![]() |
| PADRE WALMIR GARCIA DOS SANTOS CSsR |
Maria: Eu e meu esposo brigamos quase todo dia. Já virou cachorrada. Posso separar? O que a Bíblia fala sobre isso?
O casamento existe quando existe amor na relação. Pelo que relatou vocês não estão se respeitando e onde existe amor existe respeito. Eu não digo que pode ou não pode separar, só digo que é preciso haver amor na relação de um casal para haver casamento. Procure retirar essa “cachorrada” dentre vocês, procure se respeitar mais um ao outro. O diálogo sempre é possível e reata relações de amor. A Bíblia condena a separação.
Luiz Eduardo: O que eu posso falar quando desprezam Nossa Senhora?
Você deve mostrar quem é Maria para essas pessoas, não aceite que falem mal da Mãe do Salvador. As pessoas devem aprender a respeitar Maria pelo fato de ela ter sido escolhida para ser a Mãe de Jesus, o nosso Salvador. Os protestantes não precisam acreditar na intercessão de Maria, mas devem olhar o que falam daquela que foi “escolhida entre todas as mulheres” para ser a Mãe de Jesus Cristo. Mostre o evangelho de São Lucas, nos dois primeiros capítulos, lá está muito claro sobre como tratar Maria, a “Mãe do meu Senhor”, conforme nos fala Isabel.
Maria da Silva: A Igreja Católica pode proibir de casar sem ter a primeira comunhão?
O único pré requisito para o casamento é o batismo de um dos noivos, não precisa que os dois sejam batizados, pois a Igreja aceita casamento entre pessoas de diferentes igrejas. Agora é no mínimo estranho uma pessoa procurar a Igreja para o casamento sem ter dado a importância devida aos outros sacramentos, como a Eucaristia. Se os noivos não são assíduos na Igreja, porque querem o casamento? Deixo aqui este questionamento.
Não identificada: Amo demais uma pessoa e, certo dia eu ouvi essa pessoa falar mal de mim. Eu perdoei, mas ela não sabe que eu ouvi as ofensas. Eu devo falar que a ouvi falando de mim?
O perdão implica em superar a ofensa. Sei que é difícil superar um fato deste, pois geralmente a pessoa ofendida fica desconfiada, mas procure conversar com ela, eu creio que você deve falar para ela sim, é bom que a outra pessoa saiba que pode machucar a outra com maledicências.
Não identificada: Tenho um irmão muito católico, vai à missa toda semana, mas vive reclamando muito das coisas, das pessoas, da vida. Isso é ser cristão?
Ele ainda não compreendeu muito bem a mensagem cristã, por isso age assim. Você deve conversar com ele e mostrar que é preciso ser mais otimista mais confiante na fé que ele professa.
Eloísa: O demônio teme a alma unida a Deus como ao próprio Deus. Quem disse isso foi São João da Cruz. Ele não é tão conhecido, sabe a história dele?
Aqui está um pouco da vida dele: São João da Cruz nasceu em 1542, provavelmente no dia 24 de Junho, em Fontiveros, província da cidade de Ávila, em Espanha. Os seus pais chamavam-se Gonzalo de Yepes e Catalina Alvarez. Gonzalo pertencia a uma família de posses da cidade de Toledo. Por ter-se casado com uma jovem de classe “inferior”, foi deserdado por seus pais e tornou-se tecelão de seda. Em 1548, a família muda-se para Arévalo. Em 1551 transfere-se para Medina del Campo, onde o futuro reformador do Carmelo estuda numa escola destinada a crianças pobres. Por suas aptidões, torna-se empregado do diretor do Hospital de Medina del Campo. Entre 1559 a 1563 estuda Humanidades com os Jesuítas. Ingressou na Ordem do Carmo aos vinte e um anos de idade, em 1563, quando recebe o nome de Frei João de São Matias, em Medina del Campo. Pensa em tornar-se irmão leigo, mas seus superiores não o permitiram. Entre 1564 e 1568 faz sua profissão religiosa e estuda em Salamanca. Tendo concluído com êxito seus estudos teológicos, em 1567 ordena-se sacerdote e celebra sua Primeira Missa. No entanto, ficou muito desiludido pelo relaxamento da vida monástica em que viviam os Conventos Carmelitas. Decepcionado, tenta passar para a Ordem dos Cartuxos, ordem muito austera, na qual poderia viver a severidade de vida religiosa à que se sentia chamado. Em Setembro de 1567 encontra-se com Santa Teresa de Ávila, que lhe fala sobre o projeto de estender a Reforma da Ordem Carmelita também aos padres, surgindo posteriormente os carmelitas descalços. O jovem de apenas vinte e cinco anos de idade aceitou o desafio. Trocou o nome para João da Cruz. No dia 28 de Novembro de 1568, juntamente com Frei Antônio de Jesús Heredia, inicia a Reforma. O desejo de voltar à mística religiosidade do deserto custou ao santo fundador maus tratos físicos e difamações. Em 1577 foi preso por oito meses no cárcere de Toledo. Nessas trevas exteriores acendeu-se-lhe a chama de sua poesia espiritual. "Padecer e depois morrer" era o lema do autor da "Noite Escura da alma", da "Subida do monte Carmelo", do "Cântico Espiritual" e da "Chama de amor viva".
Júlia Priscila: O que define a ida da nossa alma para o céu, inferno ou purgatório? Existe uma classificação de pecados para cada departamento desses?
O pecado pode ser mortal, ou seja, uma ofensa gravíssima que corta a nossa relação com Deus, ou Venial, pecado leve, que não implica numa cisão radical com Deus. Eu, particularmente considero o pecado, qualquer que seja leve ou grave, como ofensa que precisa ser redimida. Devemos sempre buscar a reconciliação através do sacramento da confissão. Quando confessamos, buscamos o perdão e Deus nos concede.
Eva Maria: O que a Bíblia diz sobre sonhos? Muitos dizem que são apenas frutos da nossa imaginação, outros dizem que também podem ser algum tipo de premonição. Antigamente pessoas importantes contrataram adivinhadores para interpretarem seus sonhos.
A Bíblia fala muito de sonhos, principalmente no Antigo Testamento. Às vezes o sonho é interpretado na Bíblia como aviso ou comunicação divina, outras vezes como discernimento de futuro ou outras interpretações. Atualmente as ciências psicológicas estudam os sonhos, não como comunicação de Deus, mas como manifestações de “coisas” guardadas no nosso subconsciente e que são manifestas através dos sonhos. Os sonhos podem ajudar e muito a desvendar dificuldades, traumas e outras dificuldades psicológicas.
Sara Miguel: Estou desesperada, minha filha de nove anos, beijou um coleguinha na escola, de onze anos. Eu já até bati nela e ameacei de trocar de escola. Como tratar esse tipo de assunto com uma menina de nove anos? Não sei o que faço!
A orientação sexual deve ser dada sem traumas. Não se pode tratar desse assunto com surras e reprimendas. As crianças hoje em dia são despertadas muito precocemente para a vida sexual. Os pais devem estar atentos para isso e orientar bem, nunca reprimindo. Não trate desse assunto com ameaças e muito menos com surras, mas sim com o diálogo, acolhendo sua filha e orientando para uma correta vivência de acordo com sua faixa etária.
Neide Félix: Por favor, explique-me o texto: “Não lanceis aos cães as coisas santas nem atireis pérolas aos porcos, para que não suceda que as pisem com os pés e, virando-se, vos despedacem” (Mt 7, 6).
Valores devem ser preservados, não podemos jogar fora o que Deus nos dá, seus dons. É preciso valorizar o que é santo e nunca jogar para os cães, ou seja, dar para quem não dará o devido valor. É preciso tomar cuidado e colocar o nosso tesouro, os dons de Deus, para o bem da pessoa humana e não jogá-los fora.
Eliane Francisca: O padre pode celebrar o casamento de uma mulher grávida? É pecado?
Não é pecado realizar o casamento de uma mulher grávida, o pecado já aconteceu e pode perfeitamente ser perdoado. Pecado seria a pessoa continuar no erro.
Romaria Teodoro: Meu pai vive falando para eu fazer a oração da Santíssima Breve de Roma, mas eu tenho medo dessa oração. Meu avô achou essa oração no cemitério. E agora? O que adianta fazer uma oração com medo? O que falo para meu pai?
Eu li essa oração e nunca vi coisa mais desconexa e sem sentido. Jogue fora este tipo de “oração” que não ajuda em nada a pessoa. A oração é um diálogo com Deus, diálogo de filho para com o Pai do céu. Eu, particularmente não vi nada de proveito neste texto. Oração que leva ao medo nunca pode ser considerada oração. Não faça e oriente seu pai para este tipo de coisa supersticiosa que não tem nada a ver com a fé cristã.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.