12 DE ABRIL – SANTOS DO DIA
UMA SANTA COM DOIS FILHOS SANTOS
Santa Ida (1040-1113) ficou famosa, não somente pela sua santidade, como também pelos filhos que teve: Godofredo de Bulhão e Balduino I. Ambos participaram da primeira Cruzada e foram os primeiros soberanos do reino de Jerusalém.
Teve um genro, Henrique IV, que ficou tristemente célebre. Como imperador da Alemanha, criou problemas com o Papa Gregório VII. Vencido, foi pedir o perdão ao papa que se achava em Canossa. Daí veio a expressão “ir a Canossa” que significa “reconhecer o erro, humilhar-se”.
Mais tarde, reabriu as hostilidades, invadiu Roma e mandou o Papa embora. Gregório VII, hoje canonizado, morreu no exílio, exclamando: “Amei a justiça e odiei a iniqüidade. Por isso morro no exílio”.
Dona Ida, sofreu muito com isso. Depois de enviuvar, dedicou todo o seu tempo ao cuidado dos pobres e à restauração de igrejas e mosteiros.
Exemplo de oração e vida interior, trocava correspondência com Santo Anselmo, cujas cartas são conservadas até hoje.
- Ida, viúva, embora descendente da alta nobreza, empenhou-se em viver a humildade, o desapego e a caridade com os indigentes, estrangeiros e necessitados em geral.
Oração: Creio em vós, Deus Pai, nosso Criador e Fonte da vida.
Creio em vós, Deus Filho, nosso Irmão e Salvador.
Creio em vós, Deus Espírito, Fonte de amor e ressurreição.
Creio na vossa Igreja, depositária da Redenção. Amém!
SÃO JÚLIO I
O Papa São Júlio foi venerado como santo já em vida. Viveu no século IV, tempo das perseguições, mas é um dos poucos que escaparam ao martírio.
Entrou na História como pastor bondoso e corajoso. Sua principal atividade apostólica foi o combate contra o arianismo, heresia que negava a divindade de Jesus enquanto homem.
- São Zeno, muitíssimo venerado na cidade italiana de Verona. A igreja dedicada a ele é incomparável em grandiosidade e suntuosidade. Só o gigantesco portal de entrada basta para deixar os visitantes embasbacados. De bronze maciço, nele estão esculpidos nada menos que 48 alto-relevos com cenas do Antigo e Novo Testamento.
São Zeno distinguiu-se por uma grande caridade com os pobres. Foi um ardoroso pregador contra o arianismo. É o padroeiro de Verona porque, quando invocado pela população por ocasião de uma enchente, ele preservou sua igreja de ser destruída.
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:




Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.