarmos a proteção divina, benzendo o nosso corpo, todo o nosso ser.

Não identificada: Tenho um tio que é muito apegado a bens materiais e é muito “pão duro”. Nem seus filhos ele ajuda a pagar a faculdade. A gente nasce pelado e é enterrado só com a roupa do corpo. Por que existem pessoas assim?
Infelizmente têm pessoas ávaras, ou seja, que acham que não podem gastar seu “rico dinheirinho” com os outros e pensam que irão levar alguma coisa deste mundo. Nem todos são assim, graças a Deus. O apego a bens materiais é condenado por Jesus nos seus ensinamentos, justamente porque podemos nos tornar escravos do dinheiro e não vivermos com tranquilidade. O apego nos torna insensíveis e não solidários.

Irani Alves: Por que um Papa é sempre eleito a portas fechadas? Ele também não poderia ser escolhido pelo povo? Não seria uma boa idéia?
No começo da Igreja o Papa era eleito pelo povo, pois era um povo reduzido. Com a expansão da Igreja pelo mundo todo dificultou muito este tipo de eleição e com o passar do tempo foi-se organizando até chegar ao modelo de hoje, onde os cardeais elegem o sucessor de Pedro, iluminados pelo Espírito Santo de Deus. O fazem de portas fechadas, em oração pedindo as luzes do Espírito de Deus para o bom discernimento. Com o tanto fiel católico existente no mundo seria praticamente impossível fazer uma eleição com consulta popular. Se já é difícil escolhermos um vereador em nossa cidade, imagine em proporção mundial, com uma Igreja que possui mais de um bilhão de fiéis.

Joselita: Fomos criados à imagem e semelhança de Deus, mas Deus criou também os anjos. Quer dizer que existe categoria na criação divina?
Deus criou todas as coisas, não só o homem e os anjos e criou segundo a categoria de cada espécie, por exemplo: animais racionais (Homem) e irracionais, vegetais, minerias e asism por diante. Deus é o criador de tudo e de todos.

Vera Maria: Dizem que as cinzas na cabeça dos fiéis significa sinal de arrependimento perante Deus. Esse arrependimento não devia vir do coração?
Coração, segundo a Bíblia é a fonte da vida, dos desejos, do amor. O arrependimento vem da consciência e não do órgão que bate me nosso peito, que é o coração. As cinzas são apenas sinais externos do arrependimento que brota de uma consciência cristã, que sabe o que é o pecado e busca mudança de vida. Este gesto de colocar cinzas sobre a cabeça é muito antigo, vem do Antigo Testamento, onde as pessoas para mostrar o arrependimento vestiam-se de roupas rústicas e cobriam-se todo de cinzas. Hoje nós usamos apenas colocar sobre nossas cabeças, simbolizando a busca de conversão.

Jandira: Gostaria de saber o que diz esta passagem: “Deixe os mortos enterrarem seus mortos”?
Jesus fala isto em relação às pessoas que vivem dando desculpas para adiar o compromisso de seguí-lo. Não podemos, quando chamados por Deus para uma missão, dar desculpas que é preciso primeiro sepultar os pais, ou as pessoas que “dependem” de nós, ou que amamos e não queremos deixar por causa da missão.

Valdete: Explique-me, por favor, esta passagem II Cor 12, 15.
O texto diz assim: “Vou ficar contente em gastar tudo o que tenho e até a mim mesmo para ajudá-los. Será que vocês me amarão menos só porque eu os amo tanto?” é bom ler todo o capítulo e não ficar só em um versículo, pois tira do contexto. O contexto aqui é que Paulo está manifestando sua preocupação com a Igreja de Corinto, que estavam reclamando de uma atenção maior por parte do apóstolo. Paulo fala que irá visitá-los pela terceira vez e não quer ser pesado financeiramente para a comunidade, pelo contrário, ele está disposto a gastar tudo o que tem para isso, até sua própria vida, se necessário for.

Marly: O que significa “carregar a cruz” nos dias de hoje?
Carregar a cruz significa assumir com alegria as consequências de ser cristão, não se deixando levar pelas facilidades do mundo. Nunca fugir do compromisso de testemunhar a fé, mesmo que isso traga certo sofrimento (cruz) para nós.

Não identificada: Meu esposo sempre foi muito ansioso, muito preocupado com o dia de amanhã, mas de uma forma um pouco exagerada e isso está acabando com sua saúde. Essa preocupação o levou a se tornar um fumante e aquele homem religioso que foi um dia está se transformando em “trapo” humano. Ele sempre foi bom pai, bom marido, mas não ouve ninguém a não ser ele mesmo. Parece que os ensinamentos da Bíblia desapareceram de seu coração. Sinto que ele não viverá por muito tempo. Espero ouvir uma palavra de esperança.
A família deve exercer um papel muito importante nesse sentido, insistir, dialogar, manifestar amor e preocupação com uma pessoa assim como seu esposo. Não o deixem se afundar na “lama” do vício e do afastamento dos ensinamentos de Deus. Dialoguem, e procurem, repito, amar, demonstrar amor para com ele. Muitas vezes faltam palavras de incentivo nos relacionamentos familiares. É preciso cultivar isso.

Noêmia: Explique-me, por favor, esta passagem: “É necessário que haja o escândalo, mas ai daquele por quem o encândalo venha”. Gostaria de entender melhor, se tem que haver escândalo, por que aquele que fez a denúncia deve também ser punido?
Esta passagem não fala de quem faz denúncia de um escândalo, mas sim de quem provoca o escândalo. Jesus nos ensina que inevitavelmente existem no mundo escândalos, mas ele nos adverte para não sermos causadores de escândalos. É um contra testemunho de nossa parte provocá-los no mundo.

Ariádne: As pessoas que julgam os outros perdem o direito à salvação?
Jesus nos diz: “Não julgueis e não sereis julgados”. O julgamento deve ser feito por Deus, não é nossa função julgar ninguém. O julgamento é um pecado grave e pecado nos afasta de Deus, rompe a ligação que temos com Ele, fazendo assim “perder” a salvação.

Genoveva: Uma vizinha minha que lê a Bíblia mais do que eu, disse que a palavra “concupiscência” significa a avó da morte. Ela não me deu maiores explicações e eu fiquei em dúvida. Essa informação procede?
Segundo o conceito no dicionário Concupiscência significa: Inclinação a gozar os bens terrestres, particularmente os prazeres sensuais. Segundo o Catecismo da Igreja Católica no parágrafo 2514: “São João distingue três espécies de cobiça ou concupiscência: a concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida. Conforme a tradição catequética católica, o nono mandamento proíbe a concupiscência carnal; o décimo proíbe a concupiscência dos bens alheios”. Concluindo podemos dizer que concupiscência é um pecado grave, que nos afasta da comunhão com Deus, portanto dizer que ela é a “avó” da morte, é uma maneira de falar da gravidade deste pecado em nossa vida.

Neusa: Em Lc 1, 20 diz que Zacarias ficou mudo por algum tempo porque não acreditou na Palavra de Deus. Ele seria pai já com idade avançada. Até hoje tem tanta gente que não acredita em Deus. Imagine se isso acontecesse com todos os incrédulos? E por que esse tipo de “puxão de orelhas” de Deus não ocorre hoje em dia?
Zacarias duvidou, ou seja, ele reconhecia que seria humanamente impossível que ele tivesse um filho com sua esposa, pois ambos já estavam velhos. Esse “puxão de orelhas” de ter ficado mudo é um sinal pedido por Zacarias. O sinal foi dado para despertar em Zacarias e nos outros a fé no poder de Deus, pois o impossível pode se tornar possível, quando se crê. Hoje em dia vemos muitos “puxões de orelhas” que Deus nos dá, basta olharmos com atenção. É preciso estar com os olhos abertos e atentos aos sinais que Deus nos apresenta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.