Um Rei pede passagem...
Passagem para entrar na sua, na minha, na nossa vida.
Passagem para entrar em nossa comunidade e permanecer no meio de nós...
Passagem para nos ensinar a viver com intensidade os acontecimentos da vida deste reino do Santíssimo Redentor.
Passagem para recordar o Galileu que não perdeu tempo em apresentar sua mensagem: sobe montanhas, entra em barcos, atende doentes, almoça com ricos, relaciona-se com autoridades, fala com cobradores de impostos, convida-se para almoçar com um deles e vai ao encontro dos mais sofridos, pobres e marginalizados.
Passagem para conviver conosco assim como passou com os discípulos longos momentos, convidando-os ao desafio de cada dia: vivenciar a experiência do amor do Redentor, que é muito mais do que um projeto de vida. Esse “Jesus rei” que se encarnou e armou a Sua tenda no meio de nós é aquele homem simples que caminha pelas estradas da Galiléia, que veste as mesmas roupas como todos de sua época e fala a mesma língua, mas a sua mensagem surpreende a todos. Foi esse homem que, ao longo da história da salvação, em uma série de atitudes e gestos diversos, mostrou o amor pelo irmão pobre e necessitado. Aquele homem obediente é Jesus, que revelou a intenção salvífica de Deus nos mistérios de sua vida: encarnação, morte e ressurreição.
Foi esse imenso amor, essa simplicidade de vida que comoveu Afonso Maria de Ligório. O Santíssimo Redentor e os pobres abandonados encantaram e envolveram Santo Afonso. À luz da experiência do seguimento de Jesus Cristo, fundou a Congregação com o nome do Santíssimo Redentor e o lema: “Nele é abundante a redenção”. Seguiu seu exemplo, anunciando a redenção aos destinatários inacessíveis.
Os Redentoristas do mundo inteiro celebram a festa do Santíssimo Redentor no 3º domingo de julho. Para viver a graça deste dia, vamos avivar a consciência do que significa: anunciar a copiosa redenção às pessoas abandonadas, levando o amor “de” Jesus e “a” Jesus, como chave de redenção, um caminho a ser seguido pelos cristãos.
Celebramos Jesus Cristo como realizador da redenção universal em sua obra salvífica. Celebramos o Santíssimo Redentor para viver a experiência do amor em comunidade; desapergar-se de tudo para ser de todos e, assim, nos remetemos à consciência da vocação específica da Igreja. “Ide e ensinai... (Mt 28,19). É no amor a Jesus Cristo que o homem concretiza sua resposta de ser amado por Deus na pessoa de seu Filho. Jesus olha para toda a humanidade e diz, simplesmente: “Vem e segue-me (Mt 19,21). O Reino já está no meio de nós, na medida em que a boa semente é semeada e a rede, lançada.
Que o Pai faça com que sejamos capazes de perceber o valor do Reino, aceitando o convite de Jesus e seguindo o seu caminho. E que o Santíssimo Redentor abençoe todos os Redentoristas do mundo inteiro e lhes dê a perseverança no carisma afonsiano.
Cleo e Gurgel
Missionários Leigos Redentoristas
Unidade Santo Afonso - RJ

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.