Centro de Assistência Social São Clemente
Está localizado no Distrito da Cidade Tiradentes. Configura-se como uma das regiões mais empobrecidas da capital, situada a 35 km do centro da cidade, no extremo leste da capital. Vivem na região aproximadamente 280.000 habitantes. O maior complexo habitacional da América Latina ainda sofre com a criminalidade, a inexistência de oportunidades de lazer, baixo índice de escolaridade e pequeno número de empregos. A hipótese levantada para explicar esses dados inclui o número de mães adolescentes no local.
Considerando a situação de vulnerabilidade e risco a que estão submetidas parcelas consideráveis de crianças, jovens e suas famílias, foi que no ano de 2007 a CSSR - SP 2300 implantou o Projeto São Clemente, com atendimento inicial a 20 famílias em situação de exclusão social, tendo como eixo fundamental o desenvolvimento da autonomia e da cidadania.
Atualmente, o Centro de Assistência Social São Clemente desenvolve dois importantes projetos:
1. Projeto SOS Família III
Consiste no trabalho social com famílias, de caráter continuado, com a finalidade de fortalecer a função protetiva das famílias, identificando suas necessidades e potencialidades dentro da perspectiva familiar.
Atualmente, o Centro de Assistência Social São Clemente atende 40 famílias, aproximadamente 240 pessoas, residentes na favela do Jardim Maravilha, Morro do Sabão e adjacências. São famílias em situação de vulnerabilidade social decorrente da pobreza, do precário ou nulo acesso aos serviços públicos, da fragilização de vínculos de pertencimento e sociabilidade. Tem como eixo fundamental o desenvolvimento da autonomia e cidadania por meio de ações socioeducativas como: escuta e acolhimento; estudo social; visita domiciliar; orientação e encaminhamentos; providências relativas à documentação pessoal; mobilização e fortalecimento das redes sociais de apoio; mobilização para a cidadania; suprimento de necessidades básicas: vale alimentação no valor de R$ 90,00, para a aquisição de gêneros alimentícios; atendimentos com medicamentos, exames e consultas não disponíveis na rede pública. As famílias têm a oportunidade ainda de participarem da oficina de artesanato e grupo de orientação familiar.
2. Projeto de Atendimento à Criança
A partir do mês de setembro/2010 inicia-se uma nova empreitada com atendimento a 20 crianças na faixa etária de 6 a 12 anos oferecendo atividades lúdicas: oficina de artes, dança, teatro e apoio pedagógico, no período alternado ao da escola.
Uma equipe interdisciplinar de profissionais de psicologia, serviço social e pedagogia, está à frente desse desafio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado por comentar. Sua participação é muito importante para nós. Deixe seu e-mail para podermos lhe contatar.