PADRE LUIZ RODRIGUES BATISTA CSsR PROVINCIAL DE SÃO PAULO |
História do Seminário São Geraldo Majella
Antes de chegar a Sorocaba, o Seminário Redentorista São Geraldo já tem algumas décadas de história. Dia 2 de agosto de 1956, foi a data marcada para a bênção e inauguração do novo berço da Unidade Redentorista de São Paulo: a casa destinada à formação dos futuros Irmãos Coadjutores. Essa casa foi batizada com o nome de Geraldinato.
O local escolhido para a fundação: bairro do Potim, distante 4.200 (metros) do centro de Aparecida, antiga fazenda Jataí, atualmente, fazenda São Geraldo. Essa fazenda foi adquirida pela Comunidade Redentorista de Aparecida em outubro de 1953, sendo Reitor o Revmo. Pe. Antão Jorge, Provincial o Revmo. Pe. Antônio Macedo e Procurador (ecônomo da Província) o Revmo. Pe. Juvenal Martins. A finalidade era o Convento Redentorista de Aparecida possuir uma casa de descanso.
Quando assumiu como Provincial, o Pe. José Ribolla trouxe a idéia novamente de fundar uma casa para os irmãos. Diz-se novamente, porque essa idéia fora ventilada há muitos anos. A primeira tentativa dessa fundação: 1946, no Juvenato de Pinheiro Marcado, RS, transferindo-se logo após o início para Ijuí, RS, sob a orientação do Pe. Afonso Rambeck. A segunda foi em 1949, no Juvenato de Campinas, GO, sendo diretor o Pe. Artur Bonotti. Essa Idéia não prosperou.
Ressurgida a idéia, discutiu-se muito sobre o local. Uns Redentoristas opinavam que deveria estar junto a uma outra casa de formação. Outros, por exemplo, o Pe. Humberto Pieroni, o ressuscitador da idéia de fundar o Geraldinato, pensaram que deveria formar uma comunidade completamente à parte, para se ter uma formação como a do Juvenato, num ambiente próprio, e não ainda de vida religiosa propriamente dita. Até esse momento, os moços que entravam para a Vida Religiosa residiam, normalmente, no Convento Redentorista da Penha, São Paulo, ou Pindamonhangaba, onde havia a casa de noviciado, mas eram quase sempre abandonados no que se refere à formação religiosa e mesmo profissional.
No ato solene da inauguração, no dia 2 de agosto de 1956, estavam presentes o Pe. Provincial, o Reitor do convento de Aparecida, o Reitor do Seminário Maior de Tietê, o mestre do Noviciado dos Irmãos, os Irmãos noviços, os 6 primeiros geraldinos e os juvenistas (SRSA) com os professores e a comunidade de Aparecida. O Pe. Ribolla oficializou a cerimônia religiosa, com a bênção à casa e às máquinas agrícolas. Dirigindo-se aos presentes, expressou o júbilo da Província Redentorista de São Paulo e frisou a finalidade daquela obra nascente: preparar os jovens que desejam auxiliar os Missionários Redentoristas, por sua vida de oração e trabalho como Irmãos Coadjutores. Essa preparação deverá ser, afirmou ele, intelectual, técnica e religiosa.
Logo depois da bênção e inauguração do seminário, deu-se a abertura das suas atividades, no dia 24 de setembro de 1956, com a presença do Diretor Pe. Humberto Pieroni, do Pe. Geraldo Bonotti, professor e diretor espiritual, e mais 6 alunos. À noite daquele dia 24 de setembro, no terraço, os dois padres e os seminaristas rezaram o primeiro terço em comunidade, voltados para a Colina onde se encontra a Basílica Velha de Nossa Senhora Aparecida.
Segue amanhã...
Segue amanhã...
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.