3 DE ABRIL - SANTAS E SANTO DO DIA
HUMILHADAS ANTES DO MARTÍRIO
Em Roma celebramos o martírio das irmãs Irene, Quelônia e Ágape, por volta do século IV. Irene, querendo salvar os livros sagrados da comunidade cristã, escondeu-os em sua casa. Com isso arriscou a própria vida.
Naquele tempo os cristãos eram acuados e caçados como bichos. Muitos preferiram fugir para as montanhas. Assim fizeram as três irmãs. Nem nos esconderijos tiveram sossego. A caçada chegou até lá. Entregaram-se mas não traíram a Fé.
Segundo a tradição, Ágape e quelônia foram queimadas vivas. Irene sofreu outras humilhações antes de passar pelo mesmo martírio das suas irmãs. Fizeram-na “desfilar” totalmente despida para profanar o seu pudor e fazê-la passar vergonha.
AS PORTAS SE FECHARAM PARA O BISPO
Isto acontedeu com São Ricardo, bispo da Inglaterra. Seus pais eram camponeses pobres e morreram muito cedo. Órfão, teve que lutar com grandes dificuldades para estudar. Ficou padre aos 46 anos. Foi nomeado bispo pelo Papa, mas o rei não aceitou. Era o século XIII, quando os reis queriam mandar na Igreja.
Ricardo sentiu logo as conseqüências ao tentar tomar posse da diocese. O rei mandou todo o mundo fechar portas e janelas. Receando castigo do soberano, todos obedeceram, embora contra a vontade. Teve que entrar na cidade disfarçado em mendigo. Por fim um bondoso sacerdote o acolheu, desafiando a ordem real.
Durante dois anos exerceu as funções episcopais na clandestinidade, até que o rei o aceitou. Reconhecido afinal como bispo, Ricardo era visto na rua acompanhando os mendigos, visitando enfermos e deficientes. Jamais julgou-se no direito de usar privilégios e receber honrarias. Dizia que o verdadeiro pastor não deve se vestir com elegância e viver folgadamente.
Amigo da natureza como São Francisco, não aceitava na mesa, pratos de pássaros e aves abatidos: Não quero que essas pobres avezinhas morram para me servir de alimento. Por acaso cometeram algum crime?
PADRE CLÓVIS DE JESUS BOVO CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.