Nº 0276 01/04/2011
1188. Evangelho de sexta-feira (01-04-2011) - 1ª leit Os 14,2-10; Sl 80,6-17; Mc 12, 28b-34 - Um escriba aproximou-se de Jesus e perguntou: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?” Jesus respondeu: “O primeiro é este: Ouve, ó Israel! O Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento e com toda a tua força! O segundo mandamento é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo! Não existe outro mandamento maior do que estes”. O mestre da Lei disse a Jesus: “Muito bem, Mestre! Na verdade, é como disseste: Ele é o único Deus e não existe outro além dele. Amá-lo de todo coração, de toda a mente, e com toda a força, e amar o próximo como a si mesmo é melhor do que todos os holocaustos e sacrifícios”. Jesus viu que ele tinha respondido com inteligência, e disse: “Tu não estás longe do Reino de Deus”. E ninguém mais tinha coragem de fazer perguntas a Jesus.
Recadinho: Coitado do verbo “amar”. Como nós o desprezamos e desgastamos seu verdadeiro sentido. De prontidão, precisamos ouvir a voz de Deus e depois agir. Agir colocando em prática o Amor verdadeiro. Nosso próximo nos aguarda. E não nos esqueçamos: A recompensa é grande. Amor com amor se paga!
1189. Em audiência, Papa recorda Santo Afonso Maria de Ligório - Em sua audiência geral a peregrinos, no dia 30 de março/11, na Praça São Pedro, Bento XVI falou sobre Santo Afonso Maria de Ligório, fundador dos missionários redentoristas, bispo, doutor da Igreja, insigne teólogo, mestre de vida espiritual, padroeiro dos confessores e moralistas. Nascido em nobre e rica família napolitana, formou-se em advocacia, mas abandonou a profissão ordenando-se sacerdote. Nos ambientes mais humildes de Nápoles iniciou um intenso trabalho de educação moral e catequese, instruindo com paciência nas verdades fundamentais da fé e da vida cristã. Em 1732 fundou a Congregação do Santíssimo Redentor (missionários redentoristas), cujos religiosos foram e continuam sendo autênticos missionários itinerantes. Escreveu importantes obras que plasmaram a vida espiritual popular dos últimos dois séculos. A espiritualidade Alfonsiana está centralizada em Cristo: através do mistério da Encarnação e da Paixão do Senhor, a redenção se oferece a todos os homens “em profusão”. Disse textualmente o Papa: “Corria o ano de 1732, quando Santo Afonso Maria de Ligório fundou a Congregação do Santíssimo Redentor. Autênticos missionários itinerantes, os redentoristas foram até às aldeias mais distantes, exortando à conversão e à perseverança na vida cristã, sobretudo por meio da oração. Assim aprenderam do seu Fundador, o qual lhes recomendava que fossem fiéis à doutrina moral católica, mas assumindo uma atitude cheia de caridade e compreensão com os pecadores. Os sacerdotes - ensinava ele - são um sinal visível da misericórdia infinita de Deus, que perdoa e ilumina a mente e o coração do pecador, para que se converta e mude de vida. Este ensinamento de Santo Afonso é de grande atualidade neste nosso tempo, em que há claros sinais de perda da consciência moral e - com preocupação, o reconhecemos - de falta de estima pelo sacramento da Reconciliação”. Os Missionários Redentoristas atuam no Brasil desde 1894 e estão espalhados por 75 países. Têm mais de 100 comunidades de missionários em quase todos os estados do Brasil e são muito conhecidos pelo trabalho que realizam principalmente no Santuário Nacional de Aparecida (SP) e pelas missões que organizam pelo Brasil afora.
1190. Espanha: cantores cubanos cantam para ajudar ex-presos políticos - Trinta famosos artistas espanhóis e cubanos lançaram um CD intitulado “Um disco muito especial”, para arrecadar fundos destinados aos ex-presos políticos cubanos exilados na Espanha. O disco foi apresentado em Madri, na sede da Sociedade de Artistas Intérpretes ou Executantes da Espanha. Oscar Gómez, autor, compositor e produtor do disco, destacou que é a primeira vez que se unem “por uma causa humanitária” artistas cubanos “que ao longo de várias décadas desenvolveram seu talento com grande êxito fora de Cuba, e artistas residentes mas dissidentes do governo”. Desde que se iniciou o processo de libertações em julho/2010, 85 ex-prisioneiros de consciência e suas famílias foram exilados na Espanha.
PADRE JOSÉ GERALDO RODRIGUES CSsR
Recomende este site aos seus amigos:
Encaminhe mensagem para:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.