03/05/1942 – 01/08/2010.
Nasceu em Tesouras, município de Chapada RS, a o3.05.1942. Foi batizado na sede da paróquia de Chapada a 15.05.1942. Pequeno ainda, em 15.03.1945 foi crismado em Tesoura, sua terra natal.
É o 3º filho do casal +Aloysio Steffen e +Maria Hilda Knob Steffen, agricultores. Seus irmãos e irmãs: Melita, Waldemiro, Ivo, Olindo, Egídio, Terezinha ( religiosa Notre Dame), Avelino, Lori (religiosa Notre Dame), Lucila, Anísio, Adelino.
Na pequena Tesouras fez os estudos iniciais. Em 12.01.1955 foi ao Seminário Redentorista de Pinheiro Marcado RS. Aparecida SP foi o lugar onde concluiu os estudos do seminário menor, de 1958 a 1961. Começou o noviciado em Pindamonhangaba SP durante o ano de 1963, onde fez a profissão religiosa a 02.02.1964.
Daí seguiu para Tietê SP, onde se inteirou dos mistérios da filosofia escolástica e em 1966 a teologia foi sua principal preocupação intelectual. Após a profissão perpétua fez um estágio no Instituto Menino Deus, Passo Fundo RS, durante o ano de 1970. Nos tempos duros da ditadura militar foi preso por “ensino subversivo” num colégio da cidade. No IMD recebeu a ordem do diaconato das mãos de D. Pascoal R., bispo no estado do Amazonas, aos 15.10.1970. A ordenação presbiteral foi em Chapada a 19.12.1970 pela imposição de D. Antonio Cheuíche.
Como sacerdote atuou:
- Em l971 como assistente de uma turma de seminaristas redentoristas do 2º grau, em S. Leopoldo RS. Era o tempo em que se começaram as pequenas comunidades formativas.
- Em 1975, em São Leopoldo, foi assistente de uma turma de estudantes de teologia redentoristas.
- Em 1976, continuou como assistente da mesma turma, mas agora em Porto Alegre RS.
- Em 1978, ainda como assistente dos estudantes de teologia, assumiu a paróquia de S. Carlos na Agronomia, Porto Alegre. Nesse período foi Conselheiro provincial.
- Em l985, fez parte da Comunidade Redentorista de Cachoeira do Sul, da qual era o coordenador e, ao mesmo, tempo pároco da paróquia Sto Antonio.
- Em 1988 voltou a ser assistente dos estudantes de teologia, em Porto Alegre, em casa inserida na Vila Cefer .
- De 1991-1997 foi vigário paróquial na então capela da Vila Cefer e assistente dos estudantes de teologia e também Conselheiro Provincial.
- De 1998-2000 foi pároco na paróquia do Rosário, no bairro Coral, em Lages, SC. Em 2006 assumiu a paróquia de Lontras SC, até ser removido a Lages, onde foi vigário paroquial do Rosário.
Após tratamento de saúde (2007), voltou a Lages onde se dedicou à montagem de DVDs, especialmente sobre os temas da Campanha da Fraternidade.
Em janeiro de 2010 foi nomeado para assumir a missão no Santuário Arquidiocesano Mãe de Deus, em Porto Alegre, onde se manifestou o câncer na garganta. Após a 2ª aplicação de quimioterapia no Hospital Sta Rita, veio a falecer no dia 01 de agosto de 2010, na festa do fundador da Congregação Redentorista, Sto Afonso Maria de Ligório.
Formado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Porto Alegre, deixou de clinicar para atender os compromissos pastorais, especialmente com os pobres.
Sempre usou seus dons para defender e atender os pobres, quer como psicólogo, quer como sacerdote. Sabia rezar a seu modo, com liturgias animadas.
Amigo, aberto, confiava nas pessoas. Sabia esperar o tempo para que cada um “acordasse”; não era dado a cobranças, mas preferia fazer as coisas enquanto o outro não “acordasse”.
Temperamento calmo, não se alterava; era equilibrado, metódico em sua pastoral de suscitar ministérios, dar vez aos leigos, nos quais confiava. As linhas mestras da teologia da libertação orientavam seu agir pastoral e social.
Suportou a última doença com paciência e aceitação humilde de suas dores, sempre confiante no Senhor, de quem esperava a recompensa na eternidade.
Secretaria Provincial
P.Alegre, 01.08.2010
http://www.santuariomaededeus.com.br/novidade.php?id=20
Da Rádio Lontras-FM-RS...Um depoimento gravado sobre o Pe.Cláudio Steffens CSsR:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.