PADRE FLÁVIO CAVALCA DE CASTRO CSsR |
Dia primeiro de agosto lembramos Sto. Afonso de Ligório, que viveu entre 1696 e 1787. Ele é muito importante para nós, missionários redentoristas que atendemos no Santuário de Aparecida. Foi ele que fundou nossa congregação. E foi também importante para a Igreja, como grande pregador e teólogo.
Com ele aprendemos, pelo menos um pouco, a continuar a missão de Jesus, a amar Maria, a falar de modo simples para sermos compreendidos por todos, a trabalhar no meio do povo.
Para nós é uma alegria poder dizer que Afonso é um dos nossos. E também uma responsabilidade, pois ele sempre procurou dar o melhor de si na evange-lização dos mais abandonados, na pro-dução de livros para o povo, e na reno-vação da teologia moral.
É por isso que lhe queremos pedir que se lembre de nós em suas orações. Principalmente se acha que os missio-nários redentoristas de algum modo ajudaram você por esse Brasil afora. Precisamos muito do apoio de suas orações.
Oração da manhã para todos os dias.
Senhor meu Deus, mais um dia está começando. Agradeço a vida que se renova para mim, os trabalhos que me esperam, as alegrias e também os pequenos dissabores que nunca faltam. Que tudo quanto viverei hoje sirva para me aproximar de vós e dos que estão ao meu redor.Creio em vós, Senhor. Eu vos amo e tudo espero de vossa bondade.Fazei de mim uma bênção para todos que eu encontrar. Amém.
As reflexões seguintes supõem que você antes leu o texto evangélico indicado.
1 ─ Segunda-feira ─ S. Afonso Maria de Ligório, bispo e doutor
Evangelho (Mt 14,22-36) “Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: ─ Senhor, salva-me!”
Evangelho (Mt 14,22-36) “Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água. Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: ─ Senhor, salva-me!”
Alguns acham que Pedro começou afundar porque ficou com medo. Pode ser. Penso, porém, que ficou com medo quando teve a impressão de estar afundando. Nas isso não importa. O certo é que, apesar de nosso entusiasmo confiante e da vontade de seguir Jesus, muitas vezes sentimos medo. É bom saber que podemos sempre gritar por Cristo, e ele estenderá a mão para nós.
Oração Senhor, é verdade; muitas vezes fico apavorado diante de dificuldades que surgem. Em vós eu confio, mas em mim não. Tenho medo de largar de vossa mão e de vos abandonar. Agora que está tudo mais ou menos calmo, peço que aumenteis minha coragem, e mais ainda que me segureis bem firme para não afundar. E agradeço porque tantas vezes me ajudastes a vos ser fiel. Amém.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.