Nº 0287 12/04/2011
1225. Evangelho de terça-feira (12-04-2011) - 1ª leit Nm 21, 4-9; Sl 101; Jo 8, 21-30 - Jesus disse aos
fariseus: “Eu parto e vós me procurareis, mas morrereis no vosso pecado. Para onde eu vou, vós não podeis ir”. Os judeus comentavam: “Por acaso, vai-se matar? Pois ele diz: ‘Para onde eu vou, vós não podeis ir’?” Jesus continuou: “Vós sois daqui debaixo, eu sou do alto. Vós sois deste mundo, eu não sou deste mundo. Disse-vos que morrereis nos vossos pecados, porque, se não acreditais que eu sou, morrereis nos vossos pecados”. Perguntaram-lhe pois: “Quem és tu, então?” Jesus respondeu: “O que vos digo, desde o começo. Tenho muitas coisas a dizer a vosso respeito, e a julgar, também. Mas aquele que me enviou é fidedigno, e o que ouvi da parte dele é o que falo para o mundo”. Eles não compreenderam que lhes estava falando do Pai. Por isso, Jesus continuou: “Quando tiverdes elevado o Filho do Homem, então sabereis que eu sou, e que nada faço por mim mesmo, mas apenas falo aquiloque o Pai me ensinou. Aquele que me enviou está comigo. Ele não me deixou sozinho, porque sempre faço o que é de seu agrado”. Enquanto Jesus assim falava, muitos acreditaram nele.
Recadinho: - Você conhece alguém que é importante e sabe ser humilde? Você é sempre firme e perseverante em sua fé? Você é ao mesmo tempo justo e misericordioso? Você vive em paz com todos? Você procura defender os que sofrem e os que são desprezados pela sociedade?
1226. Movimento no Santuário Nacional - Conforme dados estatísticos fornecidos pelo Santuário Nacional de Aparecida, durante toda a semana de 4 a 10 de abril/11, circularam pelo Santuário 207.983 visitantes. De segunda a sexta-feira, estiveram no Santuário 56.770 romeiros. No sábado, 9, visitaram o Santuário 56.770 pessoas e, no domingo, 10, o número foi de 125.854 peregrinos. Neste final de semana foi realizada a 41ª Romaria Nacional dos Vicentinos ao Santuário Nacional. A Romaria é considerada a maio festa que os vicentinos realizam no mundo. A Sociedade São Vicente de Paula, presente hoje em 144 países, com mais de 700 mil membros, é uma entidade beneficente católica, que visa a promoção das pessoas em situação de vulnerabilidade social, independente da religião delas. Foi fundada em Paris, na França, por Frederico Ozanam, em 1833. A previsão para o próximo fim de semana é o Santuário receber 43.641 pessoas no sábado, dia 16; e 100.002 no domingo, dia 17.
1227. Continua polêmica sobre o crucifixo na Rússia - O chefe do Departamento do Patriarcado de Moscou para as relações entre a Igreja e a sociedade lançou recentemente um apelo à comunidade dos fiéis para que seja mais corajosa em mostrar a sua fé num momento em que a Rússia ainda se recupera de 70 anos de ateísmo de Estado. Ele o fez amparado pela decisão do Tribunal Europeu dos Direitos Humanos, que declarou que não reconhece qualquer violação dos direitos humanos na colocação de crucifixos nas salas de aula. Alguns ativistas se opõem, entre eles, Lev Ponomarev, líder do Movimento para os Direitos Humanos, que atacou a interferência da Igreja na sociedade civil e recorda que na Rússia, Igreja e Estado são separados. Ponomarev sabe que ninguém pode impedir a quem deseja de pendurar uma cruz, mas não aceita a idéia da permanência dos crucifixos! E as armas se multiplicam!
1228. Paquistão: mais um cristão acusado de blasfêmia - No dia 5 de abril/11, Arif Masih, um cristão de 40 anos, foi detido pela polícia de Faisalabad, acusado de ter rasgado algumas páginas do Alcorão e de ter escrito cartas ameaçadoras a alguns muçulmanos, tentando convertê-los ao cristianismo. A acusação citou o artigo nº 295, parágrafo C, da lei sobre a blasfêmia, que pune o insulto ou a profanação do Alcorão. Arif Masih está na prisão e a polícia se mobilizou para evitar que haja protestos. Os cristãos, mas também outros muçulmanos que conhecem pessoalmente Arif, estão certos de que se tratem de falsas acusações e seja talvez uma vingança. Recentemente a família Arif venceu um processo sobre a posse de terras e a pessoa que o acusa é um membro da família muçulmana que perdeu a disputa. A Fundação Masihi, que se ocupa do caso de Asia Bibi, uma mulher cristã na prisão por blasfêmia, está seguindo de perto a situação e está pronta para oferecer assistência jurídica e proteção à família de Arif.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:


Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.