Nº 0278 03/04/2011
1194. Evangelho de domingo (03-04-2011) - 1ª leit 1Sm 16, 1b.6-7.10-13ª; Sl 22; 2ª leit Ef 5, 8-14; Jo 9,1.6-9.13-17.34-38 - Ao passar, Jesus viu um homem cego de nascença. E cuspiu no chão, fez lama com a saliva e colocou-a sobre os olhos do cego. E disse-lhe: “Vai lavar-te na piscina de Siloé” que quer dizer: Enviado. O cego foi, lavou-se e voltou enxergando. Os vizinhos e os que costumavam ver o cego - pois ele era mendigo - diziam: “Não é aquele que ficava pedindo esmola?” Uns diziam: “Sim, é ele!” Outros afirmavam: “Não é ele, mas alguém parecido com ele”. Ele, porém, dizia: “Sou eu mesmo!” Levaram então aos fariseus o homem que tinha sido cego. Ora, era sábado, o dia em que Jesus tinha feito lama e aberto os olhos do cego. Novamente, então, lhe perguntaram os fariseus como tinha recuperado a vista. Respondeu-lhes: “Colocou lama sobre meus olhos, fui lavar-me e agora vejo!” Disseram, então, alguns dos fariseus: “Esse homem não vem de Deus, pois não guarda o sábado”. Mas outros diziam: “Como pode um pecador fazer tais sinais?” E havia divergência entre eles. Perguntaram outra vez ao cego: “E tu, que dizes daquele que te abriu os olhos?” Respondeu: “É um profeta”. Os fariseus disseram-lhe: “Tu nasceste todo em pecado e estás nos ensinando?” E expulsaram-no da comunidade. Jesus soube que o tinham expulsado. Encontrando-o, perguntou-lhe: “Acreditas no Filho do Homem?” Respondeu ele: “Quem é, Senhor, para que eu creia nele?” Jesus disse: “Tu o estás vendo; é aquele que está falando contigo”. Exclamou ele: “Eu creio, Senhor!” E prostrou-se..
Recadinho: Completamos em nossa carne a parte do sofrimento redentor que nos compete. Cada ser
humano que sofre é um novo Cristo que espera de nós compaixão e caridade. (Veja no site PPS e Ebook do Evangelho: www.aparecidadasaguas.com)
1195. Primeira ordenação episcopal na China com a aprovação do papa e o reconhecimento oficial de Pequim em 2011 - A notícia foi divulgada no dia 31 de março/11, dia em que Dom Paolo Liang Jiansen, 46 anos, foi ordenado como o novo bispo da Diocese de Jiangmen, na Província de Guangdong, no sul da China, com a aprovação de Bento XVI e o reconhecimento do governo de Pequim. A Diocese de Jiangmen estava sem bispo há quatro anos, quando morreu Dom Pietro Paolo Li Panshi, aos 95 anos. A missa decorreu de forma tranquila e sem incidentes. Cerca de 1.300 fiéis de sua diocese e de outras regiões, como da Província de Shanxi e de Hong Kong e Macau, participaram da ordenação. A liturgia foi presidida pelo bispo de Guangzhou, Dom Gan Junqiu, e teve a participação de bispos das províncias de Guangxi, Meizhou, Nanning, Nanchang, e Haimen, todos reconhecidos legitimamente pelo Vaticano. Dom Liang, nascido em 6 de maio de 1964, completou seus estudos no seminário regional de Wuhan, na província de Hubei, e foi ordenado padre em 1991. A diocese do novo bispo conta com sete sacerdotes e mais de 20 religiosas, que atendem uma comunidade católica de 20 mil fiéis. A Diocese de Jiangmen, antigamente confiada aos missionários de Maryknoll, é famosa porque ali se encontra a igreja em que em 1552 morreu São Francisco Xavier, hoje meta de peregrinação de milhares de fiéis. A questão da nomeação dos bispos e o papel da Igreja Patriótica estão no centro do desacordo entre o governo chinês e a Igreja Católica, que não mantêm relações diplomáticas desde 1951, quando o núncio apostólico foi obrigado a deixar o país e se mudou para Taiwan. A Igreja Patriótica surgiu em 1957 e divide cerca de dez milhões de católicos chineses com a chamada Igreja Clandestina, fiel a Bento XVI. A cisão ocorreu no início da Revolução Cultural de Mao Tse-tung, que considerava a postura do então papa Pio XII alinhada aos países ocidentais e de oposição ao bloco comunista.
1196. Reitores de Santuários do Brasil reunidos em Salvador (BA) - Reitores de Santuários de todo o Brasil estão reunidos, de 1º a 7 de abril/11, em Salvador (BA), para seu 19º Encontro Nacional. Organizado pelo Conselho de Reitores de Santuários do Brasil, o encontro, promovido a cada dois anos, congrega 70 participantes, no Santuário Nosso Senhor do Bonfim, um dos Santuários mais famosos da Bahia. O tema é ‘Marketing e Comunicação para as Igrejas’. De acordo com os Estatutos, o presidente do Conselho é o reitor do Santuário Nacional de Aparecida, cargo atualmente ocupado pelo Missionário Redentorista P. Darci José Nicioli. Hoje há no Brasil mais de 300 centros de peregrinação que têm o título de Santuários.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.